Estudos

Por que vale a pena fazer um curso de extensão universitária?

Quando se fala na construção de uma carreira de sucesso, é comum pensar na qualificação profissional e na busca constante por novos conhecimentos. Pois saiba que esses são alguns dos objetivos de um curso de extensão universitária.

Tais cursos são voltados para diversas áreas de atuação, mas muitas vezes os estudantes não conhecem ou têm dúvidas se realmente vale a pena investir nessa modalidade de ensino.

Se você faz parte desse grupo, continue lendo este post. Preparamos um texto para explicar o que é um curso de extensão universitária e quais são as vantagens que eles proporcionam para uma carreira. Confira:

O que é um curso de extensão universitária?

O curso de extensão universitária tem como objetivo oferecer uma formação de curta duração para complementar a graduação com conteúdos específicos sobre determinados assuntos. Ele conta com uma carga horária reduzida, por isso o seu ensino é bastante objetivo, aliando teoria e prática.

Esses cursos devem seguir a lei № 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e as bases da educação nacional, mas deixa para as universidades as regulamentações específicas sobre o que é oferecido.

Vale lembrar que as extensões universitárias não são o mesmo que cursos livres nem pós-graduações.

A diferença entre extensão universitária e curso livre

Em relação aos cursos livres, a principal diferença trata do tipo de instituição que os oferta. As extensões universitárias são oferecidas apenas por universidades, enquanto os cursos livres podem ser ofertados por empresas de treinamentos sem vínculo com o Ministério da Educação (MEC).

Ambas fornecem certificados de conclusão, mas apenas as extensões universitárias garantem o credenciamento com o MEC, que pode ser exigido em alguns processos seletivos para que a certificação garanta vantagens na avaliação do currículo.

A diferença entre extensão universitária e pós-graduação

As diferenças são maiores em relação à pós-graduação. Além de serem oferecidos por universidades, os cursos são classificados em latu e stricto sensu, englobando:

  • especialização;

  • MBA;

  • mestrado;

  • doutorado.

Eles têm duração variada, mas a carga horária é maior do que a do curso de extensão — o que garante um diploma e uma titulação para os alunos.

Quais são as vantagens de um curso de extensão?

Agora que você já sabe o que é um curso de extensão universitária, conheça as principais vantagens que essa modalidade de ensino oferece:

Rapidez na conclusão

Os cursos de extensão tratam de assuntos específicos e, com isso, oferecem uma carga horária reduzida. A duração varia de acordo com a instituição ofertante e com as características do conteúdo programático, mas eles têm menos de 360 horas.

Além disso, por ser um curso de curta duração, as despesas com inscrições ou mensalidades costumam ser mais baixas, o que facilita a participação dos estudantes. Assim, o aluno consegue turbinar o seu currículo e adquirir novos conhecimentos em um curto espaço de tempo e com um ótimo custo-benefício.

Aquisição de conhecimento prático

As extensões universitárias aliam a teoria à prática durante o ensino, garantindo conhecimentos essenciais para a rotina profissional. Nem sempre é possível encontrar estágios na área, e algumas faculdades têm uma carga horária prática reduzida, fazendo com que esses cursos sejam a opção ideal para os estudantes.

Essa também é uma oportunidade de saber mais sobre áreas de atuação e definir objetivos de carreira.

Diferencial no mercado de trabalho

Apesar de não ter validade acadêmica, como acontece com as graduações e as pós-graduações, esses cursos garantem um diferencial no currículo.

O estudante se destaca nos processos seletivos para uma vaga de emprego. Isso acontece porque, além de se mostrar mais qualificado, o candidato demonstra o seu interesse em se atualizar e buscar novos conhecimentos.

Os editais de concursos públicos e outros processos seletivos costumam trazer regras para a pontuação do currículo do candidato. Em alguns casos, os certificados de cursos de extensão universitária são aceitos e valem pontos, que podem ser o diferencial na hora de conquistar a vaga desejada.

Flexibilidade de horários

O curso de extensão universitária pode ser oferecido na modalidade presencial ou a distância, variando em cada instituição de ensino. Isso permite que o estudante encontre uma opção adequada à sua agenda, sem prejudicar os outros compromissos, como faculdade ou trabalho.

Criação de network

Uma boa rede de contatos é fundamental para quem quer ter sucesso na carreira. Afinal, é preciso contar com a indicação de outros profissionais e ter pessoas de confiança para prestar serviços ou trocar informações quando necessário.

Esses cursos proporcionam oportunidades para conhecer profissionais de diversas áreas, que podem render amizades, parcerias de trabalho e até mesmo indicações para vagas de emprego.

Melhor desempenho

As extensões universitárias ajudam na preparação para a atuação em diversas áreas dentro do curso de formação do estudante, aprimorando competências e ajudando no desenvolvimento de novas habilidades.

Por isso, elas são indicadas para quem deseja crescer na carreira ou mudar o foco da sua atuação dentro de uma mesma empresa.

Quais são os requisitos para fazer um curso de extensão?

Os requisitos para participar do curso de extensão dependem da universidade responsável. Porém, não há obrigação de que o aluno tenha um diploma de graduação, e o único requisito exigido é a formação no ensino médio. Portanto, os estudantes de graduação ou pós-graduação podem se inscrever normalmente.

Na verdade, essa também é uma ótima oportunidade para quem está em dúvida sobre qual faculdade fazer. Ao terminar o ensino médio, é comum que os estudantes fiquem inseguros a respeito da escolha da carreira e tenham dificuldades para decidir o curso.

Como as extensões universitárias não exigem diploma de graduação, eles permitem que os alunos que saíram do ensino médio se inscrevam para conhecer mais as características de determinada área de atuação.

Com tantas vantagens, vale a pena aliar os cursos de extensão universitária com a formação acadêmica. Esse é um ótimo investimento para quem quer aprimorar os conhecimentos e garantir diferenciais para o mercado de trabalho — 2 requisitos fundamentais para quem busca o sucesso na carreira.

E aí, você gostou deste texto? Se você quer saber mais sobre o assunto, aproveite para ler o post sobre a importância de aliar teoria e prática para se destacar no ensino superior!

Deixar comentário.

Share This
0