Estudos

Férias escolares: saiba como se programar para conciliar lazer e estudo

clique na imagem para se inscrever

Clique na imagem para se inscrever!!

As tão sonhadas férias escolares estão chegando! Porém, junto da vontade de jogar tudo para o alto e se divertir, vem aquela culpa, afinal, o Enem está chegando e ainda há muito conteúdo para estudar. Esse dilema realmente não é fácil, mas a resposta está no equilíbrio. Não é uma boa ideia deixar as matérias de lado, mas também não é nada produtivo se trancar no quarto com os livros e dar adeus ao descanso.

Neste post, vamos mostrar como é possível conciliar estudo e lazer. São 8 dicas simples para quem quer curtir as férias sem deixar de lado o objetivo de conquistar uma vaga no Ensino Superior. Confira!

Defina o que precisa estudar

Uma dica muito comum em posts que falam sobre como melhorar os estudos é procurar revisar no dia o que foi passado em sala de aula. Porém, imprevistos acontecem e sabemos que nem sempre é fácil dar conta de tudo que se aprendeu. Então, esse é o momento de colocar as coisas em ordem.

Se a sua agenda de estudos estiver em dia, escolha as matérias nas quais você tem mais dificuldade. Faça uma lista dos temas que pretende revisitar para não se sentir perdido. Muitas vezes, a quantidade enorme de conteúdos acaba nos paralisando. Com essa definição de assuntos, é possível organizar melhor o tempo sem se perder.

Planeje seus estudos

Com a lista de conteúdos pronta, já é possível organizar seu momento de preparação. Monte um cronograma de estudos, definindo os dias em que vai dedicar a quais temas. Não se desespere e tome todo o seu dia. Reserve apenas uma hora.

Crie uma rotina sadia

Essa é a pior das tentações nas férias escolares: como as aulas ficam fora do calendário, as coisas passam a ser mais bagunçadas. Você acorda muito tarde, toma café da manhã na hora em que deveria estar almoçando, sai com os amigos à noite etc. Sair muito fora da rotina pode ser um problema quando as aulas retornarem.

Por isso, não exagere! Dormir a manhã inteira no primeiro dia de folga é aceitável (vamos falar disso mais adiante), mas se isso se transformar numa rotina nociva, veja só quanto tempo será mal aproveitado. Bagunçar o cardápio também desestabiliza seu corpo, e o faz sentir fome ou sono nas horas erradas.

Estabelecer uma rotina sadia vai ajudá-lo a curtir com equilíbrio e aproveitar ao máximo seu tempo livre.

Distrações nas horas certas

Na hora de estudar fique longe das distrações. O ideal é desligar o celular, mas se estiver esperando alguma mensagem importante, deixe-o com alguém de confiança. Lembre-se de que, nesse momento de férias, seu tempo de contato com as matérias já é reduzido. Então, esperar uma hora para estar online outra vez não é nada de outro mundo.

Leia mais livros

Uma boa forma de se divertir sem deixar os estudos totalmente de lado é escolher alguns livros para acompanhá-lo durante as férias. Escolha uma ficção e uma biografia ou uma obra que fale sobre um assunto ligado aos conteúdos que podem cair na prova. Mesmo a ficção pode dar uma força para aprimorar sua gramática e técnica de escrita (se for uma obra da literatura brasileira, melhor ainda!).

Não gosta de livros? Em ano de estudos, ler mais é uma necessidade e ajuda muito o seu desempenho na redação. Mas se não é tão prazeroso assim que não possa ficar fora do tempo previsto de estudos, uma opção é assistir a filmes e documentários. Eles também podem ajudar a esclarecer questões e memorizar conteúdos.

Cuide da saúde

Essa precisa ser uma preocupação o ano inteiro, mas sabemos que vida de estudante não é fácil. Encaixar uma consulta médica no meio do furacão pode ser complicado. Então, aproveite a folga para fazer um check-up e ver se está tudo em dia.

Procure também se valer desse tempo para cultivar outros hábitos de prevenção da saúde. Intensifique sua atividade esportiva ou, se anda sedentário, aproveite para se acostumar à ideia. Mesmo em período de aula, praticar um esporte três vezes por semana ajuda a fortalecer o sistema imunológico, dá mais energia e alivia as tensões.

A alimentação também não pode ser esquecida. Não ceda à tentação do fast-food! Claro que você pode sair com os amigos e comer um hambúrguer de vez em quando, mas não sempre. Além de aumentar seus níveis de colesterol e triglicérides, as comidas industrializadas afetam diretamente seu peso e aumentam a sensação de cansaço e sonolência — o que não combina em nada com a vida de quem está precisando ter energia para estudar.

Descanse

Dormir um tempinho a mais porque não tem que correr para a escola é um direito todo seu nas férias. Cuidar do sono também ajuda a repor as energias para enfrentar o próximo semestre. Mas não exagere, nem troque a noite pelo dia! Mais uma vez, o que vale é o equilíbrio.

Procure aplicar seu tempo também em outras atividades que tragam tranquilidade: tomar sol, assistir a um programa na TV, marcar um futebol com os amigos, gastar um tempo nas redes sociais, visitar parentes etc. O ócio também faz parte da higiene mental e ajuda na fixação de conteúdos, além de minimizar os efeitos do estresse.

Só tome cuidado para não transformar o descanso em procrastinação, ou seja, adiar o que é importante. Lembre-se da sua agenda! Ela serve não só para marcar o tempo de estudar. Tenha um período certo para cada atividade.

Curta suas férias escolares

Quer viajar? Sair com os amigos? Passear no shopping? Faça tudo isso sem culpa! Ter seu momento de diversão também é importante e vai te ajudar a estudar melhor. Você não precisa de muito para conseguir se organizar. É possível usufruir de tudo na dose certa.

Ao criar uma rotina sadia, você pode curtir suas férias escolares sem perder o foco nos conteúdos que precisam ser estudados. Basta ter uma agenda organizada, cuidar do corpo e da mente — com o tempo certo para o que é compromisso e o que é diversão. Tem alguma dica? Quer contar sua experiência? Deixe seu comentário no post!

 

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Share This