Carreiras

Veja 8 erros que você não pode cometer no seu estágio

Se você pretende fazer um curso superior, saiba que o estágio é uma excelente alternativa para entrar no mercado de trabalho. Hoje, muitos estudantes aproveitam as oportunidades oferecidas pelas empresas para conseguir um emprego com carteira assinada.

Para o estagiário, é fundamental ter uma experiência no mundo corporativo antes de concluir a faculdade. Isso porque ele terá mais noções de como se comportar em uma companhia e verificar os pontos que devem ser melhorados para aumentar a empregabilidade e prestar bons serviços.

Neste post, reunimos 8 atitudes que devem ser evitadas por universitários ao estagiarem, além de sugestões sobre como conciliar os estudos e o estágio. Confira!

Veja 8 erros que não podem ser cometidos durante o estágio

Com certeza, você quer causar uma boa impressão nos empregadores e aumentar suas chances de ser efetivado, não é mesmo? Então, leia com atenção os 8 erros que prejudicam a imagem de um estagiário.

1. Desrespeitar a cultura institucional

Não se comporte no ambiente de trabalho como se estivesse na sua casa. O foco deve ser as atividades profissionais em vez do lazer. Mesmo que tenha um tempo livre, procure ocupá-lo com ações que o ajudem a melhorar na empresa, como ler sobre as principais tendências da sua profissão e analisar como pode contribuir para aperfeiçoar os serviços prestados.

Ficar batendo papo no corredor durante a maior parte do tempo, vestir-se de forma inadequada e referir-se aos colegas de trabalho de maneira pejorativa são atitudes que vão prejudicá-lo na carreira.

2. Ficar acomodado

Jamais adote a acomodação como uma prática na sua rotina profissional. Achar que não pode ser mais produtivo torna o trabalho penoso e cansativo. Não fique conformado com as tarefas que exigem praticamente nada de você.

O ideal é mostrar que está disposto a enfrentar novos desafios e a desenvolver atividades de alto nível. Procure sugerir projetos que ajudem a companhia a ser mais respeitada pelo público-alvo, por exemplo. Mesmo que não obtenha sucesso inicialmente, você mostrará que tem proatividade e foco em resultados, o que é bastante positivo.

3. Ignorar os colegas de trabalho

Você não precisa ser o melhor amigo de todos na empresa. Mas ficar isolado e não interagir com as pessoas passa uma imagem de indiferença e de falta de interesse — não apenas pelos profissionais, mas também pela própria organização.

Ao cultivar um bom relacionamento com os colegas de trabalho, você tem mais condições de aprender com eles, de aproveitar suas experiências para melhorar seu desempenho e de contribuir com ideias. Essa postura também vai ajudá-lo a ser lembrado quando uma vaga for aberta na companhia.

4. Desvalorizar o feedback

Caso esteja realmente interessado em evoluir profissionalmente, aproveite uma oportunidade com o seu chefe para pedir que ele faça uma avaliação do seu desempenho. Mesmo que isso não faça parte do seu programa de estágio, é válido solicitar uma opinião para refletir sobre os pontos fortes e fracos.

Às vezes, pessoas que trabalham conosco podem identificar virtudes e defeitos que não notamos em nós mesmos. Isso contribui para reforçar as qualidades e adotar medidas que minimizem ou eliminem deficiências. Ter humildade para ouvir é um bom caminho para o sucesso.

5. Estar desatento

Procure prestar bastante atenção quando um colega de trabalho se dirigir a você. Essa postura é recomendada principalmente se você estiver recebendo uma orientação sobre uma atividade a ser realizada — é bastante desagradável ter que explicar novamente um procedimento porque o estagiário estava desatento.

Sempre priorize as informações transmitidas sobre as tarefas. Mostrar interesse pelas atividades da organização é imprescindível para conquistar a confiança e o respeito de todos no ambiente de trabalho.

6. Perder a paciência

Durante o estágio, é normal cometer erros e ser orientado pelo gestor para corrigi-los. Ficar irritado com o fato de alguém chamar a sua atenção para algo é sinal de que você precisa ter mais maturidade para trabalhar em equipe.

Procure sempre manter a calma e se mostrar aberto a críticas. A falta de controle emocional prejudica o seu rendimento e mostra despreparo para enfrentar desafios. As empresas querem profissionais que saibam conviver e encarar situações adversas com tranquilidade.

7. Chegar atrasado

A falta de pontualidade é um dos maiores erros que um estagiário pode cometer. Tenha como meta estar no local de trabalho e nas reuniões no horário marcado. O comprometimento é essencial para construir uma imagem positiva durante o estágio.

Ser responsável é o mínimo que se espera de alguém que deseja entrar no mercado de trabalho. Pense nisso e planeje-se sempre para evitar atrasos.

8. Não manter contato com os colegas após o fim do estágio

Para quem está à procura de um emprego, a persistência deve ser uma virtude. Em momentos de instabilidade econômica, as oportunidades de trabalho diminuem. Nesses cenários, mesmo desempenhando um bom papel como estagiário, você corre o risco de não ser efetivado.

Por isso, é essencial manter uma rede de contatos — ou networking — e procurar os colegas de empresa periodicamente. Assim, você fica bem informado sobre a abertura de vagas e tem mais chances de se candidatar para uma oportunidade e entrar para o quadro de colaboradores.

Saiba como conciliar o estágio e os estudos

A vida de estagiário não é fácil, mas isso não é motivo para desânimo. Pelo contrário, é mais uma razão para encontrar forças e superar os próprios limites. Para obter um bom desempenho na faculdade e no trabalho, a dica é ter um cronograma de atividades bem definido para a semana.

Outra medida importante é procurar estágio depois de finalizar a maioria das matérias da graduação. Assim, fica mais fácil administrar o tempo e participar de outros cursos que possam ajudá-lo a evoluir profissionalmente.

Essa rotina exige cuidados com a saúde. Procure ter uma alimentação saudável e dormir com qualidade. Uma noite de sono ruim afeta negativamente a produtividade tanto nos estudos como no trabalho.

Se você tiver planejamento, foco em resultados, talento, força de vontade e evitar cometer os erros que listamos, o estágio será, com certeza, uma peça-chave importante para o seu sucesso profissional.

Além do empenho, uma boa qualificação é fundamental para vencer os desafios. Está interessado em fazer um curso superior de alto nível? Entre em contato com a FARO (Faculdade de Rondônia) e saiba mais sobre as opções disponíveis para você!

Deixar comentário.

Share This
0