Estudos

É possível ser mais inteligente? 6 apps que podem te ajudar

Para manter o corpo saudável, além dos cuidados com a alimentação e o sono, é preciso investir em uma rotina de exercícios para garantir o fortalecimento dos músculos e o bom funcionamento do organismo. O que muita gente não sabe é que essa máxima também vale para o nosso cérebro!

Mesmo não sendo um músculo, esse órgão importantíssimo também necessita de exercícios constantes para absorver e processar uma quantidade cada vez maior de conhecimentos.

Pensando nisso, decidimos recorrer ao apoio da tecnologia e vamos apresentar 6 apps muito úteis e práticos para quem deseja ser mais inteligente, melhorando a sua capacidade de memorização, a concentração e o raciocínio lógico. Confira!

1. Lumosity

Vamos começar falando sobre um aplicativo que tem como foco melhorar as habilidades de memorização e a capacidade de atenção, além de trabalhar a velocidade de raciocínio: o Lumosity.

Com aproximadamente 95 milhões de usuários, o programa está disponível para os dispositivos iOS, Android e também para a web, oferecendo diversos jogos e atividades educativas com níveis de dificuldade diferenciados de acordo com o progresso de cada usuário.

Além disso, ao se cadastrar no Lumosity, você ainda pode receber notificações com atualizações da plataforma, novos exercícios e dicas de treinamento para melhorar a sua performance nos desafios propostos diariamente.

2. Memrise

Aprender novos idiomas, além de dar um destaque especial ao currículo profissional, é uma excelente forma de exercitar o cérebro e desenvolver novas habilidades de comunicação. E o Memrise oferece mais de 200 cursos para que você se torne um verdadeiro expert em diversas línguas estrangeiras.

Além dos idiomas mais buscados, como Inglês, Espanhol, Francês, Chinês e Japonês, existem módulos voltados à língua materna de países de todos os continentes. E, para os mais curiosos, existe ainda a opção de aprender idiomas nativos, construídos ou desenvolvidos especificamente para a ficção. Entre eles, é interessante listar:

  • latim e grego clássico;

  • tupi, guarani e xavante;

  • dakota e cherokee;

  • esperanto.

Disponível para os dispositivos Android e iOS, o aplicativo também conta com conteúdos em outras categorias, como artes, matemática e ciências, carreira ou testes padronizados para que você possa exercitar seus conhecimentos.

3. NeuroNation Memoria Trainer

Quer exercitar a memória, o raciocínio e o poder de concentração, aumentando o seu potencial de inteligência por meio de jogos e desafios personalizados e elaborados com todo um embasamento científico? Então, o NeuroNation pode ser uma boa pedida para você!

Disponível para os dispositivos com sistemas Android e iOS, o aplicativo traz exercícios desenvolvidos em parceria com neurocientistas e tem a cooperação de profissionais de instituições como a Queen’s University e a Hamburg Medical School.

Basta fazer o download e realizar o seu cadastro para ter acesso a um plano personalizado com as atividades mais indicadas para o seu perfil e um relatório detalhado sobre a sua performance de acordo com os resultados conquistados.

4. Brain.fm

Para muita gente, música é sinônimo de diversão, de momentos descontraídos e uma ferramenta que ajuda a dar um toque especial às mais diversas ocasiões. Mas o que muitos não sabem é que uma trilha sonora bem pensada também pode se tornar um ótimo mecanismo para melhorar a concentração e estimular a criatividade.

Pensando nisso, a quarta dica deste artigo é o aplicativo Brain.fm! A partir do trabalho de um time formado por cientistas e profissionais da música, a plataforma oferece playlists personalizadas que contribuem para aumentar o foco no trabalho e, consequentemente, a produtividade nas tarefas do dia a dia.

Utilizado por grandes empresas como a Forbes e a NBC News, o aplicativo conta com versões para os sistemas iOS e Android e tem apresentado excelentes resultados junto aos usuários.

5. Monument Valley

A resolução de quebra-cabeças dos mais variados tipos também é um excelente exercício para o cérebro, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades de associação e raciocínio lógico para encaixar informações e chegar a resultados satisfatórios.

Nesse sentido, a proposta do Monument Valley é justamente estimular os usuários a “quebrar a cuca” para solucionar os desafios propostos, vencendo os labirintos, construções arquitetônicas surreais e ilusões de ótica para avançar pelas fases do jogo.

Além de estimular as sinapses, a plataforma ainda dá um show de design, com belos cenários que renderam aos criadores prêmios como o Bafta Games, o Apple Design e o Game Developers Choice (GDC). O sucesso foi tanto, que o jogo já conta com uma segunda versão, que promete ser tão ou mais encantadora do que a primeira.

Disponível para dispositivos iOS e Android, o universo mágico do Monument Valley conta com fácil acesso e regras simples. Basta fazer o download para dar início à diversão!

6. Headspace

Além do exercício frequente, dar aquele merecido descanso para o cérebro também faz parte da estratégia de quem quer ser mais inteligente. Com isso em mente, vamos apresentar neste último tópico um aplicativo voltado especialmente à prática da meditação.

De origem britânica, o Headspace ajuda os usuários a desenvolverem o hábito de meditar por meio de exercícios simples e diários, contribuindo para a melhora da respiração, do bem-estar e da qualidade de vida.

Um dos pontos interessantes do Headspace é que ele oferece exercícios de meditação guiada de acordo com a necessidade de cada pessoa, com foco em temas específicos, como:

  • vida profissional;

  • qualidade do sono;

  • alívio do estresse e da ansiedade;

  • aumento do potencial de concentração;

  • além de um programa de meditação voltado para crianças.

Com versões para Android e iOS, o app ainda permite que você acompanhe e compartilhe o seu progresso com os amigos e a família, incentivando outras pessoas a adquirir esse hábito altamente positivo para o corpo e a mente.

Como é possível perceber, a tecnologia pode se tornar um ótimo aliado na hora de adquirir novos conhecimentos e nos ajudar a adotar posturas que contribuam com nosso desenvolvimento mental de uma forma tranquila e saudável.

Gostou de saber mais sobre esses aplicativos que vão ajudar a exercitar o seu cérebro e ser mais inteligente? Então, compartilhe este artigo com seus amigos nas redes sociais! Eles também vão adorar aprender sobre isso!

 

1 comentário

Deixar comentário.

Share This
0