Administração

Núcleo de apoio psicopedagógico: o apoio necessário ao estudante

A escolha da instituição de ensino para cursar a faculdade é uma situação muito importante para a carreira. Nesse momento, é comum que surjam dúvidas sobre o que considerar para escolher e quais os diferenciais devem ser procurados. Você já ouviu falar no núcleo de apoio psicopedagógico?

Essa estrutura não é conhecida por muitos estudantes, mas esse é um setor que traz diversos benefícios. Com foco na saúde mental e no aprendizado dos alunos, as faculdades instituem os núcleos de apoio com o objetivo de garantir todo o suporte necessário e melhorar a qualidade do ensino.

Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura deste conteúdo e saiba mais sobre esse setor desenvolvido para dar apoio aos estudantes!

O que é um núcleo de apoio psicopedagógico?

O núcleo de apoio psicopedagógico é formado por profissionais capacitados que prestam atendimento à comunidade acadêmica, de acordo com os horários definidos em cada instituição. Algumas das atividades exercidas são:

  • diagnóstico e acompanhamento das dificuldades de aprendizagem dos alunos;
  • organização de encontros entre corpo docente, discente e comunidade;
  • prática de momentos de reflexão sobre a prática educacional;
  • auxílio na solução de problemas, baseado na leitura da realidade e interpretação de sua etiologia (causas e origens), seu estado e sua evolução;
  • investimento no diálogo como principal ferramenta para detectar problemas;
  • escuta, observação e busca de informações reais, com o objetivo de encontrar a abordagem adequada em cada situação.

Além disso, toda a atuação é pautada no respeito às pessoas, profissionais ou em formação, valorizando a sua capacidade e a autonomia em qualquer situação. É um trabalho desenvolvido em conjunto, de forma interdisciplinar buscando a maior integração entre os envolvidos.

Desse modo, a atuação do núcleo busca aumentar o bem-estar social e psicológico da comunidade, além de ser uma prática importante para estimular a retenção dos alunos no curso.

Quem pode usufruir dos serviços oferecidos?

Em geral, o apoio psicopedagógico é oferecido a todos os alunos, professores e colaboradores da instituição de ensino, tendo em vista que as questões trabalhadas pelo núcleo afetam todos, tanto no interior da própria comunidade acadêmica quando no contato deles com a sociedade.

Isso acontece porque ele visa à promoção de saúde e atividades que favoreçam o aprimoramento constante do processo de ensino-aprendizagem e das relações sociais na instituição. Portanto, traz diversos benefícios para os estudantes e docentes.

Qual a importância da saúde mental do estudante?

Uma das funções do núcleo de apoio psicopedagógico é trazer benefícios para a saúde mental do estudante. Mas você sabe por que isso é importante? Infelizmente, esse é um aspecto constantemente negligenciado e que pode trazer prejuízos para o aluno. Entenda, a seguir, os motivos pelos quais vale a pena investir nesses cuidados.

Mais qualidade de vida

A saúde mental está diretamente relacionada à qualidade de vida. Existem diversos problemas que afetam o psicológico do estudante e, com o tempo, também podem trazer prejuízos físicos, como estresse, ansiedade, depressão etc.

É possível que eles afetem a alimentação, a disposição, o sono e trazer outros reflexos físicos, como dores de cabeça ou nos músculos, desenvolvimento de alergias, redução da imunidade e outros problemas sérios.

Portanto, estar saudável mentalmente também é importante para garantir o bem-estar físico e trazer outros benefícios relacionados ao trabalho, aos estudos e à vida social.

Powered by Rock Convert

Maior rendimento nos estudos

Durante a sua rotina de preparação para o vestibular, você deve ter percebido que nos dias em que tudo flui bem e o humor está bom, os estudos rendem mais. Isso acontece porque as preocupações com o dia a dia e os problemas psicológicos costumam afetar a concentração e o desempenho das tarefas.

Isso também ajuda a manter bons relacionamentos interpessoais, importantes para desenvolver um bom networking durante a faculdade, fazer amizades e conseguir aproveitar as oportunidades que surgem durante o ensino superior.

A saúde mental também é um fator determinante para que o estudante desenvolva a resiliência necessária no desenvolvimento de carreira e tenha mais serenidade para enfrentar os desafios. Assim, é possível ter mais equilíbrio e tranquilidade na vida.

Por que procurar uma instituição que conte com esse núcleo?

Esse é um local de diálogo, com profissionais dispostos a escutar os alunos, esclarecer dúvidas e ajudar na integração em projetos e atividades de formação. Além disso, eles oferecem suporte nos momentos de dificuldades, que podem interferir no rendimento acadêmico e atrapalhar os estudos.

É comum que o aluno vivencie momentos de ansiedade e medo, principalmente relacionados às escolhas da carreira e questões decisivas, como uma entrevista de estágio ou emprego, a apresentação de trabalho ou a realização de provas.

Além disso, podem surgir problemas causados por fatores externos, como questões envolvendo familiares, relacionadas à saúde ou referentes às finanças. Nem sempre é fácil conciliar a vida pessoal, profissional e acadêmica. Por isso, o estudante deve se preocupar com as oportunidades de trabalhar o aspecto psicológico e ter atenção à saúde mental.

Porém, muitas vezes o estudante não tem condições ou tempo para procurar atendimento externo. Nem sempre ele sabe quem procurar para receber suporte. Nessas horas, uma faculdade que ofereça esse tipo de estrutura faz toda a diferença na vida do aluno.

Conheça o NAPI

Na FARO, por exemplo, o núcleo de apoio psicopedagógico institucional (NAPI) trabalha focado na evolução da comunidade acadêmica, abordando aspectos culturais, sociais e históricos, além da parte psicológica e psicopedagógica.

Assim, o trabalho é focado no bem-estar social e no desenvolvimento de todos, com especial atenção no apoio aos alunos, por meio de trabalhos de monitoria e nivelamento de acadêmicos em dificuldades em certas disciplinas, para melhorar o seu desempenho em componentes curriculares básicos.

Vale destacar, ainda, que os alunos que atuam como monitores no auxílio de professores também adquirem experiências e conhecimentos únicos, além de poder usar essa atividade para melhorar o currículo profissional.

Desse modo, escolher uma faculdade que tenha um núcleo de apoio psicopedagógico proporciona um grande diferencial durante o ensino superior, auxiliando o aluno a lidar com os desafios dessa etapa da vida e a se preparar da melhor forma para o mercado de trabalho.

Curtiu o post? Se quiser ficar por dentro de outros conteúdos sobre faculdade, estudos e carreira, assine a nossa newsletter e não perca as nossas atualizações!

Deixar comentário.

Share This
0