Direito

Entenda a relação entre Direito e tecnologia

direito e tecnologia

08

Atualmente, a tecnologia está presente no dia a dia de profissionais de diversas áreas de atuação. E, no campo do Direito, a situação não é diferente. Em sua rotina de trabalho, o advogado moderno já tem acesso a plataformas, sites, aplicativos e outras ferramentas que facilitam seus processos diários, contribuindo para agilizar e aperfeiçoar suas ações.

Pensando nisso, preparamos este post com o objetivo de destacar a relação entre Direito e tecnologia, apresentando as ferramentas que podem ser incorporadas à vida do profissional de advocacia e listando os principais benefícios que elas podem trazer para a carreira.

Quer ficar por dentro do assunto? Então, continue a leitura e saiba mais!

Quais soluções tecnológicas já estão sendo utilizadas na área do Direito?

Ainda que o Direito seja uma carreira bastante tradicional, com processos que datam de longas décadas e, por isso, possa acabar soando contrário a tantas inovações, a verdade é que a implantação de novas tecnologias pode trazer contribuições bastante significativas para a rotina de trabalho.

Por isso, vamos iniciar este primeiro tópico listando algumas ferramentas que já estão sendo implantadas em departamentos jurídicos e escritórios de advocacia. Veja a seguir.

Ferramenta para conferências virtuais

Ao longo dos processos jurídicos, é muito comum que os advogados precisem fazer reuniões frequentes com os seus clientes. Nesse aspecto, a ferramenta para conferências virtuais proporciona um alto nível de praticidade, evitando a necessidade de deslocamento e garantindo uma boa economia de tempo e gastos.

Com o auxílio dessa tecnologia, é possível realizar colóquios por meio de vídeo, permitindo que todos os participantes se vejam e troquem informações em tempo real. E, para garantir o sucesso dessa interação, a dica é buscar uma empresa que ofereça serviços e equipamentos de alta qualidade, garantindo melhor comunicação e produtividade.

Arquivos digitais e armazenamento em nuvem

Pilhas de papel, documentos, relatórios e pastas que ocupam espaço nos arquivos fazem parte da rotina de qualquer escritório ou repartição jurídica, não é mesmo? Mas a tecnologia em nuvem chegou para transformar esse cenário!

Hoje em dia, já é possível armazenar todos esses registros de forma digital em servidores virtuais por meio das ferramentas de cloud computing, que oferecem vantagens como:

  • segurança no armazenamento e acesso restrito por meio de senhas;

  • durabilidade, já que os arquivos não estão sujeitos à ação de fatores externos — como o tempo, a umidade, o calor ou o manuseio incorreto;

  • praticidade, por não ocuparem espaço físico e serem localizados com mais facilidade.

Softwares de gestão de projetos

Com diferentes processos em andamento de forma simultânea, muitos profissionais envolvidos e prazos rigorosos, os softwares de gestão são uma excelente forma de garantir a organização dos trabalhos.

Por meio dessas ferramentas é possível fazer um acompanhamento eficaz de todas as etapas e assegurar que todas elas sejam cumpridas com maior eficiência, evitando falhas de comunicação e atrasos nas entregas.

Além disso, os softwares também podem ser bastante úteis a outras áreas, como o departamento de recursos humanos, o administrativo ou o financeiro, permitindo um maior controle das informações dos colaboradores e dos casos atendidos, além das atividades gerenciais do escritório.

Plataformas jurídicas

Do ponto de vista das instituições governamentais, a relação entre Direito e tecnologia também tem trazido mudanças significativas. Desde o final de 2006, a Lei nº 11.419 inaugurou a implantação dos processos judiciais eletrônicos.

Dessa forma, advogados de todo o país têm a possibilidade de acessar plataformas e sites ligados ao Poder Judiciário e realizar os processos necessários de forma mais prática, ágil e sustentável, evitando a necessidade de deslocamentos e apresentação de vias impressas de formulários e documentos.

Quais vantagens a relação entre Direito e tecnologia traz aos advogados?

Agora que você já conhece algumas das ferramentas desenvolvidas para otimizar o trabalho dos advogados da atualidade, vamos mostrar como a atuação conjunta entre as áreas de Direito e tecnologia pode trazer benefícios para a carreira dos profissionais do Direito.

Rapidez e eficiência

Conforme já apontamos ao longo deste post, a tecnologia chegou para trazer muito mais rapidez e eficiência aos processos jurídicos de forma geral, por isso, merece um destaque especial.

Por meio das novas ferramentas, diversos procedimentos podem ser resolvidos com apenas um clique, eliminando burocracias, reduzindo custos e garantindo um aumento da produtividade.

Redução de erros

A possibilidade de registrar todas as etapas do processo em uma única plataforma garante não apenas praticidade, mas também ajuda a reduzir erros, sejam eles administrativos, sejam de comunicação.

Dessa forma, é possível evitar retrabalhos e manter o foco nas questões que são realmente importantes para a resolução dos casos em tempo hábil e de forma ainda mais eficaz.

Novas oportunidades de trabalho

Por fim, mas não menos importante, a evolução tecnológica traz, ainda, mudanças nas relações de trabalho, permitindo o surgimento de novos campos de atuação e a possibilidade de especializações em áreas diferenciadas.

Nesse aspecto, podemos destacar a importância dos conhecimentos em proteção e privacidade de dados e em formas de regulamentação das novas tecnologias, além do surgimento das lawtechs — empresas de tecnologia especializadas na prestação de serviços para a área de Direito —, que necessitam de profissionais capacitados e atualizados com as novas demandas do mercado.

Como é possível perceber, a área jurídica como um todo está passando por um processo de inovação que vai exigir dos advogados boas habilidades de adaptação e uma visão estratégica para acompanhar as mudanças de forma positiva e transformar as novas soluções tecnológicas em fortes aliadas do seu dia a dia de trabalho.

Por isso, esperamos que este conteúdo tenha contribuído de forma positiva para ampliar os seus conhecimentos, além de apresentar algumas possibilidades interessantes da relação entre Direito e tecnologia que podem fazer a diferença na sua trajetória rumo a uma carreira de sucesso.

Ah, e para que você fique ainda mais bem informado sobre a vertente jurídica focada nesse tema, sugerimos também a leitura do nosso post “Afinal, o que é Direito digital?”. Não deixe de conferi-lo e conhecer essa ramificação da profissão que promete boas oportunidades para o futuro do profissional de Direito!

 

Deixar comentário.

Share This
0