Carreiras

Os 9 maiores benefícios do trabalho voluntário para a carreira

os-9-maiores-beneficios-do-trabalho-voluntario-para-a-carreira.jpeg
clique na imagem e confira

Clique na imagem e confira!!

Muitos são os meios de ganhar experiência em sua área de atuação durante o curso de graduação. Se você acha que é apenas por meio de um estágio que poderá desenvolver a sua carreira, saiba que está muito enganado.

Além dessa possibilidade, você também tem como alternativas atuar como monitor de alguma disciplina ou laboratório e investir em um trabalho voluntário.

A experiência de um trabalho voluntário é muito benéfica para a sua carreira e, também, para a sua vida pessoal, propiciando um retorno sem igual.

Atualmente, muitos estudantes estão investindo em viagens de intercâmbio que mesclam a experiência no exterior com a possibilidade de realizar um trabalho voluntário em alguma instituição ou ONG. No entanto, você não precisar ir longe para realizar esse tipo de serviço, pois, certamente, não faltarão oportunidades em sua cidade.

Outro ponto de destaque de um trabalho voluntário é a possibilidade de se envolver em alguma causa social e ou ambiental, permitindo que você faça a diferença na vida das pessoas e, por que não, para o mundo.

Ficou interessado em entender melhor os benefícios de um trabalho voluntário? Então, continue a leitura deste post e tire suas dúvidas sobre o assunto!

9 benefícios de fazer um trabalho voluntário

1. Valorização pelo mercado

Um dos principais motivos para fazer um trabalho voluntário é que ele é bastante valorizado pelas empresas. Ao contar com uma experiência como essa em seu currículo, você estará demonstrando ao mercado que se envolve com projetos sociais e não hesitou em procurar por uma oportunidade de colocar em prática o que está aprendendo na graduação.

2. Ganho de experiência

Todo estudante universitário sabe como pode ser complicado conseguir o primeiro estágio, principalmente por não ser capaz de comprovar experiência na área. Por isso, investir em um trabalho voluntário também o ajudará a ganhar experiência, mesmo se não for em sua área de atuação.

Só de participar de um projeto e ter um posicionamento atuante e inovador já são fatores preponderantes e benéficos para a sua carreira.

3. Possibilidade de fazer networking

Outro ponto positivo que vai ajudá-lo a levar um trabalho voluntário em consideração é a possibilidade de fazer networking. Muitas serão as pessoas que você entrará em contato e terá a oportunidade de demonstrar a sua capacidade.

Portanto, aproveite essa chance para aprimorar a sua capacidade de comunicação e de manter relações com as pessoas.

4. Chance de entrar em contato com outras pessoas e culturas

Como consequência do networking, você também entrará em contato com outras pessoas e culturas. Muitas vezes, até o ensino médio, estamos acostumados a conviver apenas com quem tem os mesmos pensamentos e ideais que a gente. No entanto, isso mudará bastante após entrar na faculdade.

Em um trabalho voluntário, inclusive, provavelmente você lidará com uma realidade bastante diferente da sua. Essa experiência será imprescindível para abrir os seus olhos e mostrar a você a necessidade de investir em ideias para melhorar e tornar o mundo um lugar melhor.

Por menor que seja o trabalho, não tenha dúvidas de que ele já será um ponto inicial para uma transformação!

5. Aperfeiçoamento acadêmico e profissional

Qualquer experiência, seja ela pessoal ou profissional, é capaz de provocar transformações — e um trabalho voluntário não fica de fora disso. Desse modo, tenha em mente que essa vivência o ajudará a aperfeiçoar os seus conhecimentos e até propiciar questionamentos, sobre o que você espera para a sua carreira.

Nós já falamos isso, mas é importante reforçar. O trabalho voluntário é uma excelente oportunidade de você colocar em prática todos os aprendizados que tem na universidade, de modo a perceber quais habilidades precisa aprimorar.

6. Aprimoramento de habilidades

Além do aperfeiçoamento acadêmico, como já começamos a comentar no último tópico, a partir de um trabalho voluntário, você pode perceber quais habilidades precisa aprimorar para se tornar um profissional melhor e capacitado para o mercado.

Observe quais são as suas principais dificuldades, o que te provoca medo ou dúvidas e pense o que pode ser feito para desenvolver essas técnicas.

7. Desenvolvimento de ideias transformadoras

Aproveite o período como universitário para ser o mais inovador possível e ter uma postura ativa e confiante. Pense e planeje diferentes formas para fazer a diferença na vida das pessoas e desenvolva ideias transformadoras.

Se está trabalhando em uma ONG, avalie o que a sua experiência universitária e a sua vivência até hoje podem ajudá-lo para colocar uma ideia em prática ou criar um projeto.

8. Transformação pessoal

Quando você perceber a diferença que está fazendo na vida de alguém, pode ter certeza de que isso vai transformá-lo pessoalmente. Não há prazer maior do que colher os frutos de um trabalho bem-feito e dedicado.

Além disso, em um trabalho voluntário, quanto mais se dá, mais se tem em retorno. Seja pelo carinho que você vai receber em troca ou pelos resultados que proporcionará.

Esse tipo de serviço também vai ajudá-lo a desenvolver a empatia em relação à situação do próximo. Será capaz de perceber como um simples gesto pode ser suficiente para melhorar a realidade de alguém e como é importante ter sensibilidade e se colocar no lugar do outro.

9. Maior desenvoltura para lidar com situações adversas

Provavelmente, em um trabalho voluntário você terá que lidar com situações adversas e que nunca precisou resolver antes — e essas são habilidades muito requisitadas pelo mercado atualmente.

Portanto, aproveite cada oportunidade que surgir e sempre procure dar o seu melhor, aprendendo com outras pessoas e observando como elas superam os desafios.

Se o seu trabalho voluntário é em um outro país, por exemplo, você pode encontrar dificuldades em relação à cultura, língua ou com a própria atividade que está exercendo. Mas não tenha medo! Se perceber que não vai ser capaz de resolver a situação, peça ajuda e aprenda com seus erros!

Esperamos que após a leitura deste post você tenha aprendido melhor sobre os benefícios desse tipo de atividade e se sinta mais motivado a investir em um trabalho. Certamente, essa é uma experiência que só tem a acrescentar positivamente em sua vida, tanto profissional como pessoalmente.

Conhece outras pessoas que podem se interessar sobre os principais benefícios do trabalho voluntário para a carreira? Então, compartilhe este post em suas redes sociais e marque seus amigos nos comentários!

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Deixar comentário.

Share This