Engenharia Civil

Saiba como se preparar para o futuro da Engenharia!

As descobertas científicas, as inovações tecnológicas e as novas demandas da sociedade são fatores que exigem atualização constante das profissões. Nos próximos anos, muitas metodologias de trabalho ficarão ultrapassadas e serão substituídas por novas estratégias e ferramentas. Em meio a essas transformações, o futuro da Engenharia continua promissor.

Neste post, vamos abordar a influência da tecnologia nas profissões e no mercado de trabalho, com ênfase no futuro da Engenharia. Continue acompanhando e saiba mais sobre as mudanças que vão ocorrer — e que já estão ocorrendo — na carreira dos engenheiros.

O impacto da tecnologia no cenário profissional

A tecnologia modificou a vida das pessoas em todos os contextos. Isso é nítido no dia a dia! Há duas décadas, por exemplo, um aparelho celular não continha todas as funções que conhecemos agora. Sem contar que se tratava de um artigo que poucas pessoas tinham acesso.

Hoje, podemos adquirir smartphones com facilidade e efetuar inúmeras operações por meio deles: entrar em contato com pessoas de qualquer lugar do mundo; realizar transações bancárias; fazer compras e muito mais.

E se a transformação digital impactou nosso cotidiano, as mudanças no cenário profissional foram ainda mais notáveis. Empresas e pessoas de todas as profissões se deparam continuamente com os reflexos da revolução tecnológica e precisam se adaptar às novas demandas.

Observe que a modernização dos métodos de trabalho trouxe modificações significativas às áreas da saúde e da educação, Marketing e Jornalismo, aos empreendedores em geral e vários outros profissionais.

A transformação é tanta que, em um futuro próximo, algumas profissões já não serão mais necessárias, enquanto outras ainda vão surgir. E há também aquelas que vão evoluir junto aos os avanços da tecnologia e abrir muito mais espaço para os seus profissionais. A Engenharia é uma delas.

As Engenharias Civil e Florestal são dois exemplos que certamente ocuparão espaço entre as profissões do futuro. A área Civil tende a continuar em expansão, não apenas com foco em novas construções, mas também na restauração, substituição e modernização de recursos e infraestruturas.

Já os estudos no campo da Engenharia Florestal serão cada vez mais necessários para o meio ambiente. Com avanços nessa área, será possível desenvolver estratégias que busquem solução e prevenção de danos ambientais, visando à exploração racional dos recursos florestais. Sustentabilidade é palavra de ordem nos novos métodos produtivos.

As mudanças que apontam para o futuro da Engenharia

Se você ainda tem dúvidas sobre as profissões que terão espaço no mercado do futuro, saiba que a carreira de engenheiro será uma das áreas mais promissoras. Veja agora algumas das exigências e mudanças envolvidas na evolução dessa profissão.

Formação profissional sólida e abrangente

Claro que a boa formação é a base para uma carreira sólida. Isso parece um tanto óbvio e até desnecessário de citar como uma exigência para o futuro da Engenharia. Entretanto, vale lembrar que insistir nas mesmas ações não leva a resultados diferentes. Isso quer dizer que se o profissional não se dedicar à qualificação contínua, ele não conseguirá se destacar no mercado de trabalho.

Na era digital, é necessário se atualizar e conhecer as novas ferramentas e metodologias de cada profissão. Nesse cenário, se o profissional não quiser ficar estagnado, ele deve se empenhar para obter conhecimentos multidisciplinares, que o capacitem para uma atuação mais abrangente.

Habilidades comportamentais mais elaboradas

As transformações que estamos vivenciando também se estendem às relações humanas. Em qualquer contexto em que estiver inserido, você precisa aprimorar sua capacidade de lidar com outras pessoas. Habilidades como bom relacionamento interpessoal, inteligência emocional, flexibilidade e proatividade são algumas das características que integram um perfil de destaque.

