Carreiras

Passo a passo para a recolocação profissional

clique na imagem para se inscrever

Clique na imagem para se inscrever!!

Pense nos seguintes hábitos: você acorda, toma um café apressado, pega um ônibus para trabalhar. Porém, o que antes era empolgação por ter conquistado uma vaga no mercado, vira rotina. Aquela possibilidade de promoção parece longe de acontecer ou o salário, que poderia melhorar, continua do mesmo jeito. Nessas horas é preciso ter coragem para sair de uma zona de conforto amargurada para buscar a felicidade numa recolocação profissional! Mas o que fazer? Como começar? Se são essas as respostas que procura, você chegou ao lugar certo.

Na vida profissional, às vezes é assim: parece que existe um muro no meio da estrada, como se fosse o fim da linha. Alguns podem se acomodar, outros se sentem frustrados — o que nem todo mundo faz é deixar o desespero de lado para dar alguns passos para trás e ter a visão do todo. É preciso pensar racionalmente para encontrar uma saída. Neste post vamos te apresentar 6 passos para encontrar uma nova oportunidade no mercado de trabalho. Confira!

1. Construa seu Networking

Você já deve ter ouvido essa palavra algumas vezes. O termo em inglês nada mais é do que sua rede de contatos profissionais. Essas pessoas podem ser a porta de entrada para uma oportunidade! E, muitas vezes, sua relação nem é exatamente profissional. Abra seu celular e comece a pesquisar em sua agenda. Procure se lembrar em que local cada um trabalha. Não sabe? A falta dessa informação é mais comum do que se imagina. Muitas vezes não olhamos nosso círculo de convivência com um olhar técnico.

Comece a conversar com seus amigos e parentes e diga que está disponível para novos desafios. Pergunte se conhecem pessoas que possam ajudá-lo. De repente, alguém do seu círculo social, ou mesmo um conhecido, precisa de uma pessoa com o seu perfil na empresa em que trabalha. Se você não expressar seu desejo de mudança, ninguém nunca vai saber. Dessa forma, sua rede de contatos aumentará.

2. Defina um objetivo

Atirar para todos os lados pode tirar o seu foco. Para não cair em outra cilada, é importante estabelecer o que realmente você quer da vida. Quer um cargo melhor? Carreira pública ou privada? Relacione toda a experiência que já acumulou com as coisas que o fazem feliz. Sua bagagem pode te ajudar na busca por uma recolocação profissional? Sim? Exponha no seu currículo (vamos falar melhor sobre isso mais adiante). Se a resposta for negativa, uma saída é buscar uma especialização.

3. Faça uma pós-graduação

Optar por uma especialização pode ir muito além de se atualizar. Muitas vezes, uma pós-graduação pode abrir seus olhos para um potencial adormecido ou redefinir os rumos de sua carreira. Além disso, esse é um espaço de estudo diferenciado. Seus colegas de sala e professores provavelmente também estão no mercado e podem ampliar seu networking. Muitos cursos ainda oferecem oportunidades de estágios e programas trainee.

4. Divulgue-se como profissional

Já parou para pensar em como anda seu marketing pessoal? Ele pode ser decisivo em uma nova contratação. Para começar, atualize seu currículo! Faça uma revisão para que não haja erros de português e, se você não faz nada novo há um tempo, procure participar de cursos e eventos para dar aquele upgrade. Seja estratégico! Não é necessário divulgar todo o seu histórico profissional, mas principalmente aquelas experiências que vão contribuir com o seu objetivo.

Se a sua área envolve projetos, produtos ou produções, procure montar um portfolio virtual — existem várias plataformas gratuitas como o Wix, ou mesmo o Linkedin (esse último também é um bom lugar para melhorar o networking). Além disso, você também pode se cadastrar em portais de vagas para encontrar oportunidades de recolocação profissional.

5. Seja flexível ao negociar remuneração

Não crie expectativas de encontrar uma vaga com um salário incrivelmente melhor. Claro que isso pode acontecer, mas às vezes perdemos a oportunidade de entrar para uma empresa que tenha possibilidade de crescimento e boas condições de trabalho por puro orgulho.

É importante analisar, ao receber uma proposta, se existe plano de carreira na empresa e condições reais de melhorar. Também não se deixe levar pelo desespero de ceder a ofertas que estejam muito abaixo do mercado. Infelizmente, esse tipo de vaga, cheia de exigências e aptidões desejáveis, mas com remuneração baixa, é mais comum do que se imagina.

6. Planeje suas despesas

Antes de deixar o seu emprego, faça uma planilha de gastos. Veja o que pode ser cortado ou substituído por uma opção mais barata. E não espere sair do emprego para começar a economizar! Se o trabalho está impedindo seus planos de desenvolvimento profissional, procure agir de forma racional. Não deixe a ansiedade adiantar aquela conversa decisiva com seu chefe antes de ter as coisas bem planejadas. Na hora certa, procure negociar a sua saída para ter acesso a alguns recursos que podem ser fundamentais nesse momento.

Verifique se vai ser preciso pensar numa fonte de renda alternativa ou contar com o apoio da família para encarar a mudança profissional. Quanto maior o seu tempo de autonomia, mais tranquilidade você vai ter para buscar uma oportunidade.

Recolocação profissional à vista!

Com os passos que apresentamos neste post, você já pode tirar o sonho de mudar de vida no papel e colocar seus planos em ação. Vamos a um pequeno resumo de nossas dicas? A partir do momento que você começar a falar com outras pessoas que está aberto a mudanças e estabelecer objetivos profissionais, boas oportunidades podem aparecer. Buscar uma pós-graduação nesse momento também ajuda a visualizar novas metas, além de melhorar seu networking e dar aquela levantada que seu currículo precisava.

Além disso, é bom se organizar para fazer um marketing pessoal, com um perfil que mostre suas qualificações nas redes sociais e em sites de vagas de emprego. E assim que a oportunidade aparecer, procure analisar bem o que vai além do salário, como as oportunidades de crescimento e os benefícios oferecidos pela empresa. Isso tudo deve ser financeiramente bem pensado para que você consiga ter tranquilidade para encontrar o que procura.

Preparado para começar a conquistar sua recolocação profissional? Aproveite também para saber as características que tem sido mais valorizadas no mercado!

 

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Share This