Ciências Contábeis

Contabilidade empresarial: por que a área é tão importante para as empresas?

clique na imagem para se inscrever

Clique na imagem para se inscrever!!

O controle das finanças e do patrimônio é um fator essencial para a sobrevivência de qualquer negócio. Por isso, a contabilidade empresarial tem um papel muito importante no mundo corporativo. Se uma organização não for capaz de verificar, de forma correta, a relação entre receitas e despesas, não será competitiva.

Além disso, vai correr um sério risco de contrair dívidas e de fechar as portas. Em um cenário de instabilidade econômica, uma companhia é obrigada a ter bom senso para administrar os recursos financeiros e materiais.

Neste post, vamos mostrar uma definição de contabilidade nas empresas, os fatores que mostram como ela é indispensável para a conquista de um bom desempenho e dicas para escolher uma boa faculdade de Ciências Contábeis. Confira!

Saiba o que é contabilidade empresarial

Se você está interessado por uma profissão, o primeiro passo é entendê-la. Dessa forma, fica mais simples verificar se tem ou não afinidade com a carreira. A contabilidade empresarial consiste em fornecer informações para os gestores de uma companhia sobre vários itens, como:

  • pagamento de obrigações fiscais (impostos, taxas etc.);

  • quitação de parcelas de empréstimos;

  • entrada de receitas provenientes de vendas e outras negociações;

  • nível de endividamento (quanto a empresa está comprometida com dívidas a serem pagas);

  • valor do patrimônio (bens adquiridos pela instituição).

Por meio dessas informações, os dirigentes podem analisar as melhores iniciativas para uma empresa obter uma grande performance. Imagine que uma companhia está interessada em adquirir um software para analisar o comportamento dos consumidores.

Com base nos dados sobre a realidade financeira, a empresa pode definir se é viável fazer esse investimento e como será realizada a aquisição (recursos próprios ou empréstimo).

À medida que uma organização utiliza a contabilidade de forma responsável, maiores são as chances de escolher as melhores opções para o negócio.

Hoje, qualquer erro na administração das finanças e do patrimônio pode ser fatal para a sobrevivência de uma instituição.

Entenda por que a contabilidade é tão importante

Você já entendeu o que é contabilidade empresarial, certo? Agora é o momento de compreender como ela é imprescindível no mundo dos negócios. Pensando nisso, vamos apresentar algumas vantagens que essa área do conhecimento proporciona para as empresas. Acompanhe!

Mais capacidade de negociação

Se uma corporação controla os gastos e as receitas com eficiência, a possibilidade de obter descontos com os fornecedores será bem maior. Um dos motivos é que uma organização precisa de credibilidade para negociar em condições vantajosas.

Para superar a concorrência, é fundamental contar com preços competitivos que chamem a atenção dos clientes. Por isso, ter um bom relacionamento com os fornecedores se torna uma peça-chave para o sucesso.

Além disso, permite a uma organização fazer promoções para aumentar as vendas em momentos de baixa procura dos consumidores. Manter a lucratividade em um bom patamar, independentemente da época do ano, é o melhor caminho para as contas serem pagas em dia.

Análise correta sobre os investimentos

Não é fácil para uma empresa decidir o melhor momento de expandir as atividades ou reduzi-las, de acordo com a demanda. Esse fator faz com que a contabilidade empresarial exerça uma grande influência sobre os rumos de uma organização.

Ao verificar um relatório da entrada e saída de receitas em tempo real, um gestor pode avaliar se é válido, por exemplo, usar recursos próprios para adquirir mais equipamentos ou optar por um empréstimo.

Se a empresa possui uma boa reputação no mercado, pode, por exemplo, negociar condições vantajosas para fazer um financiamento, como parcelas menores, juros mais baixos etc. Com certeza, uma organização vai crescer de forma sustentável, caso faça investimentos que não comprometam a saúde financeira.

Estratégia de gestão moderna

A contabilidade empresarial ajuda os gestores a terem uma estimativa do que pode ser feito pela corporação em curto, médio e longo prazo. Se uma empresa não tiver um bom planejamento, vai abrir espaço para os concorrentes e terá sérias dificuldades de consolidar uma posição de prestígio.

Imagine que o proprietário de um restaurante deseja lançar uma nova unidade, em um local bastante movimentado. Para isso, fez uma análise do comportamento do público-alvo e da concorrência.

Além dessas atividades, ele verificou como estão as finanças do negócio. Com essa postura, o empreendedor vai estabelecer como deve ser a aplicação do dinheiro na nova unidade.

Dependendo do contexto, o foco inicial pode ser a reforma do local e, posteriormente, a aquisição de equipamentos. Tudo isso deve ser bem analisado para o investimento apresentar os resultados previstos.

Veja como escolher uma boa faculdade de Ciências Contábeis

Você já percebeu que a contabilidade empresarial é imprescindível para as organizações alcançarem o sucesso. Porém, isso apenas é viável caso elas tenham profissionais qualificados para contribuir com a gestão das finanças e do patrimônio.

Para ser um excelente contador, é necessário fazer um curso em uma instituição de ensino superior de alto nível. O primeiro passo para acertar na escolha é visitar a faculdade. Veja se a infraestrutura é adequada, prestando atenção a alguns itens, como:

  • sala de aula;

  • biblioteca;

  • laboratório de informática;

  • estacionamento;

  • cantina.

Também é válido verificar a grade curricular que abrange as disciplinas que serão ministradas durante o curso. Faça uma comparação com outras instituições que tenham graduação em Ciências Contábeis. Dessa forma, você vai constatar se as matérias vão ajudá-lo a se desenvolver profissionalmente.

A qualificação dos professores e as parcerias com empresas para conseguir estágios são outros fatores que devem ser levados em consideração na hora de optar por uma faculdade. Afinal, o mercado de trabalho exige que os profissionais estejam bem preparados tecnicamente e emocionalmente para atingir uma performance acima da média.

A Faculdade de Rondônia (Faro), por exemplo, tem um curso de Ciências Contábeis com duração de 4 anos. Nele, os alunos têm contato com professores capacitados, o que ajuda a obter o conhecimento necessário para entrar com o pé direito no mundo corporativo.

Sem dúvida, a contabilidade empresarial é um segmento que oferece boas chances de emprego. Um dos motivos é que as organizações necessitam de profissionais que as auxiliem na tomada de decisões importantes sobre investimentos e ações para reduzir a despesas.

Se você está interessado na carreira de contador, a dica é conhecer agora mesmo, mais detalhes do nosso curso de Ciências Contábeis. O nosso foco é ajudá-lo a fazer uma boa escolha para ter uma carreira de sucesso!

 

Você não tem nenhum conteúdo salvo.

Você gostou deste artigo? Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter. Desse jeito você vai receber as nossas atualizações na sua caixa de entrada!

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Faculdade de Rondônia

Share This
0