Estudos

Fazer faculdade particular pode ser a melhor opção para o seu futuro

Ter um curso superior traz diversas vantagens para a carreira, mas na hora de escolher uma instituição de ensino, é comum se deparar com alguns mitos e verdades sobre fazer faculdade particular. Além disso, muitas pessoas acreditam que o diploma da faculdade não é tão importante e deixam de investir nessa qualificação.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para explicar a importância do curso superior e esclarecer os mitos e verdades a respeito das faculdades particulares. Acompanhe!

A importância de fazer um curso superior

A competitividade no mercado de trabalho é cada vez maior, o que exige que os profissionais apresentem diferenciais para conseguir boas posições e atingir o sucesso. Nesse cenário, o diploma da faculdade é fundamental para quem deseja se destacar.

O curso superior também garante conhecimentos específicos a respeito da profissão e proporciona experiências importantes para a formação profissional, como oportunidades de estágio, participação em empresas juniores ou em atléticas universitárias.

Durante a faculdade, o convívio com professores e outros colegas permite a criação de uma rede de contatos, fundamental para construir uma trajetória de sucesso na profissão. São várias oportunidades para conhecer novas pessoas e trocar experiências, como palestras, congressos e outros eventos.

Outra vantagem importante é a remuneração: de acordo com as pesquisas do IBGE, o rendimento médio mensal de quem concluiu o ensino superior é 3 vezes maior quando comparado aos trabalhadores que apenas concluíram o ensino médio. Ou seja, o diploma de graduação é um dos fatores considerados na hora de determinar o valor do salário.

Porém, será que vale a pena pagar uma faculdade particular? Essa é uma dúvida comum, principalmente porque existem diversos mitos sobre o assunto, mas esse é um ótimo investimento para a carreira, conforme mostraremos a seguir.

Mitos sobre fazer faculdade particular

Existem muitas informações divulgadas sobre essas universidades, mas nem sempre elas são verdadeiras. Por isso, separamos a seguir os principais mitos sobre faculdade particular e explicamos como é a realidade do ensino. Confira!

Qualidade do ensino

Um dos mitos mais comuns sobre a faculdade particular trata da qualidade do ensino. Como a procura pelas universidades públicas é grande, algumas pessoas acreditam que elas são melhores que as privadas.

Contudo, os cursos oferecidos pelas instituições particulares são avaliados pelo MEC frequentemente e precisam ser credenciados para funcionar, portanto, devem seguir os requisitos impostos pela legislação. Além disso, as faculdades fazem investimentos constantes para manter o alto nível e conquistar novos estudantes todos os anos.

Dedicação do aluno

Quando se fala em faculdade particular, algumas pessoas acreditam que elas exigem menos esforço e que é mais fácil conseguir a aprovação nessas instituições. Entretanto, essa informação é um mito.

Na realidade, as faculdades particulares exigem o cumprimento de carga horária, notas mínimas e todas as atividades previstas também nas universidades públicas, inclusive com sistema de reprovação para os alunos que não atingirem os requisitos mínimos para a conclusão do período.

Qualificação do corpo docente

As universidades particulares têm processos seletivos próprios e os professores não precisam passar por concursos públicos. Como consequência, algumas pessoas acreditam que isso gera a contratação de profissionais menos capacitados.

Mas, ao contrário do que pensam, o processo de contratação é bastante exigente e, tendo em vista que os docentes não contam com a estabilidade garantida aos concursados, eles tendem a ser ainda mais preparados e dedicados ao trabalho para garantir a manutenção do cargo.

Aceitação do mercado

Um dos maiores mitos sobre fazer faculdade particular é de que essa escolha dificultaria a colocação no mercado de trabalho, pois as empresas teriam restrições para essas contratações. Porém, nos processos seletivos, os empregadores consideram diversos fatores, como habilidades específicas, experiências anteriores e outras atividades.

Dessa forma, desde que o estudante escolha uma instituição de ensino de qualidade, não existirão problemas relacionados à aceitação do seu diploma no mercado de trabalho. Outro ponto importante é que essas universidades contam com mais atividades práticas no currículo, garantindo que os alunos saiam mais preparados para o dia a dia profissional.

Verdades sobre fazer faculdade particular

Agora que já esclarecemos os principais mitos sobre o assunto, também explicamos algumas das verdades sobre estudar em uma universidade particular e os benefícios que isso proporciona. Veja só!

Alterações na grade curricular

As grades curriculares são constantemente atualizadas para acompanhar as tendências e mudanças relevantes para a atuação profissional, pois o principal objetivo das faculdades particulares é preparar o aluno para o mercado de trabalho.

Cursos atualizados

Tendo em vista que as instituições privadas não dependem dos recursos do governo para funcionar, os procedimentos para abertura de novos cursos e turmas é simplificado, o que facilita o credenciamento no Ministério da Educação (MEC).

Com os avanços tecnológicos e mudanças no mercado, é comum a criação de graduações voltadas para atuações específicas. Dessa forma, fazer uma faculdade particular costuma ser a opção ideal para quem busca cursos mais atuais, que atendam às novas demandas do mercado.

Infraestrutura oferecida

As faculdades particulares conseguem oferecer uma estrutura mais completa para os alunos, inclusive com materiais em sala de aula. Os laboratórios costumam ter melhores equipamentos, e o conforto dos alunos é sempre um dos principais focos, afinal, a universidade precisa investir para atrair mais estudantes.

Outra vantagem é que os alunos também têm a garantia de terminar o curso no prazo estabelecido, exceto em caso de reprovação. Isso acontece porque nas instituições particulares não acontecem greves ou paralisações. Em caso de falta de professores, a instituição busca outros profissionais para garantir que os estudantes tenham aulas de qualidade.

Facilidade para conseguir estágio

Como nas faculdades particulares a incidência de curso em turnos únicos de manhã ou à noite é maior, os estudantes contam com mais tempo disponível para se dedicar a outras atividades de aperfeiçoamento, principalmente os estágios.

Também é bastante comum que as próprias instituições contem com núcleos de prática, empresas juniores e outras atividades voltadas para a atuação profissional, proporcionando conhecimentos e experiências fundamentais para a carreira.

Como vimos, fazer faculdade particular traz diversas vantagens para o aluno. Mas, para garantir todos os benefícios, na hora de escolher a universidade, é importante observar a infraestrutura oferecida, a segurança e as vantagens ofertadas aos alunos, como parcerias com instituições internacionais.

Então, o que achou deste post? Se você quer acompanhar outros conteúdos como esse, assine a nossa newsletter para receber as nossas novidades por e-mail!

Deixar comentário.

Share This
0