Ciências Contábeis

Descubra as principais competências profissionais de um contador

A obrigação de agir com mais transparência e respeito às normas governamentais e do mercado fazem com que as empresas tenham um maior interesse pelos contadores. Mas quais são as competências profissionais para ter uma carreira de sucesso nessa área?

A resposta está neste post! Também vamos destacar o que se deve fazer antes de entrar no mercado de trabalho.

O objetivo é montar um pequeno passo a passo para você compreender melhor a área de contabilidade e estar mais preparado para ser um bom profissional. Confira!

Entenda como se qualificar para ser um contador

A primeira medida para trabalhar com contabilidade é buscar informações sobre como funciona o setor. Antes de optar por essa carreira, converse com profissionais experientes, conheça as habilidades necessárias, analise as exigências do mercado e veja as ofertas de emprego.

Caso tenha o perfil indicado para ser um contador, faça um curso superior em uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). A graduação dura 4 anos em média e aborda conteúdos relacionados a diversas áreas do conhecimento, como:

  • Administração;

  • Análise de Balanços;

  • Economia;

  • Estatística;

  • Marketing;

  • Matemática.

Para desenvolver as competências profissionais, é interessante fazer um estágio durante a faculdade. Isso ajuda a compreender melhor o dinamismo do mundo corporativo, o que aumenta a empregabilidade. Após obter o diploma, o contador pode atuar em diversas áreas, por exemplo:

  • análise atuarial (avaliação de riscos, o que é muito comum em companhias de seguros)

  • auditoria contábil (constatar se a empresa ou órgão público respeitam os princípios da contabilidade);

  • consultoria (indicar para os clientes o melhor caminho para seguir as obrigações fiscais);

  • compliance (verificar se as organizações estão atuando dentro de regras determinadas e prevenindo casos de corrupção);

  • perícia contábil (analisa os dados financeiros de pessoas e empresas para apoiar decisões judiciais);

  • setor acadêmico (o profissional pode dar aula em instituições de nível superior e cursos técnicos).

É fácil perceber que há muitas opções para os contadores se especializarem e terem condições de consolidar uma posição de prestígio no mercado de trabalho.

Veja as competências profissionais mais requisitadas

Sem dúvida, o curso superior é crucial para um contador estar apto a trabalhar em uma empresa ou por conta própria. Mas é importante que haja um foco em desenvolver habilidades que vão diferenciá-lo de outros profissionais.

Pensando nisso, vamos abordar características que vão ajudá-lo a iniciar a trajetória na carreira da melhor forma possível. Acompanhe!

Postura ética

Em qualquer segmento, a ética é bastante valorizada. No caso dos contadores, é preciso que o profissional tenha muita responsabilidade com a gestão das informações financeiras e patrimoniais dos clientes.

Além disso, é necessário orientar empresas e pessoas físicas a fornecerem os dados solicitados pelo Poder Público com transparência e respeito à legislação. Dessa forma, o contador mostra credibilidade e passa a ser mais bem avaliado.

Foco em qualificação

Para exercer as competências profissionais de forma plena, os contadores devem acompanhar as principais tendências do mercado. Depois de concluir o curso superior, uma alternativa interessante é investir em um curso de pós-graduação. Dependendo da área em que pretende se especializar, o profissional pode optar por um MBA, mestrado ou doutorado.

Outra medida muito importante para se atualizar é a participação em eventos, como seminários e congressos. Essas iniciativas contribuem para a troca de informações e de experiências (fatores que permitem alcançar uma performance mais expressiva no mercado de trabalho). Elas ainda ajudam a fugir da acomodação, considerada um dos grandes males para o desenvolvimento da carreira.

Domínio da tecnologia

Se você não estiver conectado à contabilidade digital, está correndo um sério risco de ficar para trás. Hoje, é indispensável para um contador conhecer sistemas que auxiliem a resolver as pendências dos clientes.

Os profissionais de contabilidade devem também trabalhar com certificados digitais para que as atividades online sejam feitas dentro dos requisitos da lei. É recomendado ainda dominar ferramentas de comunicação que contribuem para ter um contato mais direto com o público-alvo.

Por meio do WhatsApp e do Skype, é possível tirar dúvidas da clientela e prestar um atendimento personalizado. Se adotar esse procedimento, o contador criará um diferencial importante para a fidelização.

Habilidade de comunicação

Mesmo que tenha um grande conhecimento técnico e domínio de ferramentas tecnológicas, as competências profissionais apenas serão percebidas caso o profissional tenha facilidade em se comunicar.

Ao redigir um relatório ou conversar pessoalmente com os representantes de uma empresa, o contador deve ser objetivo, didático e claro. Assim, mostra que trabalha com bastante seriedade e foco em resultados.

Os clientes querem entender o que está sendo executado. Do contrário, não ficarão satisfeitos com a qualidade dos serviços. Esse aspecto deve ser analisado, com muito carinho, pelos profissionais de contabilidade.

Trabalho em equipe

Não adianta ter diversas especializações e um bom relacionamento com o público-alvo, caso apresente uma grande dificuldade de trabalhar em equipe. Em qualquer área, é essencial que um funcionário saiba ouvir os que estão ao seu redor e conviver com as diferenças de comportamento.

Agir com profissionalismo e respeito às opiniões dos colegas de trabalho é uma atitude bastante valorizada pelas empresas. Isso também ajuda a você se relacionar melhor com as pessoas, o que favorece desenvolver a capacidade de liderança, ou seja, de influenciar os demais funcionários a seguir um caminho para obter bons resultados.

Avaliação das informações com inteligência

Para alcançar o sucesso, um contador precisa coletar, selecionar e avaliar os dados contábeis de uma companhia. Esse procedimento é muito relevante para auxiliar os clientes nas decisões a serem tomadas sobre como investir recursos financeiros e gerenciar o patrimônio.

Hoje, os contadores atuam com foco na consultoria para ajudar as empresas a compreender melhor o cenário econômico e fiscal. Dessa maneira, eles podem contribuir para as organizações manterem uma boa saúde financeira, evitando a inadimplência e o endividamento.

Quanto mais competências profissionais um contador adquirir, maiores serão as chances de construir uma carreira sólida. O conhecimento técnico, o domínio da tecnologia e as habilidades pessoais devem ser trabalhados constantemente, para que o profissional possa oferecer serviços de alta qualidade.

Se você quer mais informações sobre o mercado de trabalho, vale a pena nos seguir no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube. Afinal, é muito bom estar bem informado!

 

Deixar comentário.

Share This
0