Estudos

Aula no YouTube: 8 canais que te ajudam a estudar para o Enem

clique na imagem para se inscrever

Clique na imagem para se inscrever!!

Quem disse que a internet é feita apenas de exposição pessoal e coleção de amizades nas redes sociais? Estamos falando de um excelente recurso para auxiliar os estudos. Os canais de aula no YouTube, por exemplo, são ideais para quem precisa se preparar para o Enem, mas tem dificuldade para manter o foco nos livros.

Se você ainda não é um estudante antenado, que utiliza as ferramentas da web a favor da sua aprendizagem, não se preocupe. Neste post, você vai conhecer 8 canais do YouTube que vão revolucionar a sua forma de estudar. Fique de olho e se prepare para conseguir bons resultados nas provas.

Por que usar a internet para otimizar seus estudos?

Orientar os estudos somente por livros impressos, apostilas e anotações no caderno é coisa do passado. Hoje, temos as tecnologias da informação e comunicação (TICs) em prol da expansão do conhecimento.

O cenário educacional mudou muito com as inovações tecnológicas, tanto no âmbito escolar quanto na aprendizagem autônoma. Os recursos online facilitam a absorção de informações, já que oferecem uma exploração mais dinâmica dos conteúdos acadêmicos.

De fato, não é muito motivador, e nem produtivo, ficar sentado por horas e horas tentando manter a concentração nos livros. Vídeos bem elaborados, com professores que utilizam uma didática mais estimulante e de forma divertida, tendem a prender bem mais a nossa atenção.

Neste post, damos destaque ao YouTube, uma ferramenta de simples navegação e alta qualidade, que disponibiliza inúmeros canais gratuitos para otimização dos estudos. Portanto, é um ótimo meio para você que precisa se preparar para as provas do Enem ou para o vestibular.

Porém, tenha cuidado: mesmo estudando pela internet é necessário ter foco e objetivo. Afinal, você fica a um clique de qualquer outro conteúdo que não tenha nenhuma relação com seus estudos e que possa desviar completamente sua atenção.

Quais os melhores canais de aula no YouTube?

Existem muitos canais no YouTube que podem ajudar os estudantes na preparação para o Enem, com aulas dinâmicas e abordagem divertida, que facilitam o entendimento do conteúdo. Você não precisa mais encarar os estudos como uma atividade desgastante e nem ficar exausto de tanto ler e tentar decorar a matéria.

As aulas em vídeo são métodos alternativos eficazes para melhorar a sua aprendizagem. Conheça, então, 8 canais de aula no YouTube que vão fazer diferença nos seus estudos.

1. YouTube Edu

Essa plataforma é resultado de uma parceria entre o próprio Google e a Fundação Lemann. O público que acessa o canal é composto tanto por alunos, em busca de conteúdos para sua aprendizagem, quanto por professores.

No YouTube Edu, os professores podem submeter seus vídeos educacionais para publicação, assim como podem escolher outras aulas disponíveis no canal para usar em suas atividades em sala.

Os conteúdos abrangem todas as disciplinas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Biologia, Química, Física, Inglês e Espanhol.

2. Aula De

O Aula De é um projeto educacional criado por um grupo de professores com experiência multidisciplinar, que aborda temas de todas as matérias do Ensino Médio.

Os conteúdos trabalhados nas videoaulas são especialmente voltados à preparação dos estudantes para provas do Enem, vestibulares e concursos públicos, o que inclui a exploração dos temas e a resolução dos exercícios. Toda semana são publicados novos vídeos. Vale a pena acompanhar!

3. Me Salva!

Essa plataforma é focada na preparação para o Enem e vestibulares e também é muito utilizada por alunos que precisam reforçar seus estudos no Ensino Médio e no Ensino Superior — sobretudo nas áreas de Negócios, Engenharia e Saúde.

Além das aulas curtas e objetivas, fáceis de acompanhar, o canal ainda disponibiliza: correção de redações e resolução de exercícios; simulados interativos; monitorias ao vivo, entre outros recursos para facilitar os estudos.

4. Descomplica

O Descomplica tem a missão de “salvar a vida” dos estudantes em períodos de grandes exames e processos seletivos. O canal conta com mais de 20000 aulas gravadas e realiza transmissões ao vivo todos os dias.

Além de trabalhar todas as disciplinas do Ensino Médio, inclusive Filosofia, Sociologia e línguas estrangeiras, a plataforma também aborda temas sobre Atualidades, o que é bastante relevante para realização do Enem.

5. Redação e Gramática Zica

Se você acha que aprender Língua Portuguesa é chato e complicado, precisa dar uma olhada nesse canal. As regras são explicadas de forma leve e divertida, proporcionando ao estudante mais facilidade para assimilar o conteúdo.

Lembrando que a redação tem um peso e tanto no Enem. Quanto mais você estiver familiarizado à estrutura de um texto e suas etapas de produção, mais chances terá de conseguir bons resultados no exame.

6. Se Liga Nessa História

Esse canal apresenta um conteúdo rápido, bem-humorado e de fácil entendimento. Os estudantes têm acesso a um amplo conhecimento sobre as disciplinas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia.

Os vídeos são elaborados com uma narrativa divertida e envolvente sem, é claro, perder o embasamento teórico. Esse projeto educacional é coordenado por bacharéis da Universidade de São Paulo (USP).

7. OMatematico.com

Aqui, o estudante encontra vídeos de matemática geral, matemática financeira, estatística e física, entre outras linhas mais específicas do mundo dos cálculos. As aulas são preparadas para auxiliar pessoas que não têm muita facilidade para lidar com os números. Todos os exercícios são resolvidos de forma detalhada, com uma didática simples e objetiva.

Os conteúdos correspondem ao público do ensino superior e aos candidatos a concursos públicos, mas também são acessíveis aos estudantes que estão se preparando para os vestibulares e para o Enem.

8. Biologia Total com Prof. Jubilut

Essa página é organizada pelo professor Paulo Jubilut, que já conquistou milhares de seguidores com suas inovações e aulas dinâmicas. O canal é exclusivamente dedicado à divulgação dos conhecimentos na área da Biologia, com temas que atendem às buscas de estudantes que se preparam para o Enem, vestibulandos, universitários, professores e biólogos formados.

Apresentamos, neste post, somente alguns canais de aula no YouTube, mas a quantidade de conteúdos ricos disponíveis na web é bem vasta. Com as ferramentas online, fica mais fácil manter o foco nos estudos e tornar a aprendizagem mais produtiva.

Gostou das nossas dicas para otimizar seus estudos? Compartilhe nosso post nas suas redes sociais e ajude seus colegas que também estão se preparando para o Enem.

 

Você não tem nenhum conteúdo salvo.

Você gostou deste artigo? Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter. Desse jeito você vai receber as nossas atualizações na sua caixa de entrada!

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Faculdade de Rondônia

Share This
0