Carreiras

Saiba quais são as 6 profissões em alta no norte do Brasil

 

 

O mercado de trabalho está sempre em movimento e, com o avanço constante das novas tecnologias esse ritmo ficou ainda mais acelerado. Enquanto algumas carreiras correm o risco de deixar de existir, outras surgem, e os novos profissionais precisam se atualizar cada vez mais para lidar com essas mudanças e garantir o seu espaço no mundo corporativo.

Pensando nesse cenário, vamos listar, neste post, as 6 profissões em alta no norte do Brasil e que, certamente, podem trazer boas possibilidades de crescimento para o seu futuro profissional. Confira a seguir!

1. Administrador de empresas

Independentemente do segmento de mercado ou do porte da empresa, a figura do administrador é essencial para levar qualquer negócio ao sucesso. E é por isso que vamos começar essa lista falando sobre essa carreira.

Com formação em Administração de Empresas, o profissional dessa área deve ser generalista e ter conhecimentos em diferentes segmentos do mercado, além de habilidades de liderança, pensamento estratégico, boa capacidade de expressão e criatividade para solucionar problemas diversos do dia a dia corporativo e gerenciar as equipes com sucesso.

2. Contador

Lado a lado com o administrador, o contador é uma peça de grande importância para garantir o bom andamento dos negócios e a manutenção da saúde financeira da empresa por meio da análise e da gestão dos dados financeiros da companhia.

Se você se identifica com essa área, o curso de Ciências Contábeis é uma ótima escolha para o seu futuro profissional. Durante a graduação, você terá disciplinas ligadas à administração, direito, economia e finanças, além de matérias específicas do segmento contábil voltadas aos setores públicos, privados, rurais e ambientais.

3. Profissional de recursos humanos

Com a recessão econômica que ainda atinge não apenas o Norte, mas todas as demais regiões do Brasil, um dos grandes desafios enfrentados pelas empresas dos mais diversos segmentos é selecionar e reter os melhores talentos do mercado.

Por isso, os colaboradores das áreas de recrutamento, seleção e treinamento corporativo são tão importantes para as companhias que desejam fortalecer suas equipes e garantir bons resultados nos negócios.

Interessou-se por essa carreira? Então, Psicologia pode ser a escolha certa para você! Com a formação nessa área da saúde, você terá a oportunidade de participar ativamente dos processos seletivos para contratação de novos funcionários, além de intermediar o diálogo entre a empresa e seus colaboradores, ajudando a promover um ambiente de trabalho harmonioso e eficiente.

4. Engenheiro

O mercado de engenharia possui excelentes oportunidades na região Norte do Brasil e, por isso, está sempre em busca de profissionais qualificados, principalmente na área da construção civil.

Pensando especificamente nesse segmento, então, vale a pena destacar as graduações em Engenharia Civil, de Produção, Elétrica, Florestal ou Mecânica, indispensáveis na hora de planejar e tirar do papel os planos de construção para empreendimentos com as mais diversas finalidades: da habitacional à empresarial.

5. Analista de mídias digitais

Seja para divulgar os produtos ou serviços comercializados pela empresa ou para manter um bom relacionamento com os seus diferentes públicos, informando e tirando dúvidas, as mídias digitais têm uma função de grande importância.

Aqui, a formação em cursos como Publicidade e Propaganda, Marketing, Relações Públicas e Design ganha destaque ao fornecer uma formação que prepara os alunos para traçar estratégias de comunicação e desenvolver peças atrativas que chamem a atenção do público-alvo sem perder de vista os objetivos mercadológicos da companhia.

6. Especialista em tecnologia da informação (TI)

Por fim, como destacamos o papel da tecnologia no mercado de trabalho atual, nada mais justo do que encerrar essa lista falando sobre os profissionais da área de tecnologia da informação, os famosos TIs.

Formados em cursos como Engenharia da Computação, Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Análise em Desenvolvimento de Sistemas, esses especialistas são bastante requisitados e têm boas ofertas de trabalho para atuar em empresas de pequeno, médio ou grande porte com programação, desenvolvimento e manutenção de softwares e hardwares.

Escolher um curso em uma dessas áreas de atuação (ou outras profissões que apresentem perspectivas positivas de crescimento) é essencial para que você tenha boas oportunidades de trabalho, além de mais chances de conquistar uma carreira promissora e se destacar em seu futuro profissional.

No entanto, é muito importante destacar a importância que uma formação de qualidade tem para que você consiga chegar ao sucesso na profissão que você escolheu. Por isso, vamos apresentar alguns tópicos que merecem uma atenção especial na hora de optar pela melhor faculdade para você. Veja a seguir!

Como escolher a melhor instituição de ensino?

Para desenvolver as características mais buscadas pelo mercado, não basta conseguir um diploma. É importante escolher uma instituição de ensino que ofereça diferenciais relevantes à sua caminhada profissional, como:

  • cursos autorizados e reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC);

  • bons indicadores de qualidade;

  • grade de disciplinas com conteúdos relevantes para o exercício da profissão e atualizada de acordo com as exigências do mercado;

  • corpo docente formado por mestres e doutores;

  • boa infraestrutura com salas de aula bem equipada, laboratórios e bibliotecas que atendam às necessidades do seu curso.

Além disso, é importante conhecer as modalidades de ensino oferecidas pela faculdade: se você gosta da convivência com os professores e os colegas e optou por uma graduação que necessite de aulas práticas, um curso presencial é o ideal. No entanto, se você busca mais flexibilidade de horários para estudar ou precisa conciliar os estudos com o trabalho, a educação a distância (EAD) certamente é o melhor caminho.

O importante é conseguir avaliar as suas expectativas e as opções de carreira que você tem à sua disposição e seguir aquela que mais combina com o seu perfil e com os seus objetivos pessoais e profissionais, ok?

E aí, gostou de conhecer as profissões em alta na região norte do Brasil? Identificou-se com alguma delas ou gostaria de saber mais informações sobre outras áreas de conhecimento? Então, entre em contato conosco e confira os cursos de graduação e pós-graduação da FARO, além de todos os benefícios que podemos oferecer para a sua formação! Esperamos você!

 

Deixar comentário.

Share This
0