Estudos

Sem estresse! 7 dicas para morar em república e conviver bem

clique na imagem para se inscrever

Clique na imagem para se inscrever!!

Viva! Você passou no vestibular dos seus sonhos e, agora, vai iniciar uma nova fase da sua vida: se tornou um estudante universitário! No entanto, o seu curso é em outra cidade e está sem saber o que fazer? Não se preocupe!

Geralmente, a resposta mais provável para essa dúvida é morar em república. Muitos jovens universitários optam por essa alternativa, já que costuma ser mais em conta, principalmente nessa fase em que muitos ainda dependem da ajuda dos pais.

Hoje, suas dúvidas sobre o assunto vão acabar! Neste post, vamos explicar o que é uma república, como escolher a ideal, vamos apontar quais são as possíveis dificuldades e o que fazer para a convivência entre os moradores ser um sucesso! Confira:

O que é uma república?

Provavelmente, você já sabe o que é uma república, mas é bom deixar claro, não é mesmo? República é uma moradia, geralmente estudantil, dividida entre mais de uma pessoa.

Podem ser tanto em casa quanto apartamento, dependendo das normas do condomínio, e são realmente atrativas quando pensamos em reduzir gastos.

Como escolher a ideal?

Para garantir que você vai ser feliz nesse seu novo lar, que, provavelmente, pode durar por, pelo menos, 4 anos, é preciso observar alguns fatores.

Primeiramente, não decida nada a distância. Você pode até fazer algumas pesquisas online e entrar em contato com as pessoas, mas é importante visitar o espaço e garantir que é um ambiente agradável. Ir até a república também vai ser definitivo para observar os hábitos dos outros moradores, como vamos explicar melhor mais à frente.

Além disso, é importante definir se você não se importa de dividir quarto ou não, pois isso vai influenciar nas vagas que você vai encontrar e, consequentemente, no valor a ser pago.

Para evitar gastar com transporte público, nossa sugestão é que você escolha uma república que seja perto da sua faculdade, de modo que possa ir a pé para as aulas. Observe também as redondezas do bairro e se ele vai te proporcionar praticidade, tendo um supermercado, drogaria e um centro comercial perto.

Quais são as maiores dificuldades?

Normalmente, se há dificuldades em morar em uma república é porque os residentes não respeitam o espaço do outro ou ainda não têm responsabilidade suficiente para lidar com questões burocráticas, como dividir contas, cuidar da limpeza do espaço ou aceitar as regras da casa etc.

Como morar em república e não entrar em conflito?

Para que você não passe por esse tipo de situação, vamos explicar abaixo algumas táticas para morar em república sem conflitos

1. Mantenha sempre a organização

É importante sempre manter a casa organizada, prezando por um bem que não é só seu. Portanto, tirou algo do lugar, volte com ele assim que terminar de usá-lo.

Além disso, evite deixar as suas coisas espalhadas, seja na área comum dividida entre os moradores ou, até mesmo, no seu quarto. Manter a organização vai fazer bem até para você, tornando-o mais motivado e tranquilo.

2. Respeite os itens das outras pessoas

É comum que além dos itens que são divididos entre os residentes, cada um tenha as suas próprias compras, como produtos de higiene pessoal, alimentos ou os próprios objetos.

Desse modo, em hipótese alguma mexa em algo que não é seu, ok? Isso é uma falta de respeito muito grande e temos certeza de que você espera a mesma atitude das outras pessoas.

Digamos que, por acaso, você tenha esquecido de comprar algo de comer e viu que um colega de república tem. Pergunte a ele, primeiramente, se pode pegar aquele alimento e repor no dia seguinte.

Ter uma conduta decente e respeitosa ao conviver com outras pessoas é imprescindível para que essa relação dê certo.

3. Cuide da limpeza dos ambientes

Além de deixar o espaço organizado, prezar pela limpeza é um dever de todos os moradores da república. Uma solução muito utilizada é dividir as tarefas por cada morador nos dias da semana. Portanto, um pode ser o responsável por levar o lixo pra fora, enquanto outro lava louças e você limpa o banheiro.

O importante aqui é que todos respeitem essa regra e cumpram com as suas demandas, pois, assim, a casa ficará limpinha e vocês não terão problemas.

4. Certifique a divisão das contas a pagar

Essa é uma etapa que costuma ser definida antes mesmo de entrar na república. Saiba quanto cada morador deve arcar com as principais contas, como de energia, água, condomínio, internet, gás etc. ou se há um valor fixo que deve ser repassado para uma imobiliária ou o responsável pelo imóvel.

Além disso, procure não atrasar na hora de realizar os pagamentos, para não ter multas. Caso aconteça algum imprevisto, avise ao responsável o quanto antes a situação.

5. Estabeleça limites e garanta a sua privacidade

Para que a convivência em grupo dê certo, é ideal que limites e regras sejam estabelecidos. Por exemplo, horário em que os moradores podem ficar na área comum, regra de silêncio, ouvir som alto, enquanto os outros estão estudando. Ter essas normas é indicado, para garantir o bom senso de todos.

Além disso, garanta a sua privacidade. Mesmo se você tiver que dividir o quarto com alguém, é possível combinar com a pessoa para que o convívio entre vocês seja em harmonioso.

6. Saiba quais são as regras para receber amigos e dar festas

Outra dica importante antes de se mudar para uma república é ter acesso às regras de convivência que comentamos no último tópico.

Conhecê-las bem é imprescindível para evitar ser penalizado ou, até mesmo, expulso da república. Além disso, vai ajudá-lo a cobrar a realização das normas, caso alguém as esteja desrespeitando.

7. Conheça os outros moradores da casa

Não fique trancado no próprio quarto! Procure conhecer os outros moradores e ter uma amizade com eles. Isso vai tornar a vida em comunidade mais agradável e pacífica. Por mais que vocês tenham as suas diferenças, é importante manter a educação e o respeito em qualquer relação.

Morar em república vai proporcionar a você uma experiência muito positiva! Esperamos que com essas dicas consiga aproveitar ao máximo esse momento único e especial. Além de entrar na faculdade, você está saindo da casa dos pais, e isso é uma grande responsabilidade.

Portanto, vai ser preciso ter comprometimento, dedicação e a consciência de que aquele não é mais só o seu lar, outras pessoas, que não são a sua família e não têm tanta tolerância aos seus erros, estão esperando de você um comportamento adequado!

Tem outros amigos que estão em ano de vestibular e que vão tentar cursos em outras cidades? Então, compartilhe este post em suas redes sociais e os marque na postagem! Certamente, eles também estão em dúvida sobre como morar em república e conviver bem com as outras pessoas!

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Share This