Estudos

Técnicas de leitura: aprenda como ler mais rápido e melhor

clique na imagem para se inscrever

Clique na imagem para se inscrever!!

Você está com a sensação de que quanto mais próximo o vestibular se aproxima, maior é a quantidade de leituras que precisam ser feitas? Este costuma ser um ano bastante puxado para todo estudante, já que além dos estudos referentes ao terceiro ano do ensino médio, muitas instituições cobram a leitura de livros em suas provas. Fora ter que lidar com a ansiedade de, finalmente, “iniciar a vida adulta” e conseguir entrar na faculdade.

Para conciliar todas as atividades e ser capaz de dar conta de todas as leituras necessárias, é preciso adotar algumas técnicas para conseguir ler mais rápido e melhor. Já pensou nisso? Para ajudá-lo, criamos este post em que vamos explicar a importância de ler mais rápido e como fazer isso de maneira eficiente! Confira:

Por que ler mais rápido?

Além dos motivos que apontamos no início deste post, como ler mais rápido para dar conta de todas as demandas escolares e as cobradas nos vestibulares, ler mais rápido pode proporcionar a você outros benefícios.

Entre eles podemos citar o aumento da sua motivação. Sabe o por quê? Quanto maior for o seu rendimento, mais motivado se sentirá para continuar lendo.

Outra razão que contribui para você ter vontade de ser capaz de ler mais rápido é que quanto maior for a sua velocidade de leitura, mais conteúdos estará aprendendo. Mas essa leitura deve ser feita com cuidado, visando não deixar que qualquer informação passe despercebida.

Por fim, essa é uma habilidade que será muito útil em toda a sua vida e não só no período antes do vestibular. Na faculdade, você terá mais disposição para ler todos os textos recomendados pelos professores e não verá isso como um problema. E se quiser tentar um concurso público mais tarde, vai tirar de letra o estudo dos conteúdos indicados.

Como ler mais rápido?

Se você sente que tem dificuldade para engatar e ter um ritmo adequado de leitura, não se preocupe. Essa é uma prática que pode ser treinada e aprimorada. Talvez este seja um dos motivos para muitas pessoas afirmarem não gostar de ler — na verdade falta é prática!

Para você ter uma ideia, um adulto costuma ler cerca de 200 palavras por minuto. No entanto, de acordo com as demandas e, principalmente, após entrar na faculdade, é bastante comum que o número de palavras aumente para cerca de 300 — ou seja, tudo é questão de tornar isso um hábito. É como se você estivesse exercitando o seu cérebro e os seus olhos, quanto mais treinar, melhores serão os resultados.

Então, vamos colocar a mão na massa? Abaixo, apontamos algumas técnicas de leitura que vão auxiliá-lo a ler mais rápido e melhor!

Concentre-se apenas na leitura

Primeiramente, quando for ler algo, é preciso se concentrar apenas nessa atividade. Se a TV estiver ligada e o celular apitando do lado, você vai prestar atenção em tudo, menos no que deveria estar lendo.

Quando nos concentramos, a velocidade de leitura aumenta e, consequentemente, vai ser melhor a compreensão e memorização do conteúdo.

Portanto, vá para um ambiente tranquilo e livre de distrações quando for o momento de estudo e leitura. Desse modo, você perceberá como o seu rendimento vai ser maior.

Tenha uma postura adequada

Outra dica que vai influenciar na sua capacidade de ler mais e melhor é a postura adotada. Nós sabemos muito bem que pode ser muito confortável ler deitado, mas é a forma que vai te cansar mais rápido ou dar sono.

Portanto, vá para uma mesa e sente-se com a coluna ereta. Assim, você não sentirá desconfortos ou sonolência.

Leia um livro de cada vez

A leitura de mais de um livro pode fazer com que o seu cérebro se confunda. Ao se dedicar a apenas um livro de cada vez, a sua capacidade de concentração naquela história será maior e, assim, terá um desenvolvimento muito mais eficaz.

Não releia trechos

É comum que durante alguns momentos de leitura percamos a atenção e, de uma hora para outra, percebamos que não nos lembramos do que foi lido nos últimos parágrafos. Mas se você achou que a solução para isso é reler os trechos, está enganado.

Essa tática atrasaria o seu rendimento e não seria tão benéfica para a memorização do texto. O ideal, desse modo, é seguir a leitura, pois, certamente, o que foi dito voltará a ser contemplado em algum momento.

Leia grupo de palavras

Vá aumentando, aos poucos, a quantidade de termos que contempla durante a leitura. Por exemplo, há quem vá lendo palavra por palavra. Nesse caso, estenda o seu campo de visão e passe a ler grupos de palavras. Desse modo, você vai se dar conta de que consegue ler cada vez mais em menos tempo.

Pesquise antes sobre o conteúdo a ser lido

Outra técnica que pode ser muito útil para aumentar a velocidade da leitura é pesquisar sobre o tema do texto ou livro, antes. Isso facilitará o entendimento do assunto e o deixará mais preparado para o que pode ser abordado. Desse modo, invista, antes, na leitura da introdução, tópicos ou capítulos, resumos etc.

Não pronuncie as palavras

A leitura silenciosa é muito mais efetiva do que ler o texto em voz baixa. Isso se deve ao fato de que, quando você está lendo em voz alta, faz com que o seu cérebro gaste um tempo maior para assimilar a informação.

Cronometre o seu tempo de leitura

Como você vai ter certeza de que realmente está melhorando o desempenho? Cronometrando quantas páginas consegue ler em determinado tempo. Assim, ao ter ciência do tempo gasto, poderá tentar se superar a cada vez.

Viu só como é possível ler mais rápido e melhor? Basta colocar em prática essas técnicas que compartilhamos e você logo perceberá os resultados! É importante, porém, que você torne essas dicas um hábito o quanto antes, de modo que isso se torne algo fácil e recorrente em sua vida!

Gostou dessas dicas que compartilhamos no post de hoje? Então, não perca mais tempo! Assine a nossa newsletter e receba sempre em sua caixa de e-mail todos os conteúdos que publicamos!

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Share This