Estudos

Saiba qual o melhor horário para estudar e otimize o seu tempo

clique na imagem para se inscrever

Clique na imagem para se inscrever!!

Independentemente da atividade que precisa realizar, você já deve ter observado que consegue render mais em determinado período do dia, não é mesmo? Enquanto algumas pessoas são capazes de resolver várias demandas na parte do dia, outras são mais ágeis e produtivas no período da noite.

No entanto, apesar da sua capacidade pessoal, já se perguntou sobre qual é o melhor período para estudar? De dia, de tarde ou de noite?

É o que vamos responder no post de hoje! Nele, vamos indicar as vantagens e desvantagens de estudar de noite ou de dia e, também, compartilharemos algumas dicas para estudar com qualidade em qualquer horário do dia! Confira:

Qual o melhor horário para estudar?

Como você deve imaginar, não há uma resposta certa para essa pergunta. No entanto, levando em consideração alguns fatores, é possível definir qual o melhor horário para estudar, de acordo com o seu perfil.

Primeiramente, antes de avaliar os pontos negativos e positivos que apontaremos abaixo, considere a sua própria personalidade.

Lembra que, na introdução, nós comentamos que cada pessoa rende melhor em um período do dia? Esse, portanto, é o primeiro aspecto a ser avaliado antes de definir um horário de estudo.

Além disso, é importante ter em mente a própria rotina e ver quais adaptações são necessárias e possíveis para tornar essa prática eficiente e efetiva.

Estudo durante o dia

Para que o estudo durante a manhã tenha um bom rendimento, é importante garantir boas noites de sono. Do contrário, você vai se sentir sonolento, desatento e desmotivado, não absorvendo todos os conteúdos necessários. O ideal é que você durma, pelo menos, oito horas por noite, pois, assim, acordará assim que o despertador tocar, sem dificuldade ou ter que ativar o botão “soneca” por mais cinco minutos.

Além disso, tomar um café da manhã reforçado e com os nutrientes adequados é essencial para proporcionar a você toda a energia necessária para render durante o período de estudo.

Esse momento para se alimentar, antes de dar início a jornada de aprendizado, é importante, também, para que o seu organismo “acorde” por completo e que você se sinta mais alerta e preparado.

No entanto, caso você ainda estude ou esteja fazendo cursinho preparatório para o vestibular, este pode ser um horário da sua rotina que já está preenchido. Além disso, tanto durante a manhã quanto a tarde, pode ser que a sua casa esteja mais movimentada e os barulhos externos, de outros prédios, podem se tornar focos de distração. Desse modo, leve em consideração, também, a sua vizinhança, caso ela seja barulhenta.

Estudo durante a tarde

Digamos, então, que você tem aula durante a manhã e decidiu que o melhor horário para estudar é de tarde. Como fazer para conseguir render após o almoço, quando a vontade de dar um cochilo parece impossível de lidar?

Saiba que o descanso após a refeição não é proibido. Para tanto, em dias de estudo durante a tarde, evite a ingestão de alimentos pesados e procure fazer uma pausa de meia hora antes de dar início à jornada de estudo. Esse momento de descanso também vai se mostrar interessante para carregar as energias que foram gastas durante a manhã.

E, assim que acordar, faça algumas atividades físicas, que aumentarão a sua disposição e eliminarão de vez a sonolência. Outra dica é ingerir bastante água, pois além de hidratá-lo vai ajudá-lo a se manter desperto.

Estudo durante a noite

Normalmente, o período da noite é o mais silencioso, o que o torna um grande candidato ao melhor horário para estudar. Por outro lado, dependendo da hora que você acordou e as atividades realizadas ao longo do dia, pode ser que você se sinta mais cansado.

Portanto, assim como os outros horários, é preciso se preparar para garantir que o seu momento de estudo seja produtivo.

No entanto, algumas pesquisas apontam que estudar antes de dormir contribui para que o cérebro seja capaz de aprender melhor os conteúdos, formando, assim, novas memórias.

Para não forçar a visão e o seu rendimento, é preciso adotar algumas táticas para tornar esse horário de estudo adequado. Primeiramente, defina quais serão os tópicos a serem estudados a cada dia, assim você não extrapola os seus limites. Por falar nisso, saiba reconhecer os sinais que o seu corpo libera, pois ele está tentando avisar que você está se sobrecarregando.

Caso você só seja capaz de estudar à noite, uma alternativa é deixar para os fins de semana os conteúdos que julga mais complicados ou que tenha maior dificuldade. Pois, assim, terá um tempo maior disponível para se dedicar a eles.

Como estudar bem em qualquer horário?

Se você tem uma rotina corrida e quer ser capaz de estudar com qualidade em qualquer horário, confira com atenção as orientações que listamos a seguir:

  • garanta que a iluminação do ambiente seja adequada, seja ela natural (durante o dia) ou artificial (durante a noite);

  • mantenha sempre a postura ereta e tenha um local de estudos com um mobiliário adequado e que não provoque algum tipo de indisposição;

  • se possível, estabeleça uma rotina, estudando sempre no mesmo horário, pois isso contribui para que você torne essa prática um hábito;

  • caso perceba que o horário em que estuda não está sendo producente, procure estudar em outro período do dia e observe os resultados alcançados;

  • não importa o horário em que você vai estudar: a qualidade do sono deve ser sempre uma prioridade. Não troque o dia pela noite e nem durma tarde e acorde cedo. Você estará prejudicando a sua saúde ao fazer isso;

  • crie um cronograma de estudos e procure segui-lo à risca;

  • Invista em diferentes métodos de estudo para tornar o aprendizado mais dinâmico e produtivo.

Nós sabemos que cada pessoa tem uma rotina e, por conta disso, nem sempre é possível estudar no período em que rende mais. Portanto, siga essas orientações e, assim, seja capaz de tornar qualquer momento, de acordo com as suas demandas, o melhor horário para estudar.

Gostou dessas dicas e quer se manter atualizado com todas as novidades que publicamos em nosso blog? Então, não perca mais tempo! Assine a nossa newsletter e receba em sua caixa de e-mail os informativos que produzimos especialmente para você!

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Share This