Estudos

8 séries teen sobre faculdade que todo vestibulando precisa assistir

 

A vida de um vestibulando nem sempre precisa ser só de estudos e mais estudos, até porque é importante que se tenha um tempo para si mesmo. Algumas séries teens sobre faculdades, cursos e, principalmente, a rotina de uma universidade podem ser uma boa maneira de se divertir, descansar a mente e, ao mesmo tempo, se preparar para o vestibular.

Algumas delas retratam o ambiente acadêmico, trazendo aspectos da vida universitária como temática principal ou secundária. Elas falam das amizades, profissões, do impacto da saída da escola básica para o ensino superior, além de muita festa e, acredite se quiser, de assuntos que ajudarão você nos estudos para o vestibular.

Pensando nas vantagens de ter um tempinho para ver um bom filme ou se distrair um pouco antes do vestibular, separamos as séries teens que todo vestibulando precisa assistir. Continue a leitura e escolha aquela que é a sua cara e aproveite!

1. Glee

Algumas séries não se passam 100% na faculdade, ou seja, elas começam com os alunos no colegial e passam para o nível superior de acordo com que os personagens vão chegando à vida adulta. No caso de Glee, é na 4ª temporada que os gleeks se separam para seguir a vida acadêmica.

Rachel Berry, por exemplo, descobre que precisa mais do que sua bela voz ao passar por dificuldades nas matérias e na relação com os professores. A diversão fica por conta de Puck e Finn, com diferentes personagens que representam as várias características do estudante universitário.

2. Gilmore Girls

Apesar de o foco da série ser a relação entre mãe e filha, não tem como deixar de vibrar com Rory quando as cartas de aceite das grandes instituições começam a chegar. E é nesse período que a dupla começa a viver o drama de se separar, além dos casos de amor e das dificuldades de Rory para se tornar adulta.

Elas aprendem uma com a outra, choram e sorriem juntas. Enquanto isso o telespectador conhece mais da realidade de uma estudante de jornalismo em uma grande faculdade norte-americana.

3. Gossip Girl

Quando falamos de séries teens que envolvem dramas da vida de estudante, Gossip Girl não pode ficar de fora. Assim como a maioria das séries norte-americanas, ela também começa contando a vida na escola, ainda no ensino médio, mas não acaba quando a formatura chega.

Uma das realidades que logo aparece é o sonho de conseguir entrar em uma grande universidade e as barreiras para realizar esse desejo quando Blair não consegue a tão sonhada vaga em Yale. Já o personagem Dan chama a atenção por fazer de tudo para impressionar seus professores no intuito de se garantir no mercado de trabalho.

4. Veronica Mars

Ainda no clima do percurso do colégio para a faculdade, é na terceira temporada que Veronica chega ao mundo acadêmico, dessa vez, sem separação ou distância, pois ela continua junto da maioria de seus amigos da escola.

Esse cenário não é muito coerente com a realidade, pois a faculdade é o momento de cada um seguir suas escolhas profissionais — e nem sempre os colegas de escola vão optar pelo mesmo curso ou instituição. Porém, a trama é bem empolgante e tem um toque especial de série investigativa.

5. Community

O humor, na hora de tratar assuntos como a vida universitária, é o que mais aparece na série Community. Uma faculdade nada convencional, que conta com professores diferentes do que temos na realidade, além de métodos de avaliação que são menos comuns ainda.

A diversão corre solta nos corredores e nas salas de estudos, onde os estudantes estão sempre agitados e prontos para surpreender. Um destaque nessa série é o fato de ela tratar das vivências de pessoas que ingressam mais velhas na faculdade.

6. Felicity

Uma série mais antiga, Felicity ainda está entre as melhores tramas da vida universitária. Ela se passa em uma faculdade fictícia e tem como enredo a história da personagem Felicity, que abre mão das suas escolhas para ir atrás de um grande amor do ensino médio.

Tudo começa na formatura do colegial, quando uma paixão da escola escreve em seu anuário que pretende revê-la logo. Iludida, ela vai fazer a mesma faculdade que ele e descobre que o rapaz nem ao menos se lembra dela. A partir daí começa uma história de romance, estudos e confusões.

7. Greek

A série Greek se passa toda na faculdade e gira em torno dos desafios de um personagem nerd que quer fazer parte de uma fraternidade, muito comum nas universidades norte-americanas. Ele vai precisar equilibrar a responsabilidade dos estudos com a diversão de festas e novas experiências.

Outro personagem bem explorado pela série é Casey, um dos típicos estudantes que não querem enfrentar o mundo adulto, portanto, não fazem nenhum esforço para terminar o curso superior.

8. Dear White People

Essa série traz à tona sérias discussões sobre o racismo. Baseada em um filme, Dear White People, que aqui no Brasil é traduzido para Cara Gente Branca, retrata as vivências de jovens negros em uma instituição da qual a maioria dos estudantes são brancos.

As questões raciais se desenrolam ao mesmo tempo em que os personagens vivenciam a realidade do meio acadêmico na buscas por espaço, na tensão para as provas e trabalhos, nos romances e nas amizades, entre outras coisas comuns do dia a dia universitário.

Como vimos, algumas séries e filmes vão além da rotina da faculdade. Assim, produções como The Crown, que conta a história da Rainha Elizabeth, e Merlin, em que cada episódio é uma aula sobre algum filósofo, ajudam os vestibulandos na hora dos estudos para as provas de Ciências Humanas, atualidades, conhecimentos gerais etc.

Também existem as séries teens que focam em temáticas relacionadas a algumas profissões. Como o próprio Merlin trata da vida do professor, temos Scrubs, que aborda a experiência de residentes em um hospital nada previsível, e How to Get Away With Murder, que mostra a vida de estagiários de Direito em uma experiência cheia de suspense.

Gostou das nossas dicas? Quer receber diretamente em seu e-mail mais informações interessantes para todo vestibulando? É fácil, é só assinar a nossa newsletter!

 

Deixar comentário.

Share This
0