Estudos

O que você precisa saber sobre o vestibular agendado

 

A forma de ingresso mais comum e utilizada pelas faculdades particulares brasileiras é o vestibular. Tradicionalmente, a prova contém questões objetivas e uma redação na qual o aluno mostra suas habilidades adquiridas durante o ensino básico. Porém, uma opção de acesso à graduação que vem sendo muito procurada é o vestibular agendado.

Mas será que ele tem o mesmo propósito do vestibular tradicional? Continue a leitura e descubra o que é, como funciona, quando acontece e como você pode se inscrever no vestibular agendado da Faro.

O que é o vestibular agendado?

No vestibular clássico, o estudante deve comparecer ao local determinado pela instituição de ensino no horário estipulado. A mesma coisa acontece no vestibular agendado, porém, a grande diferença está no fato de que você tem opções de datas e horários ao seu dispor; assim, você pode escolher de acordo com a sua disponibilidade.

É comum que as faculdades ofereçam as duas modalidades: primeiro, acontece o processo seletivo geral, depois, o vestibular agendado. Nele, são ofertadas as vagas remanescentes para o estudante que, por algum motivo, não pôde comparecer na data anterior, não sendo necessária uma justificativa formal.

Como funciona o vestibular agendado?

O edital é divulgado no site da faculdade e nele o estudante encontra todas as informações fundamentais para fazer a inscrição conforme o calendário de agendamento. Outra vantagem é que, com as datas em mãos, será possível participar de outros vestibulares, sem que eles coincidam, o que faz aumentar as suas oportunidades.

Os conteúdos cobrados no vestibular agendado são os mesmos solicitados na prova de vestibulares comuns e no Enem, ou seja, todas as matérias da base nacional comum do Ensino Médio, com questões objetivas de Matemática, Português, Química, Física, Biologia, História e Geografia, além da redação, que deve ter entre 20 e 30 linhas.

Quando acontece e como fazer a inscrição do vestibular agendado da Faro?

As inscrições para o vestibular agendado da Faro acontecem como a do tradicional. No período especificado no edital você deve entrar no site da faculdade e aproveitar o diferencial, que é escolher a melhor data para você fazer a prova dentro das opções oferecidas pela Faro.

O manual do candidato também é um material elaborado especialmente para o vestibulando e nele você pode encontrar informações relevantes sobre o vestibular agendado, como datas, local de aplicação das provas, conteúdo e outras orientações.

Agora, veja em quais opções de curso você pode agendar o vestibular na Faro:

Administração

Na gestão de empresas e instituições novas competências vêm sendo exigidas pensando na capacidade do administrador de enxergar o todo de modo coerente. Assim, o profissional da área pode atuar no setor privado ou público, na prestação de serviços autônomos e/ou no seu próprio negócio. As principais características de um administrador são:

  • liderança e facilidade no trabalho em equipe;

  • flexibilidade e proatividade diante de mudanças;

  • capacidade de tomar decisões com criticidade;

  • pensamento estratégico e visão de futuro.

Dessa maneira, a criatividade, a inovação e a transformação são a base para uma boa administração. Entre as disciplinas que fazem parte da matriz curricular de Administração estão: Contabilidade, Micro e Macroeconomia, Gestão de Pessoas, Gestão Pública, Teoria Geral da Administração etc.

Ciências Contábeis

É um curso que integra várias áreas do conhecimento ligadas à complexidade da área contábil e às exigências de um mundo contemporâneo e tecnológico, por isso, uma postura crítica reflexiva é essencial e deve evidenciar:

  • direitos e deveres profissionais associados à realidade vivida;

  • domínio dos pressupostos teóricos da área contábil;

  • análise e interpretação ética de dados e informações patrimoniais;

  • postura ético-profissional na atuação.

Entre as disciplinas da grade curricular de Ciências Contábeis você encontrará: Introdução à Administração, Introdução ao Estudo do Direito, Gestão Tributária, Contabilidade Societária, Contabilidade Gerencial etc.

Direito

O Direito é uma ciência social aplicada essencial para a ordem social e para o desenvolvimento das nações. Ao profissional são atribuídas funções ligadas a diferentes empresas e instituições. Assim, na carreira jurídica o advogado é fundamental saber lidar com a superação de crises.

A formação do bacharel em Direito é a união perfeita entre teoria e prática, pois é necessário pensar nos conhecimentos adquiridos e vivenciar a ligação entre a prática e os textos teóricos estudados. Entre as disciplinas da matriz curricular do curso de Direito podemos listar: Direito Civil, Direito Penal, Direito Constitucional, Teoria Geral do Processo, Direito Administrativo, Ética Geral e Profissional, Direitos Humanos etc.

Engenharia Civil

O engenheiro civil está presente desde pequenas reformas até as grandes obras, exigindo do profissional uma habilidade sofisticada, além da preocupação com o meio ambiente, pensando sempre no desenvolvimento sustentável. A formação em Engenharia Civil se sustenta em quatro bases:

  1. aprendizado das competências básicas da Engenharia;

  2. incentivo e acompanhamento do progresso e desenvolvimento tecnológico;

  3. capacidade gerencial e sensibilidade com as demandas sociais e ambientais;

  4. vivência e trabalho prático.

Na matriz curricular de Engenharia Civil, as disciplinas que se destacam são: Geologia, Desenho Técnico, Topografia, Mecânica, Teoria das Estruturas, Hidrologia, Concreto Armado, entre outras matérias essenciais na formação do engenheiro.

Engenharia Florestal

Em todo Brasil, mais especialmente na Amazônia, as florestas são importante fonte de renda dentro das leis de proteção ambiental, e é nesse contexto que o engenheiro florestal torna-se importante. Com o seu conhecimento sobre as limitações e potenciais do meio ambiente, é possível aproveitar melhor os recursos e causar menos impactos.

O engenheiro florestal pode atuar em indústrias de madeira, no mercado de carbono, na gestão e conservação de espaços ambientais, no reflorestamento, na análise de impactos etc. Para ele é oferecida uma formação completa durante os 10 semestres de faculdade.

As disciplinas que compõem a grade curricular de Engenharia Florestal são: Morfologia Vegetal, Zoologia, Meteorologia e Climatologia, Hidrologia e Irrigação, Desenho Técnico, Genética Vegetal, Ecologia Geral, Química da Madeira, Melhoramento Florestal, entre outras.

Quais são as outras formas de ingresso na Faro?

Além das provas objetivas e da redação, aplicadas no vestibular agendado, o estudante pode optar por outras formas de ingresso na Faro. Uma delas é pela nota do Enem dos últimos 5 anos, tendo a pontuação mínima de 300 na redação e 200 na média das provas objetivas.

Os portadores de diploma de graduação também estão aptos a fazer a matrícula, além daqueles estudantes que desejam transferir-se de outra instituição para a Faro.

Para ficar por dentro de tudo e não perder nenhuma novidade sobre o vestibular agendado da Faro, assine nossa newsletter e receba informações diretamente em seu e-mail!

 

Deixar comentário.

Share This
0