Estudos

Afinal, inglês instrumental é assim tão importante? Saiba aqui!

O domínio da língua inglesa é um dos aspectos mais valorizados pelo setor acadêmico e pelo mundo corporativo. Um dos motivos é que grande parte do conhecimento produzido pela humanidade está disponível nesse idioma. Para estar bem informado e superar a concorrência, vale a pena investir no inglês instrumental.

Por meio dele, você terá mais condições de aumentar o vocabulário e de assimilar conteúdos voltados para um segmento específico, como engenharia, jornalismo e tecnologia da informação. Compreender o significado de muitas palavras em uma língua estrangeira é uma vantagem competitiva que pode te ajudar bastante no futuro.

Pensando nisso, abordaremos, neste post, uma definição de inglês técnico, formas de aprendê-lo e benefícios que ele pode proporcionar para os que o dominam. Confira!

Entenda o que é inglês instrumental

Também conhecido como inglês técnico, essa modalidade da língua inglesa se caracteriza pelo foco em um determinado setor. Ou seja, a aquisição de vocabulário por meio da leitura se dirige, de forma bastante clara, para uma área do conhecimento.

Dessa forma, o aprendizado vai não apenas contribuir para um domínio mais amplo da língua inglesa, mas também fazer com que o estudante esteja atualizado sobre as principais tendências do segmento em que pretende atuar profissionalmente.

Saiba como aprender

Aprendendo inglês instrumental não é tão simples quanto parece, porque requer muito esforço e dedicação. Os mais persistentes e atentos podem assimilar os conteúdos individualmente e conhecer o significado de diversas palavras pelo estudo diário.

Dependendo da situação, eles podem também recorrer a ajuda de alguns colegas que dominam a língua inglesa. Contudo, nem sempre é possível, por conta própria, obter excelentes resultados e superar os concorrentes em provas e entrevistas de emprego.

Há capacitações específicas para os que desejam aprofundar os conhecimentos em um segmento por meio do inglês. Esses cursos priorizam um ensino personalizado e ajudam os alunos a tirarem eventuais dúvidas. Além disso, contam com profissionais habilitados para mostrar técnicas de leituras que ajudarão a compreender conteúdos específicos.

Prioridade na leitura

O inglês instrumental se destaca por usar a leitura como base para o aprendizado em uma área específica. A meta é fazer com que a assimilação do conteúdo seja mais rápida, considerando o fato de que as palavras comuns na língua inglesa estão presentes na maioria dos textos.

Você, por exemplo, pode verificar as 250 palavras mais adotadas no idioma inglês e constatar que a maioria delas pode formar um conteúdo escrito. Caso opte por estudar as 1000 mais empregadas, perceberá que elas estão presentes em qualquer texto.

Também é possível estudar os cognatos, que abrangem as palavras parecidas em dois idiomas diferentes. Levando em consideração esses fatores, um estudante que domina mais de 1000 palavras será capaz de compreender praticamente um texto inteiro em inglês.

Esse fator faz com que o inglês instrumental, praticado de forma diária, possa produzir resultados interessantes em menos de um mês. Se você está precisando adquirir conhecimento com mais rapidez e praticidade, esse aprendizado será bastante valioso para você.

Veja como esse ensino pode ser útil

Mas por que aprender inglês instrumental vale a pena? A resposta é simples: porque vai te ajudar a conquistar bons resultados em processos seletivos importantes. No caso do Ensino Nacional do Ensino Médio (Enem), o candidato pode optar por responder questões de inglês na prova de língua estrangeira.

Com uma boa capacidade de leitura nesse idioma, as chances de você alcançar um resultado expressivo são bem maiores. Além disso, uma pontuação elevada proporciona mais condições de conseguir uma vaga em uma instituição de ensino superior com uma boa infraestrutura e professores de alto nível.

Concursos públicos

Dependendo do órgão público, o processo de seleção pode exigir o conhecimento da língua inglesa. A Petrobras e o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) promovem concursos públicos em que o nível de entendimento dos candidatos em inglês é levado em consideração na hora de selecionar novos empregados.

Ao ter um conhecimento de inglês técnico relacionado com setor de petróleo, um candidato estará bem preparado para responder às questões de língua inglesa da Petrobras, por exemplo. Em uma disputa de vagas bastante acirrada, esse diferencial pode ser uma grande vantagem sobre a concorrência.

Carreira acadêmica

Ser professor universitário ou um pesquisador está nos seus planos? Se a resposta for sim, é melhor levar o inglês instrumental bastante a sério. Isso porque as provas para iniciar um mestrado ou doutorado exigem um bom conhecimento da língua inglesa.

Se você não estiver com o inglês técnico bem afiado, é melhor se candidatar para os cursos de pós-graduação em outra oportunidade. Hoje, muitas pesquisas e estudos científicos estão disponíveis somente na língua inglesa. Isso significa que o conhecimento desse idioma é fundamental para entrar na carreira acadêmica e se manter atualizado.

Seleção em empresas

Muitas companhias aplicam provas em inglês para selecionar trainees ou empregados. Para estar bem preparado, o ideal é apostar no inglês instrumental com o intuito de estar mais qualificado na busca por uma vaga.

O domínio da língua inglesa também é levado em consideração no setor privado na hora de o empregado pedir o aumento de salário ou ser promovido. Além disso, possibilita maior troca de experiência, pois abre o contato com profissionais de outros países.

Ao ter mais vocabulário por meio da leitura, você aumenta a confiança de conversar com outras pessoas em língua inglesa. Por isso, o inglês técnico deve ser priorizado para você estar mais bem habilitado para entrar no mercado de trabalho e crescer na carreira.

Pense na faculdade

A facilidade de ler em inglês pode ajudá-lo a compreender melhor o conteúdo das matérias e a ser capaz de adquirir o conhecimento necessário para estudar em uma instituição de ensino organizada. Esse passo é fundamental para entrar com o pé direito no mercado de trabalho.

Um estudante inteligente deve investir bastante para adquirir mais conhecimento por meio do inglês instrumental. Esse recurso se mostra cada vez mais indispensável, porque contribui para a formação de bons profissionais e atualização sobre as melhores práticas do mercado.

Se você quer ficar bem informado sobre as tendências de várias carreiras, assine a nossa newsletter agora mesmo. Afinal, o saber é a base para uma trajetória profissional de sucesso!

 

Deixar comentário.

Share This
0