Carreiras

Saiba quais são as melhores graduações para tentar concursos público​s

clique na imagem para se inscrever

Clique na imagem para se inscrever!!

Chega uma fase da vida em que praticamente todas as pessoas escutam um certo conselho dos pais ou de algum parente mais próximo: faça concurso público. Você já passou por isso? Se não, não se preocupe. Esse momento chegará.

E você deve estar se perguntando: por que fazer concurso público? Provavelmente, tem muitos planos, pretende fazer uma graduação e seguir carreira na área, certo? Mas saiba que, ao optar por atuar em um órgão público, muitas são as vantagens obtidas.

Foi pensando nisso que decidimos criar o post de hoje. Nele, vamos explicar o que é uma carreira em órgão público, por que fazer um concurso público pode ser uma escolha bastante vantajosa e quais são os cursos de graduação que podem ajudá-lo nessa trajetória profissional. Confira e tire suas dúvidas sobre o assunto:

O que é uma carreira em órgão público?

Chamamos de carreira em órgão público aquelas funções que são alcançadas por meio, principalmente, de um concurso, seja em instituições municipais, estaduais ou federais.

Para tanto, acontecem processos seletivos justos e democráticos, de modo que todos os candidatos têm a mesma oportunidade de provar seus conhecimentos e, assim, conquistar uma das vagas disponíveis.

É necessário, também, que o candidato a um concurso público esteja em dia com as exigências legais antes de serem nomeados como servidores.

Normalmente, as etapas são as seguintes:

  • lançamento do edital;

  • inscrição presencial ou online;

  • pagamento da taxa de inscrição (é permitida a isenção da taxa para alguns beneficiados, portanto, é interessante confirmar essa possibilidade);

  • realização da prova (essa etapa pode ser dividida em objetiva e prática);

  • divulgação do resultado no Diário Oficial.

Alguns concursos não exigem nível superior dos candidatos, outros, no entanto, apontam um curso específico para o cargo ofertado. Portanto, antes de fazer a inscrição, é ideal ler com bastante atenção o edital para conferir todas as especificidades.

Por que fazer concurso público?

Agora que você já entendeu o que é uma carreira em órgão público, certamente quer ficar por dentro de quais são as vantagens em relação à carreira privada, certo?

Um dos principais pontos de vantagem é a estabilidade que um concurso público proporciona — é por conta disso que os pais os recomendam tanto. Ela é certificada pela Constituição Federal e alcançada após 3 anos de exercício da função.

Para você ter uma ideia, no funcionalismo público, o profissional apenas é demitido caso ele tenha algum tipo de atitude considerada grave e que esteja estabelecida no Estatuto ou Regimento. Além disso, a demissão apenas se confirmará depois que passar por uma sentença judicial.

Outro ponto benéfico é a possibilidade de conseguir uma vaga sem experiência profissional, como é o caso de muitos jovens recém-graduados, e, também, permitir a quem está no mercado há muito tempo, mas está com dificuldade de encontrar um emprego por conta da idade, de conquistar uma vaga de igual para igual.

Além dessas vantagens, na carreira pública o salário inicial costuma ser maior que o oferecido em instituições privadas. O concursado também vai ter direito a receber um adicional após certo período de serviços prestado.

Outro direito do servidor é ser capaz de tirar licenças remuneradas de até três meses a cada cinco anos de função, além daquelas que não são remuneradas, mas que podem durar até dois anos.

Quais cursos são indicados para quem quer fazer concurso público?

Você está naquela fase da vida em que é preciso se decidir pela graduação ideal. Portanto, por que não aproveitar esse momento de escolha e optar por um curso que vai proporcionar a você maiores chances de conseguir uma vaga em um concurso público?

A graduação, além de toda capacitação e preparo profissional, vai torná-lo mais confiante, aumentando a sua capacidade de analisar as questões e percepção do que está sendo cobrado.

Abaixo, listamos as melhores graduações para quem quer tentar um concurso público. Saiba quais são elas e veja se tem alguma que se encaixa no seu perfil:

Direito

É vasta a variedade de opções para o graduado em Direito. Entre as possibilidades, estão:

  • Delegado de Polícia Estadual ou Federal;

  • Juiz;

  • Promotor de Justiça;

  • Consultor Jurídico;

  • Procurador Jurídico.

É importante, porém, ter ciência que, em alguns casos, além do bacharelado na área, vai ser necessário, também, ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e ter certo período de experiência, como é o caso das vagas para Juiz.

No entanto, muitos concursos, mesmo aqueles que não são específicos para o curso de Direito, costumam ter questões que exigem noções de Direito Administrativo ou Constitucional, o que vai compensar todos esses anos de estudo, não é mesmo?

Enfermagem

Os hospitais e prefeituras abrem processos seletivos com frequência, tornando extremamente vantajoso cursos como o de Enfermagem, principalmente por oferecerem um salário inicial bastante atrativo. Além disso, é possível tentar vagas mais altas, como para gestores ou pesquisadores.

Administração

Muitos são os concursos que o profissional formado em Administração pode tentar. O fato da graduação preparar o profissional para atuar na gestão de empresas ou administrar o próprio negócio fará toda diferença na preparação para o processo seletivo.

Além disso, conteúdos ensinados durante o curso, como aqueles que contemplam contabilidade, matemática, lógica e estatística serão imprescindíveis para colocá-los em prática na resolução das provas.

Curso de licenciatura ou bacharelado em Pedagogia

Cursos de licenciatura, como História, Geografia e Letras não ficam de fora dos concursos, assim como o bacharelado em Pedagogia. Para esses profissionais, concursos para instituições de ensino públicas, como as municipais, estaduais e federais são os mais interessantes.

Assim como foi a sua preparação para o vestibular, saiba que é importante ter em mente que os concursos públicos são bastante concorridos e que vai ser necessário ter bastante determinação e se dedicar para conquistar a sua vaga. No entanto, com esforço e empenho, essa não é uma missão impossível.

O que achou das dicas que compartilhamos hoje? Está considerando alguma graduação que vai ajudá-lo na hora de fazer concurso público? Então, acesse o nosso site e conheça melhor os cursos que ofertamos e como eles podem fazer a diferença na sua vida profissional!

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Share This