Administração

Além do gerenciamento: conheça os diferenciais do bom administrador

Está pensando em ingressar no curso de Administração e quer descobrir como se destacar nessa carreira que é repleta de boas oportunidades? Então, este post foi feito especialmente para você!

Nele, vamos listar alguns dos principais diferenciais do bom administrador, além de apresentar exemplos de grandes profissionais — do Brasil e do mundo — que conquistaram o mercado com o seu trabalho. Continue a leitura e inspire-se!

Saiba quais são os diferenciais do bom administrador

Vamos começar apresentando algumas habilidades essenciais que, com certeza, vão ajudá-lo a decolar em sua carreira de administrador. Veja a seguir!

Inteligência competitiva

Também conhecida como “inteligência de mercado”, essa primeira qualidade é essencial para o trabalho de qualquer administrador de empresas.

Por meio dessa habilidade, é possível prever as movimentações do mercado por meio da captação e da análise de dados sobre variáveis como o comportamento do consumidor, as tendências mais recentes e as estratégias praticadas pela concorrência.

Com essas informações em mãos, a empresa pode se antecipar às demandas e ampliar o seu potencial competitivo, otimizando os seus processos de tomada de decisão a curto, médio e, também, a longo prazo.

Atualização constante

Em um mercado tão concorrido como o atual, apenas o diploma de graduação não é mais uma garantia de destaque na hora de disputar uma vaga de emprego. Nesse aspecto, complementar a formação superior ganha grande importância, tanto do ponto de vista pessoal quanto profissional.

Você pode escolher uma pós-graduação, um MBA, uma extensão, ou mesmo cursos que atualizem seus conhecimentos em softwares e outras ferramentas específicas da sua área de atuação. O importante é encontrar uma opção que se encaixe nos seus objetivos.

E para quem tem dificuldade em conciliar os horários dedicados ao estudo com o trabalho, e precisa de mais flexibilidade, os cursos a distância (EAD) podem ser uma boa solução para garantir um certificado que ajudará a enriquecer o currículo.

Domínio de outros idiomas

Ter um conhecimento avançado em um ou mais idiomas é mais um ponto fundamental para quem deseja se destacar em qualquer carreira. E, para um administrador, essa lógica não poderia ser diferente, não é mesmo?

Além do inglês, que é pré-requisito para conquistar uma oportunidade de trabalho em diversas empresas, também é interessante investir em outras línguas estrangeiras, que poderão destacar ainda mais o seu currículo no mercado.

E para quem tem pouco tempo disponível na agenda ou poucos recursos para bancar as mensalidades de uma escola regular de idiomas, vale a pena recorrer aos cursos online e aplicativos que garantem, ainda, praticidade e formas interativas de aprendizado.

Capacidade de autoaprendizagem

Ser autodidata também está entre as características que chamam a atenção dos recrutadores e gestores na hora de contratar um profissional para o departamento administrativo de suas companhias. Por isso, é muito importante ir além das matérias oferecidas na faculdade e complementar os conteúdos aprendidos em sala de aula.

Para conquistar esse objetivo, o segredo é investir na leitura! De atualidades e notícias a assuntos específicos da sua área de atuação ou mesmo obras ficcionais: tudo é válido para enriquecer o seu leque de conhecimentos e ampliar a sua capacidade de compreensão e argumentação.

Bom relacionamento interpessoal

Por fim, mas não menos importante, manter um clima agradável e harmonioso no ambiente corporativo é fundamental para que o trabalho realizado pelas equipes seja cada vez mais eficiente e alcance um patamar de qualidade, ajudando a empresa a crescer de forma saudável.

Powered by Rock Convert

Nesse caso, cabe também ao administrador valorizar os colaboradores e buscar formas de mantê-los motivados e engajados, fazendo com que se sintam parte da companhia e responsáveis pela conquista de bons resultados.

Conheça grandes administradores de sucesso

Agora que você já conhece algumas habilidades de um bom administrador, chegou o momento de destacar histórias inspiradoras! Neste tópico, vamos falar um pouco sobre a trajetória de três grandes especialistas na administração de negócios: Henry Ford, Luiza Trajano e Alberto Saraiva. Confira!

Henry Ford

Desde criança, Henry Ford tinha curiosidade em saber como funcionavam os diferentes tipos de objetos e máquinas. E, quando se mudou para a cidade de Detroit, conhecida mundialmente como ponto central da produção automobilística, foi trabalhar em oficinas mecânicas e estabelecimentos voltados à área de motores e equipamentos.

Quando assumiu um cargo no departamento de engenharia da empresa criada por Thomas Edison, e logo foi promovido, aproveitou o dinheiro que recebia para investir em pesquisas com motores a gasolina.

A partir daí, Ford fez invenções, fundou empresas que não tiveram êxito e, em 1903, finalmente fundou a Ford Motor Company, inaugurando, também, uma nova era no mercado automobilístico, com a criação de uma linha de montagem que é utilizada pelas indústrias até os dias de hoje.

Além disso, o empresário ainda propôs melhores remunerações e reduções na carga de trabalho, contribuindo com a qualidade de vida dos seus funcionários.

Luiza Trajano

Conhecida como a profissional por trás do sucesso atual de um dos maiores grupos varejistas do País, a empresária Luiza Trajano, ao contrário do que muitos pensam, não iniciou a sua carreira como CEO da empresa, mas como balconista na Magazine Luiza, fundada pela sua tia.

Dessa forma, a jovem teve a oportunidade de conhecer a companhia como um todo e acompanhar o trabalho de diferentes equipes: vendedores, gerentes, profissionais de logística e gestores.

Por fim, quando Luiza assumiu a presidência da rede, essa experiência “de baixo para cima” teve como resultado o estabelecimento de uma política empresarial com foco no engajamento, na satisfação e no bem-estar dos colaboradores.

Isso gerou não apenas um aumento da produtividade, como rendeu à organização um dos primeiros lugares da pesquisa “Great Place to Work”, que estabelece um ranking das melhores empresas para se trabalhar no Brasil e no mundo.

Alberto Saraiva

Filho de imigrantes portugueses, Alberto começou a trabalhar cedo para contribuir com o sustento da casa: primeiro vendendo doces com o pai e, posteriormente, na pequena padaria da família.

Após a morte do pai, o jovem acabou abandonando a faculdade de Medicina e assumiu os negócios, tendo que desenvolver novas habilidades para negociar com os fornecedores, atender os clientes, além de lidar com questões financeiras e de logística para garantir que o estabelecimento continuasse aberto.

A maré mudou quando Alberto conheceu um senhor chamado Paulo Abud que contou ao empreendedor sobre seus conhecimentos na preparação de comida árabe. A partir daí, nasceu uma das maiores franquias brasileiras: o Habib’s, que hoje conta com mais de 400 unidades e emprega mais de 20 mil colaboradores.

E você, gostou de conhecer os diferenciais do bom administrador e, de quebra, conferir um pouco mais sobre a história de grandes empreendedores de sucesso? Então, que tal aproveitar para dar início à sua caminhada profissional? Entre em contato conosco e saiba mais sobre o curso de Administração da Faro!

 

Deixar comentário.

Share This
0