Estudos

Aprenda como traçar um plano de estudos completo e efetivo!

Você está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), um vestibular, uma avaliação, mas está em dúvida sobre como montar um plano de estudo? Não se trata de uma tarefa simples, pois envolve planejamento, organização e autoconhecimento.

Se um estudante não tiver noção de como assimila os conteúdos de acordo com a disciplina, terá dificuldade de elaborar uma programação que o ajude a atingir o objetivo de forma plena. Não adianta ficar lendo várias apostilas e resumos, caso não esteja compreendendo as informações.

O importante é estudar com qualidade e estar mais preparado para enfrentar a concorrência. Neste post, vamos destacar diversos procedimentos que são indispensáveis para quem deseja melhorar o desempenho. Confira!

Faça uma análise da rotina de estudos

De que maneira você está estudando durante a semana? Esse questionamento deve ser feito para avaliar como está se preparando para uma prova. A recomendação é verificar como a rotina de estudos está contribuindo para entender os tópicos de cada disciplina e avançar.

Mesmo que tenha noções sobre como montar um plano de estudo, essa iniciativa apenas será útil se você levar em consideração o seu andamento em cada matéria. Por exemplo, um estudante tem dificuldades com Matemática e dedicou um período do dia para estudar Regra de Três Composta.

Se as dúvidas não forem eliminadas, o esforço será inútil. Além disso, o aluno vai perder um tempo que não poderá recuperar. Acompanhar o próprio desempenho é uma maneira de verificar como a rotina de estudos pode ser mais produtiva.

Classifique as matérias

Quer uma dica interessante sobre como montar um plano de estudo? Se a resposta for sim, procure classificar as disciplinas por ordem de prioridade. Em outras palavras, faça um cronograma considerando as matérias em que precisa reforçar o conhecimento.

Por meio do aplicativo Wunderlist, é possível criar uma lista em que o usuário organiza as disciplinas por relevância. Esse mesmo procedimento pode ser feito com relação aos livros que serão usados durante a preparação.

Se você quer melhorar a performance, vale a pena baixar o app que está disponível gratuitamente para smartphones, tablets e desktops. Hoje, a tecnologia é uma grande aliada para deixar a rotina mais produtiva e buscar informações valiosas para a aquisição de conhecimento.

Veja como elaborar a grade de estudos

Conciliar os estudos com as demais tarefas não é uma tarefa fácil, mas é necessário fazer isso para alcançar o sucesso. Para quem gosta de recursos tecnológicos, vale a pena adotar o Google Agenda. Essa ferramenta permite elaborar a grade de estudos de maneira simples e prática.

Pelo celular ou computador, você acompanha as atividades que serão executadas durante a semana e pode inserir dados relativos a várias iniciativas, como:

  • dia de provas no colégio;

  • locais de testes;

  • data do Enem;

  • dia do vestibular.

O usuário também pode inserir metas de estudo, como fazer 50 exercícios de uma matéria por dia. A ferramenta é bastante indicada para elaborar a grade de estudos, porque propicia a listagem dos períodos dedicados para cada disciplina, a atualização das tarefas e o envio de notificações sobre o momento de estudar ou revisar um assunto.

Estabeleça períodos de pausa

Por mais que você seja dedicado e aplicado, é preciso fazer períodos de pausa durante a análise do conteúdo das matérias. Essa medida deve ser levada em consideração ao pensar em como montar um plano de estudo. Nem sempre você estará disposto a fazer exercícios por mais de uma hora, sem nenhum descanso.

Reservar horários de estudos é muito importante para a sua aprovação, porém isso deve ser feito de forma produtiva. Um bom aluno deve reconhecer as próprias limitações e perceber que o excesso de esforço está sendo prejudicial para o aprendizado. Não adianta revisar a matéria inteira, mas não ter condições de raciocinar direito durante a prova.

Para obter um melhor desempenho no estudo, uma alternativa é o aplicativo Pomodoro Timer Lite. O recurso permite elaborar uma lista de atividades e escolher qual delas será realizada. Outra vantagem é determinar um tempo de 25 minutos de estudos com intervalos de 3 a 5 minutos de um ciclo para o outro. As pausas podem ser mais longas, caso o usuário sinta necessidade de relaxar a mente e o corpo por mais tempo.

Tenha em mente o que será feito durante o estudo

É interessante elaborar um programa de estudos com as horas e as disciplinas devidamente listadas, não é mesmo? Mas o que fazer para conseguir um rendimento acima da média? A resposta está na forma em como pretende reforçar o aprendizado.

O ideal é reservar alguns dias para a leitura dos pontos mais importantes de cada matéria. Também priorize a realização de exercícios após a análise do conteúdo. Assim, é possível constatar se a preparação está no caminho certo e os aspectos que devem ser mais bem trabalhados em cada disciplina.

Dedique um dia da semana para escrever uma redação. Há muitos temas que podem ser trabalhados. Caso no Enem ou em um vestibular apareça um assunto já trabalhado anteriormente por você, as chances de tirar uma excelente pontuação e de entrar na faculdade serão ainda maiores.

Ao pensar em como montar um plano de estudos, é fundamental ter consciência do que será feito. Dessa forma, o planejamento será executado de forma mais precisa, o que é bastante positivo para obter uma performance de alto nível.

Priorize a qualidade de vida

Uma boa preparação deve contar com momentos de lazer. Passear, assistir a um filme no cinema, curtir uma praia e colocar a conversa em dia com os amigos ajudam a renovar as forças e a estar mais disposto para os estudos.

Também tenha cuidado com a alimentação e o sono. Comer demais não vai te deixar mais saudável. Pelo contrário, pode prejudicar o seu metabolismo e afetar o seu rendimento. Outra recomendação é dormir bem, pois contribui para descansar a mente e torná-la mais aberta a adquirir novos conhecimentos.

Quem deseja vencer a concorrência do Enem ou do vestibular deve saber como montar um plano de estudo. Bom senso, humildade e foco em resultados são fundamentais para um estudante superar os próprios limites e bater metas.

Se você pretende reforçar o aprendizado, vale a pena conhecer 9 sites que te ajudam a estudar para o Enem. O conhecimento sempre nos ajuda a vencer novos desafios!

 

Deixar comentário.

Share This
0