Carreiras

Conheça as etapas para conseguir o primeiro emprego

Um momento muito aguardado pelos jovens é a conquista do primeiro emprego. Em uma época de instabilidade na economia, concretizar essa meta não tem sido fácil, pois as oportunidades estão escassas e muito disputadas.

Além disso, as empresas estão realizando processos seletivos cada vez mais rigorosos, exigindo dos candidatos uma excelente preparação. Sem dúvida, entrar no mercado de trabalho é um grande desafio no cenário atual.

De olho nessa tendência, vamos mostrar para você iniciativas que vão ajudá-lo a vencer a concorrência e a iniciar uma trajetória profissional de sucesso. Confira!

Veja como se preparar para o primeiro emprego

A primeira dica para quem deseja conseguir uma oportunidade em uma companhia é investir em qualificação. Muitos postos de trabalho são destinados somente para os que possuem nível superior. Isso significa que fazer uma faculdade é um requisito obrigatório para se candidatar a uma vaga.

Contudo, você deve ter bom senso ao escolher um curso superior. Não faça uma graduação só por causa do salário e das oportunidades de emprego. O ideal é se formar em uma área com a qual tem afinidade e pode apresentar um bom desempenho. Se não adotar essa medida, vai perder tempo e dinheiro.

Idiomas

Muitas empresas nacionais e estrangeiras fazem negócios com clientes do exterior. Esse aspecto faz com que a fluência em vários idiomas seja um diferencial importante para chamar a atenção das companhias.

Procure ter um domínio da língua inglesa, pois é a mais utilizada no mundo corporativo. Caso tenha tempo e foco, é positivo falar outros idiomas, como o francês, o espanhol, o alemão e o chinês.

Não é simples ter fluência em diversos idiomas, mas é um esforço que vai proporcionar bons resultados no futuro. À medida que apresenta uma boa comunicação em várias línguas, maiores são as chances de ser contratado.

Trabalho voluntário

Com certeza, fazer uma faculdade e dominar muitos idiomas contam pontos positivos para você se sobressair na disputa por uma vaga em uma empresa. Porém, a falta de experiência na área pode te prejudicar.

Para minimizar essa fraqueza, a recomendação é fazer um trabalho voluntário. Os recrutadores gostam de candidatos que mostrem disposição para aprender e trabalhar em equipe.

Estágio

Os programas de estágio são fundamentais para muitos jovens conseguirem o primeiro emprego. Dependendo do rendimento, o estagiário pode ser contratado em menos de 1 ano, o que é ótimo para quem está começando em uma carreira.

Atingir esse objetivo exige muita disciplina, bom senso e humildade. Se você mostrar arrogância e impaciência ao ser advertido por um gestor, serão muito remotas as possibilidades de continuar na companhia após o encerramento do estágio.

Procure cultivar bons relacionamentos com os colegas de trabalho e respeitar os que pensam diferente de você. Aliando conhecimento técnico com uma postura pessoal adequada, será mais fácil conquistar a confiança de todos.

Rede de contatos

Sozinho ninguém consegue nada, não é mesmo? Então, é melhor deixar o orgulho ou a timidez de lado e praticar o networking. É viável montar uma boa rede de contatos na faculdade, em cursos de extensão e no estágio.

Ao mostrar que não se esqueceu dos antigos colegas de trabalho, você pode ser lembrado quando uma vaga for aberta. Não custa nada manter a amizade e se mostrar presente. Como diz o velho ditado popular: quem não se comunica, se trumbica!

Internet

A rede mundial de computadores pode ser uma grande aliada na conquista do primeiro emprego. Muitos cursos e livros são disponibilizados de graça, possibilitando estar bem qualificado mesmo com poucos recursos financeiros. Ao participar de grupos no Facebook e no LinkedIn, é possível ficar bem informado sobre as oportunidades de trabalho e a preparação para participar dos processos seletivos.

Saiba como vencer o desafio da entrevista

Com certeza, você já recebeu boas orientações para iniciar a sua trajetória no mundo corporativo. Mas vale a pena ler, com atenção, as 5 dicas que daremos para causar uma boa impressão na entrevista. Acompanhe:

Objetivo bem definido

Se o recrutador fizer uma pergunta sobre o motivo que está participando da seleção, é necessário dar uma resposta com bastante segurança. O conteúdo deve ser claro e fácil de ser entendido.

Você pode falar, por exemplo, que está disputando a vaga porque deseja adquirir experiência profissional e se considera apto a contribuir para o desenvolvimento da empresa. Isso mostra que está interessado em trabalhar, o que é um ponto positivo.

Postura adequada

Não é apenas com a roupa que você deve se preocupar ao participar de uma entrevista de trabalho. Também é fundamental ter cuidado com a postura corporal e a linguagem adotada, pois elas são muito observadas.

É muito ruim falar que está motivado, mas a forma como está sentando na cadeira mostra justamente o contrário. Procure falar com calma e de forma educada para causar uma boa impressão.

Conhecimento sobre a empresa

Se deseja trabalhar em uma companhia, vale a pena estudar bastante sobre a trajetória da instituição e os serviços prestados. Ao provar que está bem informado, indica que está envolvido com as ações realizadas pela empresa, fator bastante valorizado pelos recrutadores atualmente.

Caso demonstre mais engajamento que os concorrentes, as chances de ser contratado aumentam. É interessante elogiar a postura da companhia, mas isso deve ser feito com inteligência e de forma moderada.

Honestidade nas respostas

Mentir em uma entrevista vai tornar o sonho do primeiro emprego ainda mais distante. Jamais cometa o equívoco de informar uma competência (falar inglês fluentemente, por exemplo) que não condiz com a realidade.

As organizações buscam funcionários que sejam honestos, pois a transparência e o respeito são valores que estão em alta no mundo corporativo. Os clientes não toleram mais receber informações erradas, transmitidas de maneira proposital.

Disposição para inovar

Sem dúvida, mostrar que está bem informado sobre uma empresa causa uma boa impressão. Melhor do que isso é apontar que a companhia pode evoluir ao adotar outras medidas voltadas para a inovação. Quanto mais você provar que pode ajudar no crescimento de uma organização, maiores são as possibilidades de conquistar a vaga.

Inegavelmente, a busca pelo primeiro emprego é motivo de preocupação para muitos jovens. Por isso, o planejamento, o estudo e o foco em resultados são aspectos primordiais para entrar no mercado de trabalho e iniciar uma trajetória de sucesso.

Se você gostou deste post, aproveite para fazer o compartilhamento nas redes sociais agora mesmo. Afinal, o conhecimento merece estar à disposição de todos!

 

Deixar comentário.

Share This
0