Engenharia Civil

Estudar Engenharia Civil é na FARO! Conheça as vantagens do curso

 

Engenharia Civil é um curso clássico dentro das opções que a área de Engenharia oferece. Apesar de tradicional, a profissão está se modernizando e o mercado está se modificando no que se refere às áreas de atuação. Acompanhando a tendência, novas ferramentas estão sendo utilizadas para facilitar e otimizar o trabalho dos engenheiros. Para se destacar no mercado de trabalho, o profissional deve dominar os novos recursos.

Neste post você saberá quais são essas novidades, e poderá entender por que é importante escolher um curso para estudar Engenharia Civil que disponibilize esses recursos. Continue a leitura, saiba mais sobre as tendências de mercado e conheça o perfil de profissional esperado!

Qual é o futuro da Engenharia Civil?

Segundo o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), o Brasil forma cerca de 40 mil engenheiros por ano, enquanto a China, por exemplo, forma 650 mil profissionais anualmente. Há um déficit de engenheiros no país, e o mercado ainda está enfraquecido pela crise imobiliária de 2012.

No entanto, há alternativas empolgantes surgindo para quem quer iniciar a carreira na área. Podemos ressaltar oportunidades ligadas a:

  • sustentabilidade e construção;

  • conhecimento de novos materiais;

  • construções inteligentes e modernas;

  • conhecimento tecnológico e habilidade de adaptação.

Áreas de atuação

Além das novas áreas de atuação já citadas, o profissional formado em Engenharia Civil poderá exercer as seguintes atividades principais:

  • engenheiro projetista estrutural;

  • engenheiro de obras;

  • engenheiro de fundações;

  • engenheiro de fiscalização;

  • engenheiro de desenvolvimento de produtos voltados para materiais de construção;

  • engenheiro de projeto e manutenção de instalações hidráulico-sanitárias e elétrica;

  • engenheiro de infraestrutura;

  • engenheiro de orçamentos e planejamento de obras.

O perfil profissional ideal

Planejar a carreira profissional é essencial nos dias atuais. Para ser um bom engenheiro não basta somente a dedicação e a vontade. Um fator de extrema importância é a instituição de ensino onde o profissional estudou. Por isso a importância de buscar uma faculdade de referência. É na instituição de ensino que ele poderá conhecer as demandas principais do mercado e dar os primeiros passos no manuseio de ferramentas importantes para o trabalho.

Ao longo do curso, o estudante poderá desenvolver e reconhecer suas habilidades. O mercado aponta que o perfil de profissional ideal deve ter:

  • conhecimentos científicos e dominar as tecnologias aplicadas na prática;

  • capacidade de gerenciamento — processos, pessoas, projetos e finanças;

  • conhecimento em aproveitamento de recursos naturais;

  • flexibilidade e capacidade de adaptação;

  • capacidade de trabalhar em equipe, incluindo profissionais de outras áreas;

  • sensibilidade social e boa comunicação;

  • comportamento empreendedor.

O que é a plataforma BIM?

Em inglês, BIM significa Building Information Modeling e, em português, quer dizer modelo da informação da construção. A ferramenta é um novo conceito para projetar construções e possibilita planejar em 3D, deixando o modelo mais fiel ao produto final e permitindo uma melhor visualização.

O projeto em BIM deve conter todas as informações da construção da maneira mais completa possível, incluindo até mesmo materiais utilizados e suas respectivas quantidades, orçamentos, receitas e gastos. Os envolvidos em todas as etapas da construção devem alimentar as informações, que podem ser utilizadas por qualquer profissional que necessite.

O BIM está sendo aplicado até mesmo em programas consagrados, como o AutoCAD, que antes utilizava apenas projeções em 2D. Em breve o conceito poderá ser aplicado também em aplicativos para smartphone, tablets e até mesmo no Google Glass, permitindo visualizar o projeto no local onde será a construção e interagir com a projeção.

A importância de estudar em uma faculdade credenciada para utilizar a plataforma BIM

Em relação ao conceito BIM, a Faro coloca à disposição de seus acadêmicos os softwares da Autodesk para que os estudantes tenham acesso às plataformas utilizadas pelos engenheiros.

De acordo com o decreto 9.377, a plataforma BIM consiste no conjunto de tecnologias e processos integrados que permite a criação, utilização e atualização de modelos digitais de uma construção. Estudar em uma instituição que oferece o acesso ao conceito possibilitará ao estudante o domínio da tecnologia mais atual, pois o conceito BIM é considerado uma evolução na forma de projetar.

Por que estudar Engenharia Civil na Faro?

O curso de Engenharia Civil da Faro é o pioneiro do estado de Rondônia. A primeira turma foi formada em 2008, e já são mais de 1.000 profissionais capacitados atuando no mercado de trabalho em todo Brasil e aprovados em diversos concursos públicos.

Segundo a coordenadora do curso de Engenharia Civil da Faro, Maria Angélica Foes da Rocha, “os acadêmicos são motivados a trabalhar soluções para os problemas da cidade e do estado de Rondônia. Os docentes os estimulam a buscar inovações tecnológicas, além de verificar na prática assuntos abordados em sala de aula por meio de visitas técnicas, aulas em laboratórios e trabalhos de conclusão de curso”.

A estrutura e qualificação dos professores são alguns dos diferenciais da instituição. Além da biblioteca física e em nuvem, com mais de 40 mil títulos à disposição dos acadêmicos, os alunos ainda podem contar com os laboratórios de:

  • solos;

  • concreto;

  • hidráulica;

  • topografia;

  • química;

  • física;

  • geologia;

  • canteiro de obras experimental.

Esses laboratórios garantem que as aulas práticas tenham qualidade e ofereçam aprendizado eficiente aos futuros engenheiros.

Empresa júnior e revista científica

A Faro abriga a primeira empresa júnior de Engenharia Civil da região Norte, a ECONCI, onde os acadêmicos adquirem experiência prática durante a realização do curso. Ainda é sede da Atlética de Engenharia, que promove atividades esportivas e estimula a interação entre os alunos dos cursos.

A Faro ainda realiza, anualmente, o encontro de Ciências e Tecnologias, e os trabalhos apresentados são publicados em sua revista científica, a Farociências. Também uma vez por ano é realizada a Jornada de Engenharia Civil, na qual são organizadas palestras, mesas redondas, minicursos e competições técnicas, como levantamento de alvenaria e pontes de macarrão.

Neste post você soube quais são as perspectivas para o mercado da Engenharia Civil no Brasil e conheceu algumas das tendências tecnológicas que prometem ser o futuro da profissão, como a plataforma BIM. Você também compreendeu quais são os requisitos desejados para o profissional da área e quais são as possibilidades de atuação.

Além disso, entendeu que, para construir uma trajetória profissional sólida, é preciso avaliar bem em qual instituição de ensino você vai estudar Engenharia Civil. Também percebeu que optar pela Faro agrega novos conhecimentos e experiências ao currículo.

Ficou interessada e quer saber mais detalhes sobre o curso de Engenharia Civil da Faro? Então entre em contato conosco!

 

1 comentário

  • Parabéns pelo artigo. A engenharia é uma área em expansão e certamente quem a procura tem entre suas habilidades a inteligência espacial. Sucesso aos futuros engenheiros!

Deixar comentário.

Share This
0