Administração

Entenda como ser um empreendedor de sucesso e comece já!

clique na imagem para se inscrever

Clique na imagem para se inscrever!!

É muito comum, pouco antes de se decidir por uma carreira, ficar confuso entre tantas possibilidades. No entanto, esta não é uma tarefa impossível. Basta analisar as suas principais habilidades e quais são as áreas que possui maior afinidade. Provavelmente, você já sabe se está mais inclinado para a área de humanas, exatas, sociais ou biológicas.

Entre tantas alternativas, porém, você já se perguntou como ser um empreendedor? Saiba que empreendedorismo se tornou uma palavra-chave atualmente e muitos são aqueles que estão buscando trilhar este caminho na vida profissional.

Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura deste post. Nele, vamos explicar o que é empreendedorismo e mostraremos o que é preciso para se tornar um empreendedor de sucesso. Confira:

O que é empreendedorismo?

Sua maior vontade é ter o próprio negócio? Está sempre anotando ideias e possíveis soluções que fariam a diferença para a vida das pessoas? Então, você já deu o primeiro passo: tem um tino para o empreendedorismo.

De acordo com o dicionário Aurélio, empreendedorismo é a “1. Qualidade ou caráter do que é empreendedor. 2. Atitude de quem, por iniciativa própria, realiza ações ou idealiza novos métodos com o objetivo de desenvolver e dinamizar serviços, produtos ou quaisquer atividades de organização e administração”.

Ou seja, podemos dizer que o empreendedorismo é a capacidade de criar algo inovador e criativo, capaz de conquistar a atenção das pessoas. Ou mesmo quando não cria algo novo, é um profissional que consegue transformar a imagem de um produto ou serviço, fazendo uso de novas tecnologias, habilidades, estratégias ou conhecimentos.

Mas, para se tornar um empreendedor, é preciso já nascer com as habilidades necessárias ou é possível aprimorá-las ao longo da vida? Veja as dicas que compartilhamos a seguir:

Como ser um empreendedor?

É preciso, primeiramente, desmistificar a ideia de que a pessoa já nasce empreendedora. É claro que o contato com pessoas, o meio em que vive, os ensinamentos que recebe ao longo da vida pode contribuir de maneira positiva ou negativa para a construção desse perfil.

No entanto, qualquer pessoa que se dedica e se prepara para enfrentar o mercado é capaz de se tornar um empreendedor.

Para ajudá-lo nessa empreitada, listamos quais são as atitudes necessárias para que você tire suas dúvidas sobre como se tornar um empreendedor.

Seja criativo

Um empreendedor costuma ser uma pessoa criativa e com novas ideias. Portanto, essa é uma das habilidades que você precisa aprimorar. Para tanto, é muito importante que você mantenha a leitura em dia, converse com diferentes pessoas, esteja sempre antenado sobre as principais tendências e novidades. Além disso, não tenha medo de fazer perguntas e tirar suas dúvidas. Dessa forma, saberá como ninguém quando uma ideia é viável ou não.

Tenha determinação

Não basta ser criativo, é preciso, também, ser determinado. Se você tem a certeza de que sua ideia pode fazer a diferença, não desista dela. Vá em busca de meios de colocá-la em prática.

Tenha sempre em mente que o “não” você já tem como resposta, mas pode batalhar pelo sim que proporciona novas oportunidades.

Mantenha a organização

Outra característica de um empreendedor é a organização. Não só de ambientes como de hábitos. Trabalhar em um local organizado contribui para facilitar a realização de tarefas. Já manter uma agenda organizada e padronizada o ajuda a diminuir a procrastinação e a falta de produtividade, além de reduzir o estresse.

Busque novos conhecimentos

É imprescindível, também, não ficar acomodado com os conhecimentos que já tem. Para manter o cérebro funcionando e capaz de ter novas ideias, manter-se atualizado e em constante aprendizado é primordial.

Desse modo, é ideal aprender coisas novas e até aquelas habilidades que você não julga necessárias. No futuro, elas podem se tornar um diferencial para a sua vida profissional.

Aprimore ou desenvolva as habilidades necessárias

Lembra quando falamos que uma pessoa não nasce empreendedora? Está em suas mãos a possibilidade de ir em busca de todas as habilidades necessárias para se tornar um empreendedor. Portanto, não hesite em aprimorar ou desenvolver qualquer conhecimento que julga ainda estar insuficiente para alcançar o sucesso.

Uma forma muito importante de aprimorar habilidades e conhecimentos é investindo em um curso de graduação. Nele, você receberá os conhecimentos necessários para se preparar para o mercado e atuar de maneira estratégica. Abaixo, explicamos melhor como o curso de administração pode se tornar um diferencial para você que pretende ser um empreendedor.

Como o curso de administração pode contribuir para uma trajetória de sucesso?

Uma das grandes vantagens do curso de administração é que ele contempla diferentes áreas em suas disciplinas ofertadas. Os cursos costumam ser divididos em quatro eixos: formação básica, formação profissional específica, formação profissional aplicada e formação complementar. Essa variedade possibilita que o aluno tenha uma formação diversificada e abrangente, de modo a ser capaz de atuar em diferentes nichos.

Outro ponto positivo de cursar administração, visando se tornar um empreendedor, é que, ao adquirir conhecimentos teóricos e específicos da área, você se sentirá embasado e melhor preparado para planejar ações e colocar em prática as suas ideias de negócios.

Além disso, o ambiente universitário e o convívio com outras pessoas com perfis semelhantes (tanto alunos quanto professores) são essenciais para fomentar a necessidade de entrar em contato com novas experiências e desenvolver habilidades, de preferência as que estão relacionadas ao empreendedorismo.

Não se esqueça, também, de que o período na universidade é essencial para fazer networking e criar laços com pessoas. É o momento ideal para fazer contatos, pegar dicas e trocar ideias. Aproveite cada oportunidade que esse ambiente oferece, como monitorias, estágios, feiras etc.

Como você pode perceber, o curso de graduação em administração vai ser o pontapé inicial e a base para transformar a sua carreira. Preparando-o para uma trajetória profissional de sucesso.

Agora que você já leu este conteúdo e tirou as suas dúvidas sobre como ser um empreendedor, certamente está considerando a possibilidade de cursar administração na faculdade, não é mesmo? Portanto, continue em nosso blog e confira mais um de nossos posts. Nele, contamos o que você vai aprender nessa graduação!

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Share This