Engenharia Civil

Desenho técnico e infraestrutura da faculdade: qual a relação?

Se você está interessado em fazer um curso superior, uma boa prática é visitar as instituições de ensino em que pretende fazer a graduação. Essa atividade é uma forma de ficar mais familiarizado com o que será ministrado durante as aulas. No caso da engenharia, os estudantes aprendem, por exemplo, noções de desenho técnico.

É muito importante que você tenha um conhecimento amplo de como funciona o curso e o mercado de trabalho na área em que deseja ingressar. Assim, estará mais convicto de que fez uma boa escolha para ser um profissional de sucesso.

Neste post, vamos destacar detalhes interessantes sobre o desenho técnico que o ajudarão a entender como essa atividade é relevante para os que atuam nos diversos campos da engenharia. Confira!

Saiba mais sobre essa modalidade de desenho

O desenho técnico pode ser definido como uma expressão gráfica que abrange formas, dimensões e posições de um objeto. Ele pode apresentar variações que ocorrem em virtude do contexto em que está inserido.

Para compreender melhor esse conceito, compare a importância das palavras para a compreensão de um texto com os elementos adotados por um projetista ao expor as ideias em um desenho, relacionadas à execução de um projeto.

Essa modalidade de desenho é bastante aplicada em setores da arquitetura e engenharia, como detalhamentos elétricos, edificações, indústrias mecânicas, projetos de móveis, sistemas de infraestrutura etc.

Da mesma forma que a linguagem humana, a linguagem gráfica necessita de regras para ser devidamente utilizada e interpretada. Por isso, ela tem forte ligação com as diretrizes estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Conheça os benefícios proporcionados por essa prática

O uso do desenho técnico é fundamental para diversas empresas apresentarem um desempenho notável. Se tem dúvidas a respeito disso, vale a pena ficar atento às vantagens que apresentaremos para você. Acompanhe!

Produtividade

A elaboração de desenhos técnicos faz com que haja maior produtividade com o uso do maquinário e das peças, porque, ao fabricá-los, a equipe será mais ágil na montagem do projeto.

Também haverá menor risco de fazer peças com defeito. Caso essa modalidade de desenho seja ignorada, a fabricação dos equipamentos terá mais dificuldade de seguir um caminho único, o que afeta o rendimento dos colaboradores e aumenta o risco de erros ao criar as peças.

Gestão de conhecimento

A informação é um ativo cada vez mais valorizado pelas companhias. Por isso, o desenho técnico gera uma vantagem bastante significativa para uma empresa. Isso ocorre porque ele propicia a implantação de processos que consolidam a geração de conhecimento, o que é imprescindível para reduzir gastos com o lançamento de novos produtos.

Dessa forma, há um melhor custo-benefício na fabricação de novos itens. Essa conjuntura favorece a diminuição de despesas e faz com que a empresa tenha a habilidade de apresentar preços competitivos e adquirir mais clientes.

Qualidade

Com o desenho técnico, a padronização dos equipamentos produzidos pode ser efetivada de maneira mais consistente. Essa iniciativa faz com que a qualidade dos itens fabricados possa evoluir gradativamente por meio da eliminação de equívocos durante o processo produtivo.

A adoção de um modelo de fabricação viabiliza o uso de critérios para constatar a qualidade das mercadorias. A partir do momento em que uma corporação tem condições de analisar como os produtos estão sendo feitos, maiores são as possibilidades de promover o bem-estar dos consumidores.

Marketing mais impactante

Você pode até achar engraçado, mas o desenho técnico também é um grande diferencial para o marketing de uma organização. Mas por qual motivo? A resposta é que essa modalidade de linguagem faz com que os produtos tenham um design mais atraente, o que estimula as vendas.

Por mais que haja um foco na usabilidade dos itens, a aparência continua sendo um fator muito relevante para conquistar os clientes. A apresentação de produtos inovadores e exclusivos também é uma forma de conquistar a atenção do público-alvo. Isso faz com que os desenhos técnicos também sejam vistos como alternativas para fortalecer a marca e torná-las mais em evidência perante os stakeholders.

Manutenção simplificada

Você pode até não ter pensado nisso antes, mas o desenho técnico tem uma participação decisiva no processo de manutenção. Essa ação se torna viável porque ele é fundamental na elaboração do mapa do produto.

Esse item é bastante utilizado para a análise do funcionamento de cada produto, facilitando a identificação de falhas e dando mais subsídios para pensar em ações para eliminá-las o mais rápido possível.

Escolha uma boa faculdade para aprender desenho técnico

Se você está lendo este post, com certeza, tem um grande interesse em fazer o curso de engenharia civil, não é mesmo? Mas quais os procedimentos necessários para verificar se a escolha dessa graduação é a melhor alternativa para o seu futuro profissional?

Além da leitura sobre os cursos superiores na área e de detalhes sobre o mercado de trabalho, vale a pena visitar o campus de uma instituição de ensino superior em que deseja fazer a graduação.

Caso tenha interesse em estudar na Faculdade de Rondônia (FARO), saiba que o curso de engenharia civil conta com laboratórios bastante equipados, professores bastante capacitados e mais de 30 turmas formadas.

Pioneirismo

A FARO foi a primeira instituição de nível superior a lançar a graduação de engenharia civil no Estado, o que ajuda a consolidar a tradição da qualidade do ensino. Nela, os alunos estudam por 10 semestres para conseguir o diploma e ter a qualificação necessária para entrar no mercado de trabalho.

É preciso muito planejamento e dedicação para formar profissionais capazes de executar bons serviços de construção civil na região amazônica. A FARO é uma referência para os futuros engenheiros, por conter uma grade curricular atenta às necessidades do mundo corporativo.

Com certeza, uma instituição de ensino superior deve fazer com que os alunos tenham condições de adotar o desenho técnico em trabalhos importantes na área de engenharia. Esse diferencial é muito relevante para uma faculdade conquistar a confiança de todos os segmentos do público-alvo.

Se você deseja conhecer mais sobre todos os cursos de graduação da FARO, entre em contato conosco agora mesmo. Estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas e ajudá-lo na melhor escolha para o seu futuro profissional!

 

Deixar comentário.

Share This
0