Estudos

Aplicativos de estudo: 8 apps que vão ajudar você a estudar para o vestibular

Os aplicativos de estudo já são necessários na rotina do estudante. Com eles, as informações ficam mais acessíveis, as atividades diárias mais organizadas e o ato de estudar se transforma em algo dinâmico e interativo.

Temos que admitir que a tecnologia facilita nossa vida, em muitos sentidos. Hoje, é possível encontrar apps com uma variedade incrível de funções. Com o celular em mãos e apenas alguns cliques, você desenvolve atividades que antes exigiriam muito mais tempo, deslocamento ou recursos materiais.

Neste post, vamos apresentar 8 exemplos de aplicativos de estudo que não podem faltar no dia a dia do estudante, especialmente durante o período de preparação para vestibular e Enem. Não deixe de conferir!

A tecnologia a favor do aprendizado

As facilidades da era tecnológica revolucionaram os métodos de estudos, tanto no cenário escolar quanto para quem estuda sozinho. Agora, temos acesso a inúmeros outros meios para obter aprendizado, além dos tradicionais livros e apostilas impressas.

Os recursos digitais são fortes aliados para quem precisa de mais empenho nos estudos. Isso porque disponibilizam conhecimento de forma mais atrativa e menos maçante para o estudante, o que favorece o foco e a atenção.

Seja para complementar os conteúdos vistos em sala de aula, seja para reforçar a preparação para o vestibular, o estudante encontra tudo o que precisa nos meios virtuais:

  • aplicativos de estudo, que podem ser utilizados no computador ou celular;

  • canais de aula no YouTube;

  • plataformas de educação;

  • portais e mais portais que veiculam todos os tipos de informação, sobre qualquer assunto que você queira encontrar.

No entanto, você deve manter-se focado e saber utilizar esses recursos em prol da sua aprendizagem. Afinal, as opções de entretenimento e distração também estão ali, acessíveis a qualquer momento, e podem facilmente tirar a sua concentração no que é realmente necessário.

Os aplicativos de estudo que fazem a diferença

Além dos apps que vamos mencionar agora, existe uma diversidade ainda maior para quem precisa alcançar bons resultados no vestibular ou melhorar o rendimento na rotina acadêmica. As opções incluem aplicativos sobre disciplinas específicas, literatura, atualidades, recursos para aumentar a concentração e a produtividade, entre muitos outros. Conheça alguns deles:

1. Trello

O Trello é um aplicativo prático e eficiente para organizar suas tarefas, que pode ser utilizado tanto no computador quanto no smartphone. Ele facilita a vida de quem precisa lidar com múltiplos compromissos, os quais podem ser ordenados de acordo com a prioridade. O app até sinaliza quando o prazo de conclusão das atividades está próximo de expirar.

2. Evernote

O Evernote é como um caderno virtual. Ele dispõe de recursos que ajudam o estudante a organizar tarefas e registrar conteúdos de aula, em diversos formatos. Com esse aplicativo de estudos é possível criar cadernos de anotações para diferentes matérias, inserir arquivos — textos em PDF, apresentação de slides, fotos, prints de tela etc. —, gravar áudios, entre outras funções.

3. Duolingo

Esse é um dos apps de idiomas mais utilizados. O Duolingo disponibiliza cursos grátis de línguas estrangeiras — inglês, espanhol, italiano, francês e alemão —, com atividades de tradução, escrita, fala e escuta, divididas em módulos que variam de acordo com o tema escolhido.

4. Pomicro

Aqui temos um aplicativo que funciona como um temporizador, para melhorar a concentração e aumentar a produtividade nos estudos. O Pomicro foi desenvolvido com base na técnica Pomodoro, que intercala períodos de 25 minutos de atenção focada e pausas de até 5 minutos para relaxamento.

5. AppDetox

O AppDetox é uma espécie de detox digital. Esse recurso tecnológico serve para mapear, identificar e bloquear os serviços que consomem mais tempo do usuário, por exemplo, as redes sociais. É possível personalizar o tempo de bloqueio, de acordo com as demandas diárias do estudante.

6. Mecflix

Esse aplicativo de estudos foi criado pelo governo, e é destinado aos estudantes que precisam se preparar para o Enem ou vestibular. Trata-se de uma plataforma de vídeos educativos, que abordam todas as disciplinas vistas em sala de aula e os assuntos que mais caem nos processos seletivos.

7. Quiz Up

O Quiz Up transforma os estudos em algo mais dinâmico e divertido. Nesse app, você escolhe as matérias que pretende estudar e começa a acumular pontos. Dessa forma, o aprendizado ganha o formato de um jogo de conhecimento e você pode competir com seus amigos ou com outros usuários de qualquer lugar do mundo.

8. Semper

A proposta do Semper é bem simples e estimula constantemente o raciocínio do estudante. Com esse aplicativo, você deve responder e acertar uma questão sempre que for desbloquear seu celular. Os temas são escolhidos pelo usuário e incluem testes de conhecimentos gerais, matemática ou idiomas.

A organização e a otimização dos estudos

Com todos esses aplicativos e outros recursos da web, fica bem mais fácil e produtivo estudar. Ainda assim, se você não tiver dedicação e uma boa organização da sua rotina, pode não alcançar os resultados que pretende.

Para ter eficiência e produtividade nos estudos, você precisa seguir alguns passos básicos:

  • planeje sua rotina: liste os seus compromissos diários; defina o tempo de execução para cada um deles e reserve um período para estudar;

  • faça um cronograma: determine um dia para cada tema que você pretende pesquisar e destaque as matérias que precisam de mais afinco;

  • estabeleça prioridades: saiba identificar as atividades que são urgentes, as que são importantes, mas podem esperar, e as que são optativas;

  • trabalhe com metas e prazos: estipule pequenos objetivos diários para alcançar e foque em um de cada vez;

  • tenha um compromisso com seus estudos: mesmo se você estudar sozinho, seja responsável, não procrastine e se esforce para cumprir todos os passos citados acima.

Aproveite essas dicas! E agora que você já conhece um pouco mais sobre as opções de aplicativos de estudo, escolha os apps que mais atendem às demandas do seu dia a dia e dê um up na sua preparação para o vestibular. Utilize a tecnologia a seu favor e aumente suas chances de entrar em uma boa universidade!

Se você gostou deste texto, também pode se interessar por outro post do nosso blog, que fala sobre os canais de aula no YouTube. Não saia sem essa leitura!

 

Deixar comentário.

Share This
0