Administração

Afinal, quais são as características de um perfil empreendedor?

clique na imagem para se inscrever

Clique na imagem para se inscrever!!

Para quem tem o desejo de colocar seus próprios projetos em prática, não tem medo de assumir grandes responsabilidades e busca mais independência em sua carreira, investir em um negócio empreendedor pode ser um excelente caminho para o sucesso.

E se você se interessa por esse assunto, quer conhecer as principais características de um perfil empreendedor e descobrir se essa é a escolha certa para o seu futuro profissional, é só continuar lendo o nosso post.

Vamos lá?

O que é ser um empreendedor?

Ao contrário do que muita gente pensa, o empreendedor não é apenas aquele que decide abrir o seu próprio negócio.

Nessa categoria, também é possível optar pelo intraempreendedorismo, em que o profissional pode gerir projetos dentro da empresa em que trabalha, propondo ideias para a melhoria de processos e iniciativas que contribuam com a competitividade da companhia no mercado.

Quais as principais qualidades de um empreendedor?

A seguir, vamos conhecer algumas habilidades que diferenciam os empreendedores dos outros profissionais do mercado, tornando-os mais aptos a perceber novas oportunidades e tomar a iniciativa para investir nos seus próprios projetos.

Autoconfiança

Acima de tudo, um empreendedor acredita no seu sonho e esse é o seu motor para realizá-lo. A partir daí, ele investirá nas demais habilidades e em diferentes ferramentas para colocar o seu plano em prática e conquistar bons resultados.

Criatividade

Essa habilidade pode ser traduzida como a capacidade de encontrar soluções diferenciadas para antigos problemas. E, justamente por isso, ela é tão importante para o perfil empreendedor.

Curiosidade

Os empreendedores estão sempre em busca de novas ideias e têm interesse por assuntos diversos. Por isso, procuram aprender sempre, buscando informações e dados que contribuam de forma prática com suas iniciativas, garantindo uma visão mais realista e a realização do projeto com mais segurança e sucesso.

Liderança

Quando falamos sobre o perfil empreendedor, uma das primeiras características que vêm à cabeça é a sua capacidade de desenvolver novos projetos e liderar equipes.

Mas, mais do que isso, o dom da liderança também está relacionado ao bom gerenciamento dessas atividades, atuando de forma participativa e inspirando outros profissionais por meio de seus pensamentos e ações.

Planejamento

A habilidade de estabelecer metas, traçar estratégias e conseguir colocá-las em prática em tempo hábil e conquistando bons resultados é mais uma grande característica das pessoas empreendedoras.

Esses profissionais são dotados de grande capacidade analítica, que permite melhores tomada de decisões com base em dados, gráficos e anotações, garantindo que os projetos obtenham o sucesso esperado.

Iniciativa

Essa é a característica que faz com que os empreendedores estejam sempre de olho nas tendências e em busca de novas oportunidades de negócio, sem medo de explorar novos segmentos de mercado.

Aliada à habilidade de planejamento, a iniciativa permite que esses profissionais se conectem de forma estratégica a outras pessoas e empresas que contribuem com o desenvolvimento de seus projetos.

Coragem

O empreendedor não tem medo de errar — muito pelo contrário! Quando uma ideia, ou sua execução, não surte o efeito esperado, ela se torna uma oportunidade de aprendizado e um impulso para a busca de novas soluções.

Segurança

Uma vez que a iniciativa e a coragem são a força motora necessária para que o empreendedor tome a frente de seus projetos e os coloque em prática, a segurança, aliada ao planejamento, são as capacidades essenciais para avaliar a viabilidade das ideias antes de tirá-las do papel.

Nesse aspecto, o empreendedor assume “riscos calculados”, avaliando possíveis perdas e ganhos e todas as possibilidades de um empreendimento antes de sua execução.

Persistência

Esse é o verdadeiro combustível dos empreendedores e é a característica que faz com eles não desistam diante das dificuldades e busquem novas alternativas para superá-las. O segredo é ter disposição para recomeçar, respirar fundo e seguir em frente!

Quais são os diferentes tipos de perfil empreendedor?

Cada perfil de empreendedor tem um papel importante na equipe e, por meio do trabalho conjunto, as habilidades específicas de cada um garantem o sucesso do negócio.

E para que você possa compreender melhor as características de cada um, abaixo, vamos enumerar 5 tipos de perfil empreendedor:

Criativos

A capacidade de imaginação e a criação de ideias inovadoras são os pontos fortes desses empreendedores. E por estarem sempre em busca de soluções diferenciadas e de novas formas de realizar suas atividades, também possuem grande capacidade de adaptação às diferentes situações e planos.

Administradores

Se os criativos são responsáveis pelas grandes ideias, os administradores têm a função de avaliar a viabilidade da sua realização a partir da elaboração de um planejamento estratégico completo.

Para conquistar seus objetivos, utilizam sua alta capacidade analítica para realizar estudos detalhados do ambiente de negócios e fazer estimativas de gastos e lucros, evitando riscos e garantindo maiores possibilidades de sucesso.

Realizadores

Uma vez que o empreendedor criativo teve a ideia e ela foi devidamente analisada pelo administrador, é a hora do empreendedor realizador entrar em cena.

Ágeis, dinâmicos e cheios de iniciativa, os empreendedores com esse perfil estão sempre envolvidos em diversos projetos ao mesmo tempo e não têm medo de colocar a mão na massa para ver seus sonhos se tornarem realidade.

Integradores

Como o próprio nome indica, a principal característica desse tipo de empreendedor é a capacidade de integração, que permite reunir e mobilizar as equipes em torno de um objetivo comum.

É o perfil que possui a maior habilidade de liderança, inspirando e motivando as pessoas ao seu redor.

Promotores

Assim como o integrador, esse perfil de empreendedor possui boas habilidades de relacionamento interpessoal. No entanto, é mais voltado ao contato com parceiros, clientes e fornecedores fora da empresa.

Com uma grande facilidade para se comunicar, são bastante cativantes e têm um grande talento para vendas, o que faz com que consigam fechar bons negócios e obtenham a colaboração de que precisam para investir em seus projetos.

E aí, se identificou com uma ou mais entre as características de um perfil empreendedor que citamos neste texto? Gostaria de investir em uma formação superior que tem tudo a ver com esse assunto? Então, acesse o nosso post e descubra se a faculdade de administração é o caminho certo para você!

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Share This