Engenharia Civil

Por que as engenharias da Faro são opções de excelência para você?

Antes de escolher um curso, os estudantes pesquisam as alternativas disponíveis para avaliar os benefícios e realizar uma escolha consciente. Por isso, a seguir, falaremos um pouco sobre por que as engenharias da FARO são reconhecidamente as melhores opções para você.

Nossos cursos estão atualizados com a tecnologia utilizada pelos profissionais no dia a dia, e diversas soluções são colocadas à disposição dos alunos para que eles vivenciem o mercado e ganhem experiência desde o início.

Sendo assim, se você procura uma faculdade que esteja alinhada às exigências da atualidade, leia o conteúdo abaixo com bastante atenção e entenda como a FARO forma profissionais de alto desempenho. Vamos lá?

Indústria 4.0 e Engenharia

A transformação digital modificou a maneira como geramos valor nas mais diferentes áreas, definindo novos patamares de produtividade, agilidade e eficiência. Com efeito, qualificar os profissionais nesse cenário de aplicativos, celulares, computadores e internet é um grande desafio.

Você já tentou ajudar um amigo ou parente que não sabe como mexer em um smartphone? Agora, imagine se formar sem dominar os programas da sua área e ter de se qualificar de uma hora para outra. Parece um grande problema, não é mesmo?

Por isso, nas engenharias, precisamos promover uma verdadeira integração entre pessoas e tecnologia. Os softwares são as novas ferramentas de trabalho para elaborar e gerir projetos, e a capacidade de acompanhar a evolução das soluções digitais é um atributo-chave para o sucesso no segmento.

Além disso, a gestão da informação é um dos pilares mais relevantes da indústria 4.0. O conceito se apoia no uso da internet para armazenar e compartilhar dados, o que permite o acesso rápido em todas as fases do processo produtivo.

Não por acaso, o empregador de hoje deseja um profissional inserido no mundo digital e capaz de se manter atualizado no longo prazo. E tudo isso traz implicações para os cursos, uma vez que as instituições precisam qualificar pessoas para atuar nesse ambiente.

Modernização dos cursos de engenharia

As engenharias da FARO foram pensadas para atender às exigências de inserção em um mercado que, cada vez mais, incorpora a tecnologia ao dia a dia, o que demandou uma verdadeira modernização do curso tanto em estrutura como em metodologia de ensino.

Tais mudanças foram sentidas pelos alunos. Separamos um depoimento do nosso aluno Marcos Vuicik, do 10º período de Engenharia Civil. Veja só:

“Tudo que é necessário na parte de estrutura, a faculdade oferece. Tanto na parte teórica, com laboratórios de informática, quanto na parte prática, de laboratórios de materiais e de solo em si, que é anexo com parte de concreto”, comenta.

O principal desafio é combinar uma base teórica sólida com atividades de simulação do ambiente de trabalho. O estudante precisa utilizar ferramentas e resolver problemas próximos ao trabalho para gradualmente sedimentar suas competências.

Em nossa experiência, isso não só contribui para formação como gera um alto engajamento nas atividades do curso. Veja outro trecho do depoimento:

“A FARO investiu bastante e criou um laboratório para a parte de materiais de construção. Ele leva para a prática e experimentos, e o professor induz a testes com produtos alternativos. A parte de laboratórios é muito funcional”.

Marcos Vuicik completa: “A faculdade cria exemplos para essa parte específica da engenharia. Portanto, há exemplos de pontes de macarrão. Tem gente que fica um semestre em cima disso, para fazer simulações, chegar lá e fazer a composição perfeita”.

Um dos pilares dessa metodologia é utilizar a plataforma BIM durante o curso. A ideia é que o aluno saia pronto para atuar com os principais softwares do mercado que adotam o conceito. Assim, não é preciso realizar uma futura migração, porque você já estará integrado à tecnologia.

Plataforma BIM e suas vantagens

Diferentemente do que muitas pessoas acreditam, a plataforma BIM não é um software. Trata-se de um conceito adotado por diversas soluções digitais, como Revit, Vectorworks e ArchiCAD. A ideia é que a comunicação durante todas as etapas do ciclo de vida de uma obra sejam centralizadas em um projeto.

Nesse arquivo digital, os elementos visuais em 2D e 3D são modelados em conjunto com as informações ou parâmetros da obra. Para isso, cria-se uma maquete para representar a obra e os dados nos pontos pertinentes são inseridos. Daí o conceito de modelagem da informação da construção. Em inglês, Building Information Modeling.

Nos cursos, a incorporação dessa tecnologia traz, pelos menos, três grandes vantagens:

Experimentação

Conceder a oportunidade de simular a atuação de um engenheiro profissional em um ambiente controlado. Assim, o aluno pode projetar e testar estruturas bastante fiéis ao que seria o produto final, visualizando as consequências de suas decisões.

Motivação

Manter o aluno engajado e interessado nas informações teóricas do curso, porque os temas abordados em sala de aula terão seus efeitos percebidos na prática. O estudante verá progresso à medida que seus projetos evoluem.

Adequação ao mercado

Formar o profissional com a tecnologia que será utilizada após a contratação em uma empresa. Assim, a pessoa já sairá da graduação habituada aos recursos e qualificada para o uso no ambiente de trabalho.

A importância de aliar teoria e prática

A competitividade do graduado exige um processo de aprendizagem já ligado aos problemas e desafios da profissão. Sem vivenciar esse contexto, haverá um choque gigantesco no período pós-faculdade, dificultando a inserção no mercado.

Por isso, temos orgulho de contar com a 1ª Empresa Júnior de Engenharia Civil da Região Norte. Trata-se uma instituição sem fins lucrativos, criada para que os alunos exerçam atividades relacionadas ao curso.

O objetivo é inserir os acadêmicos no ambiente de trabalho. Assim, além de dominarem as ferramentas tecnológicas, como a plataforma BIM, os estudantes adquirem conhecimento e experiência, enfrentando desafios reais o que contribui para o crescimento e agrega valor ao currículo.

O papel da FARO e a inserção no mercado

Os diferenciais da FARO tornam o profissional mais atraente para os contratantes. Isso porque, além do conhecimento de sala de aula, o graduado estará pronto para utilizar a tecnologia e enfrentar problemas do cotidiano das empresas.

Essa característica é percebida pelos próprios alunos. Veja mais um trecho interessante do depoimento do aluno da FARO:

“O profissional deixa a faculdade sem limitações ou restrições de atuação. Se for dar sequência no trabalho, a empresa tem a tranquilidade de saber que está contratando um profissional sem limitações de atuação dentro da área. Esse é um grande diferencial em relação às outras instituições de ensino que estão começando agora”.

Vale ressaltar que, além de contarem com a empresa júnior, os acadêmicos têm acesso livre e gratuito à Plataforma BIM para projetos de engenharia. Assim, os alunos podem experimentar suas habilidades e melhorar o domínio dos recursos de maneira contínua.

Sendo assim, as engenharias da FARO trazem diferenciais importantes para que você, já durante o curso, esteja inserido no mercado profissional. Logo, ao se graduar, encontrar uma colocação será um passo natural.

Quer estudar na faculdade pioneira na integração da tecnologia aos cursos? Então, entre em contato conosco e veja como efetuar sua matrícula!

 

Deixar comentário.

Share This
0