Estudos

Como relaxar na véspera do Enem? Confira 7 dicas

clique na imagem para se inscrever

Clique na imagem para se inscrever!!

 

Chegou a véspera do Enem e você planeja passar o dia com a cara enfiada nos livros para aproveitar até o último minuto para estudar? Pois saiba que essa pode não ser uma boa estratégia. Para alcançar um bom resultado nas provas, você precisa estar descansado e tranquilo, então será melhor reservar o dia anterior para esquecer os estudos e dar uma folga ao cérebro.

Na verdade, um certo nervosismo é normal em qualquer situação em que seus conhecimentos são colocados à prova. O que não pode acontecer é deixar que a ansiedade chegue ao ponto de prejudicar seu desempenho no exame. Então, é preciso achar maneiras de lidar com ela.

Falar pode parecer fácil, mas o que fazer para relaxar na véspera do exame que será determinante para o seu futuro? Comece respirando fundo e lendo o nosso artigo. Aqui, reunimos algumas dicas bem úteis para ajudar.

1. Prepare-se bem e com antecedência

A dica parece óbvia, mas nunca é demais lembrar: para poder relaxar bem na véspera do Enem, você precisa ter estudado muito nos meses anteriores. Quanto mais bem preparado estiver, mais seguro vai se sentir e menos motivos terá para sofrer com a ansiedade.

Assim, esta primeira dica é fundamental: estude muito e com bastante antecedência, para então relaxar na véspera do grande dia.

2. Evite estudar assuntos complexos na véspera

Agora já não é hora de estudar aquela matéria que você não aprendeu antes. Isso só vai servir para aumentar seu nervosismo, ao perceber que não domina o assunto. Então, confie no que já aprendeu até agora e não tente memorizar novos temas.

Sabe o que você pode fazer na véspera? Dar uma olhadinha nos noticiários para estar por dentro dos assuntos em alta no momento. Pode ser que o tema da redação seja um desses assuntos!

3. Capriche na alimentação e na hidratação

Já imaginou ter uma indisposição estomacal ou uma diarreia justamente na hora do exame? Nem é bom pensar. Então, prefira uma dieta leve e saudável na véspera do Enem.

Principalmente no jantar, coma carnes magras grelhadas, saladas, grãos e frutas. Evite frituras e comidas gordurosas e pesadas. Assim, seu sono não será prejudicado por uma digestão difícil.

A hidratação também é muito importante. Evite café, refrigerantes e energéticos à noite, pois são bebidas estimulantes e podem atrapalhar seu descanso. Um dia antes da prova, é melhor não correr riscos: prefira água e sucos naturais.

4. Pratique atividades prazerosas

Cada um tem seu jeito preferido de relaxar, então escolha o seu. Veja exemplos de atividades que ajudam a desestressar e evitar a ansiedade na véspera da prova:

  • uma boa massagem relaxante com óleos aromáticos;

  • descansar o corpo e a mente com uma sessão de ioga;

  • dar uma longa caminhada em meio à natureza para respirar ar puro;

  • ouvir música suave ou áudios com sons da natureza;

  • fazer exercícios respiratórios para oxigenar o cérebro;

  • meditar por alguns minutos, limpando a mente de qualquer pensamento;

  • ir ao cinema;

  • jogar uma partida de futebol com os amigos;

  • e até mesmo passar a tarde no shopping e fazer algumas comprinhas, se é o que você gosta.

5. Planeje seu trajeto para o local da prova

Nada mais estressante do que sair apressado de casa e ficar meio perdido sem saber como chegar ao local do exame. Você se preparou durante longos meses e vai colocar tudo a perder chegando atrasado no dia da prova?

Nem pensar, não é mesmo? Então, na véspera do Enem, confira o endereço e o trajeto no Google Maps, descubra que ônibus ou metrô vai ter que pegar, ou combine a carona com um amigo ou familiar.

Nem é preciso dizer para sair de casa mais cedo, pois o trânsito pode estar complicado nas imediações do local. E não deixe de conferir com cuidado o que você pode e o que não pode levar para fazer a prova!

6. Mantenha o pensamento positivo

A ansiedade da véspera pode provocar sentimentos de desânimo e a sensação de não ter se preparado o bastante para se sair bem na prova.

Não permita que pensamentos negativos tomem conta de sua mente. É importante manter a confiança e acreditar na sua capacidade. Pense que você é competente e tem todo o potencial para alcançar uma boa nota.

Uma atitude positiva colocará você em situação de vantagem, então, nada de negatividade. Atraia boas energias mentalizando o sucesso, imagine você comemorando com a família e amigos e repita mentalmente: o exame será fácil, vou ter uma nota excelente.

Você segue alguma religião? Não importa qual seja sua crença, fazer uma oração e pedir a proteção do ser superior no qual você acredita também é uma ótima maneira de acalmar a mente e estimular a autoconfiança.

7. Vá mais cedo para a cama

Se você pensou em sair com os amigos para tomar uma cervejinha e relaxar na noite anterior ao exame, é melhor pesar muito bem as possíveis consequências. O que pode acontecer? Você se entusiasmar, beber além da conta e chegar tarde em casa, além de acordar com uma bruta ressaca no dia da prova. Isso seria, literalmente, uma grande dor de cabeça.

Então, é aconselhável deixar a balada e a saída com os amigos para depois da prova. Seu bom desempenho no exame será um bom motivo para comemorar. Na véspera, vá mais cedo para a cama e tenha uma boa noite de sono. Isso será essencial para que seu cérebro relaxe e amanheça no auge de seu potencial.

Para concluir, lembre-se: estar ansioso em um dia tão importante é normal e os outros estudantes estarão se sentindo assim também. Na verdade, uma pequena dose de adrenalina não faz mal a ninguém.

Então, na véspera do Enem, é importante acalmar a mente, mas não faça disso uma obrigação, para que a necessidade de relaxar não se transforme também em um motivo de estresse. Atos simples, como respirar profundamente e segurar o oxigênio nos pulmões por alguns segundos já ajudam muito.

Resumo da matéria: preparação prévia, boa alimentação, hidratação, repouso, organização e pensamento positivo são as dicas que levam ao sucesso no Enem.

Agora, seja generoso e deixe seus amigos saberem disso também. Compartilhe nosso artigo em suas redes sociais e depois combine aquela merecida comemoração para depois do exame!

 

Você não tem nenhum conteúdo salvo.

Você gostou deste artigo? Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter. Desse jeito você vai receber as nossas atualizações na sua caixa de entrada!

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Faculdade de Rondônia

Share This
0