O profissional do futuro também precisa demonstrar ambição, não no sentido único de desejar mais lucros, mas no ímpeto de realizar grandes feitos e vencer desafios. Outra competência comportamental favorável é a autogestão, o que indica o potencial para dirigir a si mesmo e ser capaz de comprovar resultados, em vez de apenas cumprir horas de trabalho.

Domínio das ferramentas tecnológicas

A Engenharia do futuro está diretamente relacionada ao uso das novas ferramentas digitais. Desde a utilização cotidiana dos meios atuais de informação e comunicação até o que há de mais avançado no campo da realidade virtual, tudo isso fará parte do trabalho do engenheiro.

Na Engenharia Civil, por exemplo, o uso da realidade virtual já permite uma visualização prévia e detalhada da construção que será feita. A partir disso, é possível realizar alterações com precisão e iniciar empreendimentos com mais segurança.

A automatização de processos também é uma tendência inerente à Engenharia do futuro. Essa já é uma realidade que vai se transformar ainda mais nos próximos anos. Aos poucos, os processos produtivos manuais estão cedendo lugar aos equipamentos automatizados.

E se de um lado a mão de obra humana passa a ser menos necessária, por outro lado a presença de um profissional capacitado para acompanhar os processos é indispensável.

Utilização de novos softwares

As mudanças nos métodos de trabalho abrangem novos softwares, que elevam as aplicações da Engenharia a um patamar cada vez mais avançado e compatível com as demandas da era digital e da nova sociedade.

Um forte exemplo desses novos softwares é utilizado na Engenharia Civil. Trata-se do Building Information Modeling (BIM), que em português quer dizer Modelagem da Informação da Construção. Esse conceito trabalha com projetos em 3D que apresentam detalhes dos processos construtivos e garantem mais fidelidade à obra final.

O mais interessante desse software é que todos os profissionais que integram o desenvolvimento de uma construção, desde o planejamento até a execução, têm acesso ao mesmo arquivo do projeto e podem fazer atualizações em tempo real.

Isso significa que pessoas de diferentes responsabilidades — engenheiros, arquitetos, construtores, profissionais da área de compras etc. — podem trabalhar no mesmo projeto, ao mesmo tempo, incluindo no modelo as mudanças necessárias e deixando a equipe a par das modificações.

Ênfase na sustentabilidade

A comunidade científica e as grandes organizações já têm conhecimento de que o atual desenvolvimento da sociedade têm reflexos nocivos na saúde do planeta. Por isso, as empresas precisam adequar seus métodos de produção e basear suas ações no conceito de sustentabilidade.

Nesse cenário, a Engenharia Florestal adquire mais evidência e se torna um berço de profissionais responsáveis pelo futuro do planeta. O objetivo é elaborar estratégias inovadoras e projetar sistemas que assegurem o bem do ambiente e a exploração segura de recursos naturais.

A importância de buscar qualificação

Você não precisa se sentir ameaçado e pensar que as portas de trabalho se abrirão para poucos. Ao contrário disso, a tecnologia pode expandir ainda mais as suas oportunidades de carreira, desde que você seja um profissional inovador.

Para acompanhar essa onda de transformações, é essencial buscar atualização. Quem quiser se adaptar às novas exigências do mercado de trabalho e garantir um diferencial competitivo não pode se acomodar e limitar seus conhecimentos.

Investir em especializações permite que o profissional evolua seus saberes e adquira domínio sobre assuntos específicos, como novas tecnologias. Nesse sentido, os cursos de pós-graduação são como escadas para o sucesso da sua carreira. Quanto mais você se atualizar, mais alto pode chegar!

Então, se você quer se preparar para o futuro da Engenharia e consolidar sua carreira nessa área, mantenha-se atualizado. Fique atento às novidades da profissão. Pesquise, informe-se, invista em conhecimento. O seu sucesso profissional deve começar agora!

Aproveite que você está aqui e assine nossa newsletter para acompanhar informações atualizadas sobre estudos e carreira.

 

Deixar comentário.

Share This
0