Estudos

Técnica pomodoro: conheça e comece a aplicar hoje mesmo na sua vida

Se você está em busca de formas de potencializar os seus estudos e melhorar a sua produtividade, já deve ter ouvido falar sobre a técnica pomodoro. Ela tem o objetivo de ajudar na manutenção do foco durante o cumprimento das tarefas do seu dia a dia.

Por isso, essa é uma ótima ferramenta para quem está se preparando para o vestibular ou já está cursando a faculdade e precisa focar nos estudos para conseguir bons resultados.

Pensando nisso, preparamos este post para explicar como funciona essa técnica e quais os benefícios ela traz para a sua vida. Continue a leitura e se informe!

O que é a técnica pomodoro?

Essa técnica foi desenvolvida na década de 80 pelo italiano Francesco Cirillo, que usava um cronômetro de cozinha em forma de tomate para gerenciar o seu tempo — por isso o nome: pomodoro significa tomate em italiano.

Ela é baseada na ideia de que fazer pequenos intervalos após períodos de trabalho ou estudo melhoram o rendimento cerebral e estimulam o foco. Para Cirillo, o tempo ideal é 25 minutos de trabalho (chamado de pomodoro) seguidos por pequenos intervalos de 5 minutos, mas esses períodos podem variar para cada pessoa.

O importante é intercalar os períodos de foco com intervalos para descansar a mente. Após 4 períodos de trabalho, você deve fazer um intervalo mais longo (entre 10 e 30 minutos) antes de retomar as atividades.

Uma regra importante é que, caso você termine uma tarefa antes de finalizar o tempo do pomodoro, não interrompa a contagem. Aproveite o momento para conferir o seu trabalho ou revisar a matéria estudada e, ao término do período, faça o intervalo normalmente.

Como essa técnica ajuda no seu dia a dia?

Depois de entender o que é e como funciona a técnica pomodoro, é importante conhecer os benefícios que ela traz para a sua vida. Para isso, separamos alguns dos pontos importantes que o método proporciona para a sua rotina. Confira:

Diminui as interrupções

Enquanto você estuda ou trabalha é comum que surjam interrupções: notificações no celular, ligações ou, até mesmo, lembrar que tinha que fazer alguma coisa. Com a técnica pomodoro, os intervalos programados permitem que você lide com todas essas situações após completar um período de estudo.

No começo, você pode ter algumas dificuldades, principalmente para lidar com a ansiedade de resolver essas questões. Porém, com o passar do tempo, você vai se acostumar a não permitir interrupções e tratar dessas pendências no momento específico.

Aumenta a concentração

Se você não interromper a sua tarefa para ver uma notificação das redes sociais, por exemplo, você conseguirá manter a concentração e otimizar o seu tempo. As interrupções, além de atrapalhar o foco, também fazem com que você tenha dificuldades até recuperar o ritmo de estudos.

Melhora a produtividade

Após longos períodos de estudo sem descanso, o cérebro não assimila tão bem os conteúdos e o rendimento nas atividades cai. Os pequenos intervalos depois de cada período servem para descansar a mente e recarregar as energias.

Dessa forma, você consegue melhorar a produtividade e pode aproveitar os intervalos para olhar as redes sociais, ir ao banheiro ou fazer um lanche rápido antes de voltar aos estudos. Nada como um pouco de descanso para recuperar o ânimo e voltar com toda a concentração necessária para cumprir as suas tarefas.

Permite o controle do tempo necessário para cada tarefa

Usando os “pomodoros”, depois de alguns dias é possível definir o período necessário para cumprir as atividades ou por quanto tempo você consegue manter uma boa concentração. Com o controle das tarefas cumpridas em cada período você consegue avaliar os seus resultados e adaptar a técnica para garantir o melhor rendimento.

Alivia a ansiedade

Quando temos que lidar com várias tarefas ao mesmo tempo e não conseguimos um bom rendimento, é comum ficar ansioso. Como a organização da rotina e a aplicação dessa técnica aumentam a sua produtividade, você também vai aliviar a ansiedade.

Dessa forma, essa ferramenta também melhora a qualidade de vida, tendo em vista que garante os momentos de descanso e relaxamento que o seu cérebro precisa, sem prejudicar o cumprimento de todas as suas tarefas.

Como aplicar essa técnica no dia a dia?

Com todos os benefícios que a técnica pomodoro proporciona, você deve estar se perguntando como aplicá-la no seu dia a dia. Para ajudar, você pode contar com alguns aplicativos e ferramentas que funcionam como um temporizador, controlando todos os períodos de trabalho e de descanso. Separamos 4 ótimas opções. Veja só:

Tomato-timer

O tomato-timer não exige o download de nenhum aplicativo: você usa diretamente no seu navegador. Ele vem com uma configuração automática de tempos, da seguinte forma: 25 minutos de trabalho, 5 minutos de intervalo curto e 10 no longo. Ao término de cada período ele soa um alarme.

É preciso apertar “start” para iniciar cada etapa, sendo possível também resetar o timer. Porém, na opção “settings” você pode configurar os tempos da forma que achar melhor.

Pomodoro-timers

O pomodoro-timers funciona de forma semelhante ao tomato-timer, mas permite que você personalize todos os tempos e organize todo o período de estudos, cronometrando as pausas de forma automática. Assim, você não precisa parar ou iniciar cada período manualmente.

Be focused

O Be focused é um aplicativo para iOS (sistema operacional da Apple) que permite que você configure as tarefas que precisa cumprir, o tempo para cada uma delas e personalize os intervalos. Para que você acompanhe seus resultados, ele também fornece um gráfico da sua performance.

Pomicro

Se você tem um aparelho Android, não se preocupe, também temos um app  semelhante para indicar: o Pomicro. Bem simples e intuitivo, ele permite que você configure a duração do pomodoro e dos intervalos longos e curtos.

Viu só? Além de ser uma ótima forma de manter o foco e melhorar a sua produtividade, você pode encontrar diversas ferramentas que auxiliam na hora de colocar a técnica pomodoro em prática. Lembre-se de analisar a sua produtividade para verificar o tempo que funciona melhor para você, assim é possível definir os períodos de estudo e de descanso ideais para ter o melhor rendimento possível.

Então, curtiu este post? Compartilhe essa dica nas suas redes sociais e mostre para os seus amigos como a técnica pomodoro pode ajudar no dia a dia!

 

Deixar comentário.

Share This
0