Estudos

Primeiro ano de faculdade: 7 dicas para aproveitar ao máximo

clique na imagem para se inscrever

Clique na imagem para se inscrever!!

 

Está no último ano do ensino médio e não sabe como vai ser quando a faculdade começar? Calma! Você não está sozinho! Muitas pessoas não sabem ao certo o que fazer no primeiro ano de graduação e acabam percebendo que poderiam ter aproveitado mais, mas só quando chegam aos últimos anos.

Para aproveitar a empolgação de calouro e não perder nada desde o primeiro dia em que colocar os pés na faculdade, você precisa pensar em alguns detalhes, como fazer novas amizades, criar laços com a instituição, participar do máximo de eventos possíveis, inclusive das festas, entre outras coisas.

Pensando em ajudar você a desfrutar de tudo o que a faculdade tem para oferecer, separamos estas 7 dicas. Confira!

1. Participe das palestras de boas-vindas

Nas primeiras semanas de aula, de modo geral, as instituições de ensino promovem palestras e visitas guiadas para os calouros. Já imaginou perder uma dessas palestras e no primeiro dia de aula chegar atrasado porque não conseguiu achar a sala?

Então, aproveite ao máximo as atividades de boas-vindas para não passar sufoco. Nessas palestras, além de entender o funcionamento da faculdade, você vai conhecer os seus colegas de turma, alguns veteranos e professores.

Além disso, esse é o momento para aprender a lidar com algumas coisas que você não precisava enquanto estava no ensino médio. Alguns procedimentos básicos, como fazer a carteirinha de estudante, conhecer programas de intercâmbio, de bolsas e financiamentos, por exemplo, são abordados nessas palestras iniciais, por isso é importante que você compareça a elas.

2. Frequente os laboratórios e grupos de pesquisas

Além de ser uma forma de aproveitar ao máximo o primeiro ano de faculdade, a participação em grupos de pesquisas é importante para turbinar ainda mais o seu currículo, principalmente se você pretende seguir uma carreira acadêmica.

Para quem quer ir direto para o mercado de trabalho, a vantagem de frequentar os laboratórios e os grupos de estudos desde o início está no compartilhamento de conhecimentos com os outros colegas, além da prática daquilo que é visto em teoria na sala de aula.

As atividades individuais são importantes para adquirir mais autonomia, porém, os trabalhos em grupo, dentro de projetos e/ou nos laboratórios, por exemplo, são a oportunidade de vivenciar algo próximo do ambiente profissional.

3. Converse com veteranos

Você pode até ser um pouco acanhado ao chegar pela primeira vez a um lugar onde não conhece ninguém, mas no ambiente da faculdade isso pode mudar. As pessoas são mais receptivas, até porque ali está a oportunidade fazer novos amigos e também de aumentar o networking (resumidamente, a sua lista de contatos).

Desde o primeiro contato com os colegas de turma, nas palestras de boas-vindas, você deve aproveitar para aumentar os seus laços de amizade. Contudo, não fique apenas nisso, vá além e conheça os veteranos, pois eles podem ajudar você mais do que imagina.

Manter um bom relacionamento, trocando ideias e fazendo projetos juntos, é uma forma de deixar a sua marca na vida dessas pessoas. De quem você acha que eles vão lembrar quando surgir uma boa oportunidade de trabalho?

4. Participe das festas e eventos da faculdade

Quando fazemos amigos na faculdade a tendência é de que busquemos conviver com eles em outros lugares além da sala de aula. As festas são uma maneira de sair do ambiente formal e se divertir um pouco para relaxar das teorias, provas, seminários.

Já os eventos são uma maneira de criar redes de contatos, pois neles você vai conhecer pessoas de outras faculdades, outros estados e até mesmo outros países. Além disso, esse é o lugar para se atualizar e buscar pesquisas que tenham afinidade com os seus estudos, de forma a agregar ainda mais na sua formação.

5. Mantenha um bom relacionamento com os professores

O envolvimento com a instituição de ensino é importante para que você seja visto como um aluno interessado, além disso, ter um bom relacionamento com os professores mostra o seu engajamento com o curso e com a faculdade.

As oportunidades de bolsas e de participação em projetos geralmente passam por um professor. Por isso, sempre que tiver uma chance, converse com ele sobre suas ideias e seus objetivos com a faculdade. Além disso, sempre que perceber que há algo que não está rendendo ou que você não assimilou bem, cogite a possibilidade de procurá-lo.

Muitos professores atuam em outras áreas no mercado de trabalho ou já tiveram essa oportunidade antes de optarem pela carreira docente, por isso, eles são ótimos conselheiros e também podem indicar você para vagas de emprego ou estágios.

6. Dê um gás nos estudos

Tente aproveitar ao máximo todas as aulas, fazendo anotações e não levando dúvidas para casa. Uma explicação do professor pode fazer muita diferença, pois nem sempre você vai encontrar em um livro ou na internet a resposta para a sua pergunta.

Para ajudar, nunca deixe de ler livros, artigos, jornais, revistas etc. A biblioteca é um lugar que deve ser bastante explorado e aproveitado durante a vida universitária. Isso porque tudo que você faz para aprimorar e adquirir conhecimento ajuda na construção de uma base forte para a sua carreira.

Estar na faculdade envolve mais que assistir a algumas aulas — nesse ambiente você tem um leque de oportunidades que dependem de você para serem conquistadas. Então, se envolva ao máximo com as aulas e dê um gás nos seus estudos

7. Participe das atividades extracurriculares

Ainda durante a faculdade, você pode vivenciar a prática da sua profissão. É verdade que os estágios são feitos, em sua maioria, nos últimos anos, pois os alunos já estão mais preparados teoricamente. Porém, nada impede que você procure fazer atividades que envolvam a prática diária da sua futura profissão.

Fazer disciplinas extracurriculares, mesmo que em outros cursos, é uma chance de conseguir uma formação cada vez mais completa. Além disso, você pode investir em trabalhos voluntários, algo muito valorizado pelos empregadores atualmente.

Ninguém quer se arrepender de não ter aproveitado ao máximo o primeiro ano de faculdade, não é mesmo? Então, compartilhe estas dicas com seus amigos em suas redes sociais!

 

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Share This