Estudos

Conheça mais sobre 7 cursos para quem gostar de ler

clique na imagem para se inscrever

Clique na imagem para se inscrever!!

Já passou horas lendo um livro sem ao menos se dar conta? Este é um dos seus hobbies preferidos? Então, certamente, já considerou investir em um curso que envolva bastante leitura.

Assim como tem aqueles que se interessam mais por áreas com bastante cálculo e questões logísticas, há também quem se identifique com os cursos que propiciem bons debates e reflexões — sem falar naqueles que têm aptidão para as áreas de saúde e tantas outras que podem ser escolhidas, não é mesmo?

Pensando nisso, no post de hoje, vamos listar x cursos ideais para quem gosta de ler. Confira:

7 cursos ideais para quem gosta de ler

1. Letras

O curso de Letras vai te propiciar um leque sem igual de habilitações. Ao cursá-lo, a primeira escolha que vai ser feita é optar pela licenciatura ou pelo bacharelado. Depois, é chegado o momento de selecionar qual vai ser a sua ênfase de estudo, tanto em relação à língua como também especialização.

Por exemplo, é possível escolher entre português, inglês, espanhol, alemão, italiano, entre tantas outras línguas que a instituição de ensino pode ofertar. Já na especialização, é possível selecionar entre tradução, literatura, linguística, edição etc.

O tradutor, por exemplo, não só vai precisar ler diferentes tipos de textos, como ser capaz de interpretá-los e traduzi-los da melhor forma possível, sendo capaz de manter a essência do material original, mas, também, garantir que a tradução seja compreensível para quem for ler.

Certamente, o que não vai faltar é leitura nessa graduação, tanto de textos teóricos como de literatura. E você, como gosta de ler, vai se deliciar com as indicações dadas pelos professores.

2. Comunicação Social

Nossa segunda dica engloba mais de um curso em apenas um tópico! A área de comunicação social pode te proporcionar 3 caminhos diferentes: Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas.

Por mais que tenham uma base semelhante e a comunicação como ponto-chave, cada uma dessas graduações apresenta suas especificidades e possibilidades de atuação.

Abaixo, comentamos melhor sobre cada uma das áreas:

Jornalismo

Todo jornalista, geralmente, tem duas características em comum: ama ler e escrever. O profissional deve ficar sempre por dentro dos fatos e descobrir a melhor forma de contá-los para as outras pessoas.

Para dominar a arte da escrita, uma das principais estratégias é ler bastante, pois ajuda a aumentar o vocabulário, a observar a forma como os autores constroem as frases e também exercita o cérebro.

Durante a graduação terão momentos práticos e teóricos (com bastante leitura), de modo que o futuro jornalista saia preparado para o mercado.

Publicidade

O publicitário é um profissional criativo e com grande capacidade de imaginação e criação, pois, assim, será capaz de elaborar campanhas que realmente cativem o público-alvo.

Para tanto, ele deve estar sempre por dentro das principais tendências e buscar se informar de tudo um pouco, sendo capaz de fazer uma boa pesquisa como ninguém. Por conta disso, a leitura vai ser sempre um fator primordial!

Relações Públicas

A última vertente da comunicação é o curso de Relações Públicas. Uma das principais funções desse profissional é trabalhar nas áreas de comunicação das empresas, elaborando conteúdos corporativos que estejam condizentes com as estratégias e cultura do negócio.

Para conseguir fazer isso com maestria, este profissional deve ser muito bom em oratória e ter capacidade de argumentação e convencimento. Para desenvolver todos esses lados, a leitura pode ser uma forte aliada.

3. Psicologia

Antes de entrar na parte prática, o futuro psicólogo vai ter uma enorme carga teórica, de modo a aprofundar seus conhecimentos e dominar as principais vertentes.

Por conta disso, muitas serão as leituras ao longo do curso, visando torná-lo apto a entender e auxiliar os pacientes em suas questões comportamentais, profissionais, pessoais e sociais. Certamente você terá acesso a materiais de autores como Freud, Nietzsche e Jung.

4. Direito

O curso de Direito vai demandar leitura em todas as matérias, seja de materiais de estudo, leis e códigos, ou de processos e relatórios. Esta é uma área que está sempre passando por transformações, o que faz com que o profissional tenha que estar sempre se atualizando e aprimorando os seus conhecimentos.

Para quem já tem o hábito de leitura, consultar e analisar processos não vai ser um trabalho árduo. Além disso, o leitor assíduo tem capacidade maior de interpretação, o que vai ser imprescindível na hora de acompanhar textos técnicos e com um linguajar mais rebuscado.

5. Filosofia

O material de estudo do estudante de Filosofia contempla conteúdos produzidos desde antes de Cristo até os dias de hoje, ou seja, o que não vai faltar é leitura durante essa graduação. A leitura também vai ser preponderante na hora de provocar reflexões e levantar questionamentos, contribuindo para a elaboração de trabalhos e dissertações.

6. História

Assim como acontece no curso de Filosofia, é extensa a quantidade de conteúdo de leitura para quem pretende cursar História. Assim como os acontecimentos do passado são importantes para entender o que está acontecendo atualmente, a história é construída a cada dia e o profissional deve acompanhar de perto este desenvolvimento.

Não importa se a sua intenção é se tornar um historiador ou professor da área, é garantido que ler vai ser uma das suas atividades diárias. Considere quantos materiais importantes devem ser analisados, como cartas, documentos, textos etc.

7. Pedagogia

A formação do pedagogo requer que o profissional seja capacitado para desenvolver questões relacionadas à educação e que contribuam torná-la mais efetiva e de qualidade, estabelecendo métodos de ensino e atuação em sala de aula.

Esse profissional pode tanto atuar como professor, durante o ensino fundamental como na administração e secretaria da escola, gerenciando os assuntos educacionais.

Dessa forma, este profissional estará sempre tendo que ler algo, independentemente de ser textos teóricos e pesquisas ou provas e trabalhos elaborados pelos alunos.

Esperamos que após a leitura deste post, sobre cursos para quem gosta de ler, você tenha se informado melhor e que tenha identificado algum que seja do seu agrado.

E se quiser conhecer melhor a área de atuação que pretende seguir, não perca mais tempo! Entre em contato com a nossa equipe e tire todas as suas dúvidas sobre a graduação dos seus sonhos!

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Share This