Ciências Contábeis

9 livros de contabilidade que todo profissional precisa ler

clique na imagem para se inscrever

Clique na imagem para se inscrever!!

 

Durante qualquer curso de graduação, muitas são as indicações de leitura que enriquecem o currículo, facilitam o aprendizado e contribuem para a capacitação dos jovens profissionais. Isso não é diferente com os estudantes de Contabilidade.

Além de livros técnicos e de teoria geral, que ensinam termos, fórmulas e os principais fundamentos da área, de modo a garantir que o leitor tenha uma visão mais ampla e embasada da profissão, há, também, aqueles livros que são recomendados para qualquer pessoa, mas que se enquadram no mundo da contabilidade e finanças, se tornando, portanto, imprescindíveis para quem pretende ter um futuro profissional no mercado contábil.

No post de hoje, confira 9 livros de contabilidade que você não deve deixar de ler se pretende cursar essa graduação!

5 livros de contabilidade técnicos ou de teoria imperdíveis

Neste primeiro momento, listamos 5 livros que vão ajudá-lo a conhecer melhor algumas das áreas de atuação possíveis para quem vai se formar em contabilidade.

1. Contabilidade Introdutória (Eliseu Martins, Sérgio de Iudícibus, Alkindar de Toledo Ramos, Edilson Castilho, Eduardo Weber Filho, Luiz Benatti, Ramom Domingues Jr. e Stephen Charles Kanitz)

Nada melhor do que começarmos com a indicação de um livro que vá proporcionar a você uma introdução ao tema. Em Contabilidade Introdutória, escrito por diversos professores da Universidade de São Paulo (USP), você terá acesso aos muitos conceitos utilizados pelos profissionais da área, além de se informar sobre leis e normas.

É por conta do seu teor bastante educativo que esta obra é considerada, por muitos, praticamente obrigatória para qualquer estudante de contabilidade.

2. Contabilidade Aplicada ao Setor Público (João Eudes Bezerra Filho)

Este livro é indicado para aqueles que pretendem ou se interessam pelo setor público. Para que o jovem estudante possa tirar suas dúvidas sobre o assunto, o livro aborda as principais normas do setor, tanto nacionais quanto internacionais, além de indicar as burocracias da atividade e, também, como é feita a contabilidade patrimonial nesse âmbito, no Brasil.

3. Direito e Contabilidade: Fundamentos do Direito Contábil (Edison Carlos Fernandes)

Esta é outra obra, entre os livros de contabilidade que estamos indicando, que vai proporcionar ao estudante uma visão específica de uma área. Ao ler Direito e Contabilidade: Fundamentos do Direito Contábil, você estará aprimorando os seus conhecimentos e habilidades sobre como organizar as relações empresariais.

O autor, Edison Carlos Fernandes, explica de maneira muito didática como que as questões jurídicas e financeiras devem andar lado a lado para que fundamentem as bases de um negócio. Além disso, ele faz uma contextualização histórica muito importante para que se possa compreender o estágio dessa relação em que nos encontramos hoje.

4. A evolução das ciências contábeis no Brasil (Carlos Eduardo Barros Leite)

Entre as nossas indicações de livros de contabilidade, não poderia faltar um que o contextualizasse sobre a evolução da área no Brasil, não é mesmo? É muito importante conhecer a trajetória e todos os percalços para ter noção do que esperar no futuro.

O intuito do autor, Carlos Eduardo Barros Leite, com esta obra é realmente compartilhar com o leitor todos os fatos relacionados às ciências contábeis ao longo dos anos no Brasil. Desse modo, o profissional terá maior ciência sobre o seu real papel perante a sociedade.

5. A Revolução do Marketing de Serviços para Empresas Contábeis (Ricardo de Freitas)

Há alguma relação entre Marketing e Contabilidade? É claro que sim! Neste livro, vamos ver a relação entre Marketing de Serviços e as empresas contábeis. Ele vai ser muito interessante para quem tem vontade de ter a própria empresa, mas não sabe quais passos tomar para ter sucesso com o público.

Portanto, o autor, Ricardo Freitas, vai dividir algumas informações ricas, como a gestão adequada das redes sociais, como você deve fazer o marketing pessoal, além de dicas úteis e práticas que vão auxiliá-lo na retenção de clientes.

4 livros de contabilidade que abordam assuntos gerais

Veja, agora, alguns livros de conhecimentos gerais, mas que se baseiam em fundamentos de contabilidade e administração e que podem render leituras interessantíssimas.

6. Pai rico, pai pobre (Robert Kiyosaki e Sharon Lechter)

Este livro não só vai ajudá-lo a lidar melhor com as próprias finanças, como, também, vai auxiliá-lo a orientar os seus filhos de maneira inteligente sobre como tratar o dinheiro.

Este é um dos principais sucessos de Robert T. Kyiosaki e Sharon Lechter, que acabaram por lançar muitos outros livros relacionados. Nele, você vai aprender a ter maior inteligência financeira e vai entender como cada escolha feita em seu dia a dia o direciona para ser uma pessoa rica, classe média ou pobre.

7. A Cabeça do Investidor, de Vera Rita de Mello Ferreira

Quer entender como funciona a cabeça de um verdadeiro investidor? Então, essa é a leitura que você estava procurando. Nessa obra impressionante, escrita por Vera Rita de Mello Ferreira, de maneira muito bem-humorada e didática, você vai entender melhor como, por meio de pesquisas, é possível comprovar a importante relação entre finanças, economia e psicologia!

8. Como fazer amigos e influenciar pessoas (Dale Carnegie)

Você pode dominar todas as teorias e conhecer a fundo a sua atividade, mas será que consegue passar todo o seu conhecimento para outras pessoas? Esse é um dos principais motivos para muitos profissionais falharem em seus objetivos pessoais e profissionais.

Portanto, vale a pena ler este livro que já teve mais de 50 milhões de exemplares vendidos, pois as dicas e métodos ensinados por Dale Carnegie certamente vão transformar a sua trajetória profissional e, por que não, vida pessoal!

9. Cartas a um jovem investidor (Gustavo Cerbasi)

Se você ainda não ouviu falar em Gustavo Cerbasi, não tenha dúvidas de que vai escutar ao longo da graduação em algum momento. Ele é um dos maiores especialistas em finanças do Brasil e já publicou diversos livros sobre o assunto.

Essa obra é direcionada àqueles que tem a intenção de seguir caminho como investidor ou que querem entender por completo o mundo das finanças. O melhor de tudo é que ele ensina os métodos com base nas próprias experiências.

Esperamos que a leitura desses livros o ajudem a se preparar para a futura profissão e a ter uma visão mais ampla e estratégica da área. Tenha em mente que conhecimento nunca é demais e que é importante conhecer todos os aspectos de uma atividade para ser bem-sucedido!

O que achou das nossas indicações de livros de contabilidade? Já conhecia algum desses títulos? Então, não guarde essas informações apenas para você! Compartilhe este post em suas redes sociais e divida essas dicas de leitura com os seus amigos que podem se interessar pelo assunto!

Você não tem nenhum conteúdo salvo.

Você gostou deste artigo? Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter. Desse jeito você vai receber as nossas atualizações na sua caixa de entrada!

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Faculdade de Rondônia

Share This
0