Carreiras

8 profissões que estarão em alta nos próximos anos

clique na imagem para se inscrever

Clique na imagem para se inscrever!!

Você já decidiu a carreira que pretende seguir? Independentemente da resposta, é essencial estar atento às tendências do mercado de trabalho. Quanto mais informações você obtiver, maiores são as chances de acertar na escolha. Por isso, é bom conhecer as profissões em alta no momento.

O mercado de trabalho é muito movimentado e exige dos profissionais uma grande capacidade de se adaptar a diferentes cenários. Isso faz com que o conhecimento se torne uma peça-chave para gerar uma vantagem em relação aos concorrentes.

Para ajudá-lo a vencer o desafio de entrar com o pé direito no mercado de trabalho, vamos abordar detalhes de 8 carreiras que estão em evidência. Confira!

1. Gestão de Resíduos: tem foco na natureza

A preocupação com o meio ambiente é um fator cada vez mais valorizado na sociedade. Esse aspecto faz com que o gestor de resíduos tenha um papel muito importante. Afinal, o cuidado com o lixo produzido pelas indústrias tem uma grande influência na qualidade de vida da população.

Fazer com que os resíduos sejam descartados corretamente e possibilitar que eles sejam uma fonte de renda para outras pessoas são iniciativas que precisam do apoio desse profissional. Ele também deve contribuir para o processo de reciclagem e de redução do impacto dos resíduos na natureza.

2. Engenharia Ambiental: integra o time das profissões em alta

A engenharia ambiental surge como uma das carreiras do futuro. Um dos motivos é que ela prioriza diminuir os danos ambientais provocados por atividades como a construção civil e a indústria.

Outra razão é a preocupação com a sustentabilidade, bastante valorizada por todos os segmentos do público-alvo das empresas. Hoje os empreendedores querem ter menos gastos, mais eficiência e mais cuidado com o meio ambiente.

Ao fazerem isso, vão fortalecer a imagem da empresa, ganhando prestígio na sociedade. Isso mostra como o engenheiro ambiental é essencial para as organizações exercerem corretamente as iniciativas que causam impactos na natureza.

3. Engenharia Civil: oferece muitas vagas

A retomada do crescimento da economia favorece bastante os investimentos em obras. Nesse cenário, o engenheiro civil passa a ser um profissional muito solicitado. Isso porque existem inúmeros projetos de infraestrutura relacionados à construção de aeroportos, estradas e linhas férreas, por exemplo.

Também é relevante destacar que a construção e a reforma de moradias são ações que necessitam desse profissional e devem ter um aumento de demanda nos próximos anos. Além disso, é possível dar aula em faculdades, já que essa carreira sempre despertou muito interesse nos universitários.

Com certeza, o engenheiro civil tem diversas opções para entrar no mercado de trabalho. Uma boa formação acadêmica, foco na melhoria contínua e a criação de uma boa rede de contatos são fundamentais para aproveitar boas oportunidades de emprego.

4. Engenharia de Petróleo e Gás: proporciona novas oportunidades

A recuperação da economia também colabora para a expansão do setor de petróleo e gás. Uma das razões é que a procura por combustível será maior, pois haverá mais veículos circulando nas ruas.

Com o aumento da demanda, as empresas do setor necessitam de mais profissionais qualificados para trabalharem na extração de petróleo e de gás. Por isso, é essencial buscar uma especialização para aproveitar as oportunidades que surgirão.

À medida que você se torna especialista em uma atividade profissional, maiores são as chances de se destacar no mercado e estar a um passo à frente da concorrência. Se tem interesse em atuar no segmento de petróleo e gás, procure fazer cursos para estar mais habilitado a trabalhar no setor.

5. Direito Digital: apresenta tendência de crescimento

Há uma série de oportunidades para os interessados em exercer atividades jurídicas relacionadas às pendências do mundo virtual. É comum haver ações judiciais devido a danos morais na internet, questões de tributação sobre transações comerciais online e direitos autorais.

O fato de a tecnologia estar cada vez mais presente na rotina das pessoas e das empresas faz com que o Direito Digital desperte o interesse de muitos advogados.

Para se destacar nessa área, a dica é estudar bastante e procurar sempre estar atualizado sobre as decisões judiciais relacionadas às demandas que envolvem a rede mundial de computadores.

O especialista em Direito Digital pode ajudar os clientes a terem uma postura mais preventiva para evitar problemas na Justiça, prestar consultoria sobre como respeitar as leis no mundo virtual e atuar em ações judiciais.

Se você tem afinidade com o Direito, é bom verificar os segmentos mais interessantes atualmente. Dessa forma, aumentarão as chances de conquistar uma boa vaga no mercado de trabalho.

6. Gestão de Recursos Humanos: tem peso importante para as empresas

Aproveitar o potencial dos empregados é uma meta buscada por todas as organizações. Isso é um dos fatores que favorece a contratação de um gestor de RH. Esse profissional deve estar muito atento às iniciativas praticadas para tornar os funcionários mais produtivos e comprometidos com a empresa.

Uma série de atividades faz parte das atribuições dos responsáveis por administrar o departamento de Recursos Humanos de uma organização, por exemplo:

  • atuar na elaboração do plano de cargos e salários;

  • organizar treinamentos;

  • sugerir incentivos para os empregados;

  • elaborar estratégias para proporcionar mais qualidade de vida aos funcionários;

  • colaborar para os funcionários terem um plano de desenvolvimento individual.

O gestor de RH, sem dúvida, é uma das profissões em alta no momento, pois as empresas necessitam de profissionais que contribuam para tornar os funcionários mais eficientes e identificados com as ações institucionais.

7. Ciências Contábeis: requisita muito conhecimento

Se você deseja ser um contador, saiba que é necessário estudar bastante. Para ser um profissional de alto nível, a dedicação é um diferencial impactante. Com uma boa qualificação, é possível aproveitar as oportunidades disponíveis.

Hoje, um profissional de Ciências Contábeis pode ser:

  • auditor contábil (responsável por verificar a aplicação dos recursos financeiros);

  • perito contábil (atua em processos judiciais para prestar esclarecimentos sobre aspectos financeiros relacionados à ação);

  • contador (contribui para que pessoas físicas e jurídicas paguem devidamente os impostos).

Esteja certo de que ser formado em Ciências Contábeis é um grande passo para conseguir o reconhecimento profissional.

8. Logística: prioriza a estratégia

O segmento de logística também está em expansão por causa da retomada do crescimento econômico. Quem atua nesse setor pode trabalhar em várias atividades. Uma delas é a armazenagem, que exige o bom aproveitamento dos espaços e cria condições para manter alimentos e outros tipos de mercadoria em bom estado de conservação.

Também é necessário ter conhecimentos sobre o processo de embalagem, porque é uma iniciativa fundamental para manter os produtos bem conservados, evitando desperdício e prejuízos para as empresas.

Quem trabalha no setor de logística deve, ainda, ter bons conhecimentos sobre a gestão de estoques. Afinal, é necessário conhecer os procedimentos para as mercadorias estarem no lugar adequado e os pedidos serem encaminhados devidamente. Além disso, o profissional deve fazer relatórios sobre as compras e as vendas de itens.

Agora que você já conhece os segmentos profissionais com boas chances de emprego, vale a pena estar bem informado sobre os cursos de graduação (Direito, Engenharia Civil e Ciências Contábeis) e de pós-graduação oferecidos pela Faro. Hoje, contamos com professores bastante qualificados para ajudarem os nossos alunos a construírem uma carreira de sucesso.

Se você quiser receber mais informações sobre as profissões em alta, assine a nossa newsletter agora mesmo!

 

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Share This