Ciências Contábeis

Afinal, por que a prática contábil deve começar desde a graduação?

É comum os jovens terem dúvidas sobre qual curso superior fazer no futuro. Afinal, a escolha da carreira deve ser feita com bom senso e levar em consideração as habilidades individuais. Se você gosta de cálculos, é detalhista e procura usar o raciocínio lógico no dia a dia, a graduação em contabilidade pode ser uma boa alternativa.

É um curso em que o aluno deve ter como foco unir a teoria com a prática contábil. Dessa forma, estará mais habilitado para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e alcançar bons resultados.

Neste post, destacaremos diversos fatores relativos ao exercício da profissão de contador e mostraremos a importância de fazer um curso superior nessa área em uma instituição atenta às principais tendências do mundo corporativo. Confira!

Conheça algumas regras relacionadas à contabilidade

O que faz um contador? Se você tem dúvida, é melhor continuar com a gente. Na faculdade, é interessante que você já desenvolva algumas ações importantes dessa carreira, como:

  • fazer o levantamento de todos os recursos financeiros que entram na conta da pessoa física ou jurídica mensalmente;
  • verificar as despesas fixas dos clientes por mês;
  • monitorar e arquivar os boletos a vencer e os que já foram quitados.

Essas iniciativas são exemplos de uma prática contábil responsável que propicia às empresas e aos cidadãos um atendimento de alto nível.

Perfil

Você já entendeu um pouco as atribuições dos profissionais de contabilidade, não é mesmo? Agora, vale a pena conhecer algumas das características que o contador necessita para se diferenciar da concorrência.

Uma delas é ter muito cuidado para evitar que as despesas dos clientes ultrapassem as receitas. Essa postura é fundamental para combater a inadimplência, que prejudica os investimentos e a geração de emprego e de renda.

Atualmente, a prática contábil está diretamente ligada com a estratégia comercial. É isso mesmo! O contador não é mais aquele profissional ligado apenas ao cuidado com o patrimônio e às finanças de uma organização.

Ele atua como um consultor e indica os melhores cenários para investir. Ou seja, as empresas, antes de ampliar ou reduzir as atividades, solicitam o apoio do profissional de contabilidade para verificar se estão no caminho correto.

Além do olhar estratégico, o profissional deve ter domínio da língua inglesa e afinidade com softwares de gerenciamento. Essas duas habilidades são imprescindíveis para acompanhar as novidades do mercado e oferecer um serviço de alta qualidade para o público-alvo. Além disso, ele deve ser comunicativo, objetivo e paciente para ser compreendido pelos colegas de trabalho.

Veja as especializações ligadas à prática contábil

Na graduação, é fundamental que você identifique qual a área da contabilidade terá mais chances de sucesso. Por isso, vamos mostrar alguns segmentos que oferecem boas oportunidades de trabalho. Acompanhe!

Auditoria

O trabalho consiste em verificar como estão as contas de uma companhia pelo registro em livros contábeis e balanços. O profissional deve ser bastante atento para que nenhum detalhe passe despercebido.

Por falta de conhecimento da legislação, algumas companhias podem cometer erros. Por isso, o auditor é essencial para prevenir problemas que possam comprometer a saúde financeira.

Contabilidade ambiental

As organizações também devem se preocupar com o meio ambiente porque isso mostra responsabilidade social e contribui para a melhoria da imagem corporativa. Essa ação somente alcança esses resultados caso haja um contador para auxiliar nos gastos a serem feitos com o segmento ambiental.

Não adianta promover campanhas que incentivem o cuidado com a natureza se a companhia não controlar as despesas de maneira adequada. Lembre-se de que os erros no gerenciamento das finanças e do patrimônio causam danos negativos à credibilidade de uma organização.

Contabilidade gerencial

Nesse segmento, a prática contábil tem um papel bastante estratégico. O motivo é que o profissional deve não apenas registrar, mas também analisar as operações financeiras dos clientes.

Por meio desse trabalho, o contador pode indicar para uma empresa que é necessário ter maior controle dos gastos para prevenir eventuais dívidas e apontar como o dinheiro pode ser aplicado para aumentar o patrimônio.

Perícia contábil

As organizações têm hoje uma grande preocupação com a imagem, sabia? A reputação de uma companhia pode ser seriamente prejudicada devido a um escândalo, como o não pagamento de impostos, também conhecido como sonegação fiscal.

Para evitar esse constrangimento, muitas empresas investem nos serviços de compliance que consistem na avaliação das ações realizadas na área contábil para identificar eventuais fraudes.

É um segmento em crescimento no mercado e atrai muitos profissionais de contabilidade. Por isso, a recomendação é buscar informações sobre como desenvolver um bom trabalho nessa área.

Planejamento e controladoria

Fazer mais com menos é o sonho de muitos empresários. Essa meta pode ser perfeitamente atingida, desde que a empresa tenha o apoio de um contador para analisar e constatar como é possível otimizar os custos.

Nesse caso, ele pode sugerir o uso de um sistema que diminua consideravelmente o consumo de papel. O olhar estratégico deve fazer parte da prática contábil para que os resultados das organizações sejam mais expressivos.

Avalie a faculdade onde fará o curso

É muito bom compreender como uma atividade profissional funciona, não é mesmo? Afinal, é uma forma de se adaptar mais rápido às necessidades do mercado. Mas você também precisa se preocupar em escolher uma boa instituição de nível superior para obter o diploma.

Uma opção interessante é a Faculdade de Rondônia (FARO), onde o curso de contabilidade apresenta muitos diferenciais, como:

  • empresa júnior com a participação dos estudantes;
  • convênio com a Receita Federal para permitir aos alunos a prática contábil;
  • acesso ao Núcleo de Práticas em Contabilidade, que visa a um melhor entendimento da teoria;
  • uso de plataforma inovadora em inglês (idioma importante para desenvolver um bom trabalho na área).

Na FARO, a graduação pode ser feita em 4 anos e somente é concluída com a realização do estágio supervisionado. Na faculdade, o universitário ainda tem a opção de estudar mais um ano e se formar em Administração. Assim, aumentam as possibilidades de inserção no mercado de trabalho. Com planejamento e o apoio de uma instituição de ensino superior qualificada, você tem grandes chances de atingir o sucesso com a prática contábil.

Se deseja mais informações sobre outros cursos superiores, assine a nossa newsletter agora mesmo. O conhecimento é primordial para vencer desafios!

Deixar comentário.

Share This
0