Estudos

Rede de relacionamento: construa a sua desde a faculdade!

A faculdade é o primeiro passo para a construção da carreira e, para ter sucesso no mercado de trabalho, é importante contar com uma boa rede de relacionamento, também chamada de networking. Essa é uma forma de manter contatos profissionais que trazem vantagens, desde a troca de conhecimento e experiência até indicações de trabalho e possibilidades de negócios no futuro.

Dessa forma, essa rede exerce uma função essencial para o sucesso profissional, mas exige dedicação. É aqui que a faculdade se torna uma grande aliada: o ambiente e as oportunidades proporcionadas ao aluno são ótimas ferramentas para a construção de um bom networking.

Quer saber como fazer isso? Então continue a leitura e descubra dicas incríveis para construir uma boa rede de relacionamento desde a faculdade!

Aproxime-se dos professores e colegas

Durante a faculdade você precisa ter em mente que os professores não são apenas a autoridade em sala de aula, mas futuros colegas de profissão. Então procure formas de conviver com eles fora do ambiente acadêmico.

Os professores costumam ter contatos com outros profissionais da área e, muitas vezes, trabalham em empresas do ramo. Uma boa relação e um bom desempenho acadêmico podem ser a chave para conseguir a indicação para vaga dos seus sonhos.

Da mesma forma, se aproxime dos seus colegas. Além de boas parcerias durante o curso — para estudar, fazer trabalhos e se divertir —, eles podem ajudar na sua vida profissional de diversas formas, como na recomendação de clientes, formação de uma sociedade ou ajuda para encontrar oportunidades de trabalho.

Outra dica é procurar pessoas que tenham interesses em comum, como os objetivos de carreira ou, até mesmo, itens não relacionados à profissão. É bem mais fácil conversar e manter um relacionamento próximo com quem você tem afinidade, então, aproveite esses momentos.

Seja ativo dentro da faculdade

A faculdade oferece muitas oportunidades para aprimorar a carreira e formar uma boa rede de contatos. Para aproveitá-la da melhor forma, o primeiro passo é aproveitar o seu tempo no campus — nada de assistir à aula e ir correndo para casa.

Aproveite o tempo livre para frequentar a biblioteca, laboratórios e conhecer melhor a faculdade. Fique de olho nos murais de recados para conhecer as oportunidades e participe do máximo de atividades possíveis, como:

  • monitorias;

  • palestras;

  • congressos;

  • semana acadêmica;

  • projetos de iniciação científica.

São várias oportunidades para aprimorar seus conhecimentos e conseguir mais experiência, além de se aproximar de outros estudantes e profissionais da área. Outro ponto importante é que todas essas atividades ajudam na valorização do seu currículo.

E que tal unir o útil ao agradável? Até mesmo as festas acadêmicas se tornam uma boa oportunidade para conhecer mais pessoas e interagir. Lembre-se de que mesmo os alunos de outros cursos podem se tornar ótimos contatos profissionais no futuro, então aproveite esses eventos para conversar e ampliar a sua rede de relacionamento.

Faça estágios

Nem todos os cursos têm estágios obrigatórios, mas, de qualquer forma, essa é uma ótima chance para fortalecer a sua rede de contatos. O estágio proporciona uma vivência profissional, para que você conheça mais sobre a carreira e identifique as áreas de atuação mais adequadas para os seus objetivos.

Mas, além da experiência, o estágio permite que você conheça outros profissionais e invista no seu networking. Por exemplo, se você faz Direito, é possível se aproximar de advogados, servidores públicos, juízes, promotores e outros juristas por meio dos estágios.

Além disso, também é possível conhecer profissionais de outras áreas, que também podem ser importantes para a sua carreira. Para os advogados, por exemplo, ter o contato de um contador ou de um médico de confiança pode ser importante para a elaboração de laudos para os processos judiciais.

Isso vale para qualquer curso ou profissão, então fique de olho nas oportunidades de estágio durante a faculdade. E se você precisa de mais incentivo, não tem problema: vagas remuneradas são bem comuns e são ótimas para complementar a sua renda.

Seja útil sempre que possível

Uma ótima forma de construir e manter uma rede de relacionamento é encontrar formas de ser útil e ajudar as pessoas quando for possível. Fazendo isso, você demonstra o interesse em fortalecer essa relação e dar apoio.

Porém, é importante que seja de forma genuína, sem esperar nada em troca. Durante a faculdade, você vai encontrar várias possibilidades de colocar essa habilidade em prática, como ajudar um colega a estudar para uma matéria difícil ou emprestar livros e materiais. São tarefas simples, mas que certamente serão lembradas no futuro.

Tenha visibilidade

Ter visibilidade é importante para que as pessoas se lembrem de você quando surgirem oportunidades. Além disso, elas precisam ter meios para encontrar o seu contato sempre que necessário. Com o uso cada vez maior da tecnologia, é fundamental ter redes sociais atualizadas — a dica aqui é apostar no LinkedIn, que tem um perfil profissional e é mais voltado para a carreira.

Sempre que possível, publique e compartilhe conteúdos que sejam interessantes para os seus contatos. Assim, além de ser lembrado, você também se torna fonte de informação, o que aumenta a credibilidade.

Mas não é apenas no ambiente virtual que você deve investir. Fora dele é importante se manter visível, por isso cumprimente as pessoas conhecidas e, sempre que possível, aproveite a oportunidade para conversar um pouco e se atualizar.

Dedique-se à rede de relacionamento

Não basta conseguir vários contatos, você também precisa se dedicar para manter a rede de relacionamento. Fique de olho nas oportunidades para conversar e se aproximar dos seus contatos. Esse é um cuidado importante para ser lembrado e mostrar o seu interesse em manter essa relação.

Além disso, se você notar que faz tempo que não conversa com alguém, tente se aproximar: mande uma mensagem, encontre algum assunto interessante para compartilhar ou convide para um café. Essas atitudes ajudam a fortalecer o seu networking.

Viu só? Com algumas atitudes simples, você conseguirá construir e manter uma boa rede de relacionamento durante a faculdade. Assim, quando você terminar o curso, ficará mais fácil encontrar boas oportunidades para criar uma carreira de sucesso!

Curtiu este post? Então aproveite para assinar a nossa newsletter! Assim você recebe nossas novidades por e-mail e confere outras dicas como essas!

 

Deixar comentário.

Share This
0