Administração

Fique por dentro da Administração na Era Digital

Saber como se adequar à Administração na Era Digital é um dos principais desafios de quem pretende empreender ou trabalhar na área em um futuro próximo. Afinal de contas, as inovações tecnológicas modificaram e continuam modificando o dia a dia, dando origem a novas demandas e níveis de eficiência.

Lembre-se, por exemplo, do seu primeiro celular, computador, notebook, jogo digital, serviço de internet etc. Quais eram as suas exigências em termos de agilidade, recursos, flexibilidade e afins? Quais são suas exigências para um aparelho ou serviço atual?

Resumidamente: a tecnologia trouxe novos padrões para as organizações e para os seus administradores. Continue lendo para entender esses parâmetros e saber como se qualificar nesse novo cenário!

O que mudou na Era Digital e quais são os novos processos de gestão?

De certa forma, as inovações tecnológicas reinventaram praticamente tudo o que se conhecia. As pessoas se relacionam, compram, vendem, estudam e trabalham de uma forma diferente do que ocorria em outras décadas. E, tudo isso também afeta a Administração.

A área não teria como ficar alheia às transformações. Os softwares, os hardwares e as alterações sociais exigem que todos os ramos do conhecimento acompanhem as mudanças e evoluam em conformidade com o desenvolvimento das inovações. Não por acaso, é possível verificar diversos novos processos, além de mudanças em áreas já estabelecidas. Veja um quadro geral da Administração na Era Digital:

Incorporação de recursos à Administração

Décadas atrás, a gestão era fundamentalmente organizada por anotações, o que, obviamente, requeria grandes quantidades de tempo e esforço. Atualmente, tudo é realizado por smartphones, notebooks, tablets e outros aparelhos eletrônicos, com aplicações que automatizam tarefas e minimizam os erros.

Além disso, há uma ampla variedade de programas criados especificamente para atender às demandas empresariais, como softwares de controle de finanças, materiais, logística e planejamento. Logo, as expansões tecnológicas contribuem para o desenvolvimento dos processos de gestão, beneficiando as empresas e aperfeiçoando seus serviços.

Atendimento dos consumidores

Assim como as empresas se beneficiaram das inovações, os consumidores passaram a ser mais bem atendidos em suas necessidades. Isso porque, com o aperfeiçoamento dos produtos e serviços, naturalmente os negócios oferecem um maior conforto e comodidade às partes interessadas.

No entanto, isso também se revela uma exigência de maior agilidade e eficiência na entrega de valor. Afinal, ao ser atendido em certo patamar, a manutenção da qualidade é o mínimo que se espera, não é mesmo? Lembre-se daquela distinção entre as suas exigências com os produtos antigos e com os atuais!

Mudanças nas áreas de Marketing e Vendas

As formas de chamar a atenção dos potenciais clientes e de fechar negócios também sofreram uma grande evolução. Tanto os canais de divulgação como os de vendas passaram a alcançar um incontável número de pessoas, além de incorporarem novas práticas para se adaptar à Era Digital.

Hoje em dia, uma loja virtual pode atender a pessoas de todas as regiões do país e permitir a expansão do negócio, com um custo substancialmente inferior ao de abrir filiais, só para citar um exemplo.

Sendo assim, houve um casamento perfeito entre tecnologia e administração, com uma grande evolução em todos os departamentos de um negócio. Por isso, é importante que essas áreas se desenvolvam em conjunto, a fim de que os processos de gestão alcancem patamares cada vez mais elevados de eficiência.

Powered by Rock Convert

Quais habilidades e os desafios do profissional na Administração da Era Digital?

Além das tradicionais habilidades comportamentais, como trabalho em equipe, empatia e resiliência, os profissionais serão mais exigidos em relação ao conhecimento técnico, à interdisciplinaridade e à flexibilidade na medida em que a transformação digital avança nos diferentes segmentos do mercado.

Não por acaso, o principal desafio é a capacidade de se manter versátil e lidar com as diferentes demandas do dia a dia. Assim, o administrador deve ser um empreendedor nato e saber interpretar cada momento, antecedendo-se aos problemas e, principalmente, às soluções.

Para tanto, é preciso gostar do que se faz e buscar uma constante atualização. Como você verá a seguir, essas características serão determinantes para atender às exigências do mercado e encontrar uma boa colocação.

O que o mercado espera dos profissionais nesse novo contexto?

Na Era Digital, o mercado busca profissionais que consigam aliar a tecnologia ao dia a dia, bem como que ofereçam soluções para gerar bem-estar para as partes interessadas, como consumidores, parceiros, fornecedores etc.

Com efeito, os administradores devem compreender os objetivos, metas e estratégias das organizações e trabalhar por uma melhoria constante de seus processos e atividades. Só assim, eles serão capazes de convergir para satisfação dos interesses das empresas.

Tudo isso demanda o desenvolvimento de uma cultura multidisciplinar e a atualização constante. Trata-se de reunir as condições de versatilidade e flexibilidade necessárias para lidar com um período em que as transformações são rápidas e constantes.

Quais são os caminhos para uma formação adequada?

Como em outras áreas especializadas, a formação profissional exigirá estudo e dedicação. Não há uma fórmula mágica ou receita de bolo para o crescimento! Na verdade, em muitos casos, o aluno terá de ir além do ensinado em sala de aula, a fim de atender a demanda por uma constante evolução.

Por outro lado, um ponto relevante nesse processo é a interdisciplinaridade. Isto é, o profissional precisa aliar os conhecimentos de diferentes áreas para criar uma base sólida, entendendo, especialmente, as relações entre Administração e inovação.

Essa perspectiva se alia à formação continuada como via adequada para formação. Ora, se a tecnologia diariamente produz um novo processo ou recurso, os profissionais precisam agregar conhecimentos com uma frequência suficiente para acompanhar as transformações e superar os desafios do dia a dia.

Nesse sentido, ao pensar em como se qualificar, o segredo é somar as duas características. Só assim, o administrador será reconhecido e disputado pelo mercado, além de se tornar uma referência em sua área de atuação.

Por isso, é recomendável que você procure um curso superior que esteja alinhado às exigências da Administração na Era Digital e forneça os estímulos necessários para formar profissionais aptos a lidar com as características desse novo mercado.

Se este texto foi útil, aproveite a visita e assine nossa newsletter! Assim, você se manterá atualizado com conteúdos relevantes para sua carreira!

 

Deixar comentário.

Share This
0