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Gestão do tempo: a prática que vai te levar ao sucesso! Veja 7 dicas

Gestão do tempo

Lidar com a rotina de estudos pode ser um pouco complicado, principalmente quando também é necessário cumprir outras tarefas, como trabalho e compromissos importantes para o seu dia a dia. Para dar conta de todas essas atividades, é fundamental ter uma boa gestão do tempo.

Com um planejamento adequado, fica mais fácil desenvolver todas as tarefas de estudo para melhorar a sua produtividade e garantir um bom desempenho na faculdade. Para isso, existem algumas estratégias e hábitos que você pode adotar e que vão ajudar a gerenciar o tempo e todos os seus compromissos da melhor forma.

Ficou interessado no assunto? Então continue a leitura deste post e confira 7 dicas incríveis para fazer uma boa gestão do tempo!

1. Planeje o seu tempo

Planejar o seu tempo é o primeiro passo para conseguir fazer uma boa gestão e cumprir todas as suas tarefas. Verifique o tempo disponível que você tem em cada dia para se dedicar aos estudos e demais compromissos, sem se esquecer dos momentos de descanso e lazer.

Em seguida, monte um calendário com todos os seus afazeres, incluindo as horas de estudo. Fazendo isso, você pode montar um cronograma de estudos e organizar todo o conteúdo que precisa ser revisado. Outra dica é deixar sempre um tempo “livre”, para repor tarefas que não tenham sido cumpridas devido aos imprevistos ou rever algumas matérias nas quais você apresentou mais dificuldades.

2. Tenha uma agenda

Além de ter um bom controle das tarefas, como nos cronogramas de estudo, para uma boa gestão do tempo também é importante ter uma agenda para anotar os seus compromissos. É normal surgirem novas atribuições no dia a dia, tanto relacionadas aos estudos, como um trabalho de última hora, quanto aleatórios, como consulta médica, saída para fazer compras ou visitar amigos, por exemplo.

Para não se esquecer de nada, agende sempre todos as suas atividades do dia, da semana e do mês. Você pode usar as tradicionais agendas de papel ou outras ferramentas, como planilhas e aplicativos — atualmente, existem diversas opções para ajudar nos estudos.

3. Controle as suas tarefas

Mantenha sempre um bom controle do cumprimento das tarefas para facilitar a gestão do tempo. É certo que podem acontecer imprevistos, como um compromisso inesperado ou doenças que impedem você de estudar. Por isso, é importante anotar todos os afazeres cumpridos para identificar se há alguma pendência.

Sem esse controle, você pode deixar de cumprir algumas atividades sem se dar conta, prejudicando todo o seu planejamento. Além disso, sempre que você se deparar com tarefas que ficaram em aberto, reveja o seu planejamento e tente encaixá-las na agenda.

4. Crie rotinas

Você sabia que criar uma rotina pode potencializar o seu aprendizado? Quando você repete comportamentos e tem horários bem organizados, o seu corpo se acostuma com as tarefas que devem ser feitas em cada período, melhorando a sua concentração e desempenho.

Outro ponto importante é que a organização da rotina evita os imprevistos e, consequentemente, diminui o estresse — outro fator que pode prejudicar o seu rendimento e o gerenciamento do tempo e das atividades que devem ser cumpridas.

5. Adote estratégias de gestão do tempo

Se você quer ter mais eficiência quando estuda e cumpre suas tarefas, também vale a pena adotar algumas estratégias específicas para gerenciar o tempo. Elas são desenvolvidas com o objetivo de melhorar o rendimento e aumentar a produtividade.

Confira, a seguir, duas opções que você pode usar na sua rotina.

Método GTD

O método GTD vem do inglês “Getting Things Done” e é conhecido como “a arte de fazer acontecer” em português. Ele está relacionado à organização do tempo e da agenda, englobando 5 passos:

  • capturar: pensar em todas as pendências existentes e registrar as tarefas;

  • esclarecer: analisar a lista para definir o que precisa ser feito e a ordem de preferência;

  • organizar: organize as tarefas pela ordem que devem ser realizadas;

  • refletir: revise as listas para garantir que nada ficou para trás — o ideal é revisar as listas pelo menos uma vez por semana;

  • engajar: executar as tarefas selecionadas na agenda.

Dessa forma, fica mais fácil garantir que você vai cumprir todas as atividades necessárias, com a definição de prioridades e controle de tudo que precisa ser feito.

Técnica Pomodoro

A técnica Pomodoro é uma ótima alternativa para potencializar os estudos. De acordo com ela, você deve fazer pequenas pausas após cada período de trabalho (chamado de Pomodoro).

Funciona assim: você mantém o foco nas tarefas por 25 minutos e depois deve fazer um intervalo de 5 minutos.

Após 4 Pomodoros, é preciso fazer um intervalo mais longo, entre 10 e 30 minutos. Isso ajuda a descansar a mente e evita as distrações, já que você terá os períodos de folga para ir ao banheiro, comer ou mexer no celular, por exemplo. Vale lembrar que você pode ajustar a duração dos períodos de foco e intervalos conforme achar mais adequado, buscando sempre o melhor rendimento possível nos seus estudos.

6. Priorize algumas atividades

Não é raro se deparar com acúmulo de atividades que podem atrapalhar seu planejamento. Um trabalho para entregar durante a época de provas, por exemplo, pode dificultar que você cumpra todas as tarefas que você precisa. Aqui, não adianta se desesperar e tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo: defina quais são as prioridades e os prazos disponíveis para focar em um trabalho por vez.

Também é necessário considerar o tempo médio para realizar cada uma delas, para que você possa encaixá-las na sua agenda de acordo com a disponibilidade. Uma dica aqui é deixar para fazer as atividades mais importantes nos momentos em que você tem mais energia e melhor rendimento.

7. Fique longe dos eletrônicos

Para finalizar, essa é a dica de ouro: mantenha-se longe dos aparelhos eletrônicos, exceto caso ele seja fundamental para a sua tarefa. Apesar de muito úteis, eles também são uma das principais fontes de distração e um dos vilões da gestão de tempo — mesmo aquela olhadinha rápida para responder uma notificação já quebra a sua concentração e atrapalha o seu fluxo de atividades.

Além disso, mesmo quando for utilizá-los, evite acessar redes sociais e outros sites que não tenham relação com a tarefa. Para ajudar, você pode determinar horários específicos para essas distrações (como os intervalos da técnica Pomodoro), contar com aplicativos que ajudam a cronometrar o tempo gasto com elas ou, até mesmo, bloquear o acesso a determinados sites ou apps.

Aplicando essas dicas no seu dia a dia, ficará mais fácil ter uma boa gestão do tempo e cumprir todos os seus compromissos, permitindo que você se dedique aos estudos e demais atividades importantes da sua rotina para ter sucesso na faculdade!

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