Carreiras

10 passos simples para descobrir sua vocação profissional

Quem nunca ouviu aquela famosa pergunta: “o que você quer ser quando crescer?”? Encontrar a melhor resposta não é uma tarefa fácil, porque é necessário muito estudo e dedicação para identificar a vocação profissional.

Nem sempre um estudante está preparado emocionalmente para escolher a carreira. A falta de experiência e orientação, além da pressão para tomar uma decisão, aumentam as chances de ele optar por uma profissão com a qual não tem afinidade.

Para ajudá-lo a enfrentar essa situação da melhor forma, separamos 10 passos simples para descobrir a sua vocação profissional e ajudar na definição dos melhores rumos para a sua carreira. Continue a leitura e saiba quais são!

1. Busque o autoconhecimento

O autoconhecimento é o ponto de partida para descobrir a vocação profissional, mas não é simples alcançá-lo de maneira plena: esse é um processo constante na nossa vida. Mesmo assim, você pode analisar as suas características pessoais para visualizar a profissão que pretende exercer no futuro.

Por exemplo, uma pessoa extrovertida e com facilidade de comunicação pode avaliar a possibilidade de trabalhar com relações públicas ou jornalismo, que exigem essa desenvoltura.

No caso dos mais compenetrados e que gostam de fazer cálculos, os diversos segmentos da engenharia e outras profissões no ramo de tecnologia da informação podem ser alternativas interessantes.

Mas essa não é uma regra definitiva: o recomendado é unir as características mais presentes no seu comportamento com os aspectos essenciais para um bom desempenho na profissão. Seguindo essa dica, aumentam suas chances de acertar na escolha.

2. Mantenha-se bem informado sobre as carreiras

Se você gosta de animais, provavelmente já lhe disseram que poderia ser veterinário. Sem dúvida, esse é um fator que pode ser considerado ao optar por essa carreira, mas não é suficiente para definir o seu futuro profissional.

Antes de decidir, avalie os conhecimentos necessários para exercer uma profissão e veja as oportunidades disponíveis no mercado de trabalho. Quanto mais estiver informado sobre as atividades envolvidas na carreira, mais fácil será tomar uma decisão consciente, evitando falsas expectativas.

Você pode (e deve!) ouvir a opinião de familiares e amigos sobre qual carreira pretende seguir. Porém, a sua decisão deve ser feita avaliando os aspectos positivos e os negativos de seguir uma determinada profissão, de acordo com os seus desejos.

3. Converse com profissionais mais experientes

Imagine-se bastante empolgado em ser professor de inglês. Um dos motivos é que tem uma grande fluência nesse idioma, que é um ponto favorável para seguir essa carreira. Mas você já sabe como é o dia a dia da profissão? A rotina de preparar aulas, provas, fazer correções e lidar com alunos pode não ser adequada ao seu perfil.

Por isso, é interessante verificar como é a rotina dos profissionais da área, as condições de trabalho e a remuneração. Para não ter uma decepção, o indicado é conversar com pessoas que já estão no mercado de trabalho e esclarecer todas as suas dúvidas.

Elas vão ajudá-lo a mostrar como é a realidade da carreira, para que você identifique se essa é realmente a sua vocação profissional. Infelizmente, o fato de apresentar uma habilidade para exercer um cargo não é sinônimo de sucesso profissional, nem de realização pessoal.

4. Tenha calma para descobrir a vocação profissional

Como diz o ditado popular: a pressa é inimiga da perfeição. Ficar muito ansioso para definir a carreira não é o melhor caminho para resolver essa situação. Por isso, procure ler, com muito cuidado, os guias que falam sobre as características das profissões, como:

  • áreas do conhecimento mais cobradas durante a faculdade;

  • oportunidades de trabalho na área;

  • requisitos necessários para ser um profissional acima da média;

  • melhores instituições de ensino superior para fazer um bom curso e estar mais bem preparado para o mercado de trabalho.

Se você chegou ao ensino médio e não tem uma visão clara da profissão que deseja seguir, a dica é buscar informações em blogs, como o da Faculdade de Rondônia (FARO), e em sites especializados no auxílio a estudantes que querem descobrir a sua vocação profissional.

Essa é uma decisão que deve ser feita com calma, com base em várias informações e de forma consciente. Portanto, também não deixe para decidir somente no momento de se inscrever para o vestibular.

5. Saiba unir os interesses pessoais com os profissionais

Conhecer a vocação profissional é o primeiro passo para o sucesso. Portanto, escolher uma carreira que o deixe feliz consigo mesmo, inegavelmente, é uma grande vantagem. Apesar disso, você não pode ignorar algo importante para uma boa qualidade de vida: a remuneração.

Imagine que você deseje se casar e ter dois filhos. Porém, a carreira que escolheu não oferece uma renda familiar que garanta o padrão de vida que espera. Nesse caso, existem duas opções: buscar complementar a renda com outras atividades ou procurar outra profissão que lhe permita dar melhores condições para os seus familiares.

É fundamental conciliar os interesses profissionais com os anseios da vida pessoal e o padrão de vida desejado. Assim, você conseguirá ter um desempenho melhor na carreira e poderá construir bons relacionamentos com amigos e familiares.

6. Busque ajuda para escolher uma profissão

Conversar com profissionais renomados, dialogar com parentes e estudar bastante o mercado de trabalho são iniciativas que ajudam a definir a melhor opção. Se isso não for o suficiente para facilitar a escolha, você também pode fazer uma orientação de carreirapara encontrar as mais adequadas para o seu perfil. A internet oferece diversas opções de testes, com perguntas simples que podem dar uma boa noção sobre a sua vocação.

Outra opção interessante é o apoio profissional de psicólogos, pedagogos ou coaches. Eles auxiliam na busca pelo autoconhecimento e na identificação de afinidades. Além disso, aplicam testes mais complexos e profundos, analisando as suas características e habilidades para encontrar as opções mais adequadas para o seu perfil.

Com base nessas informações, você consegue limitar as alternativas e pesquisar mais profundamente cada profissão. Assim, também fica sabendo as áreas de atuação e habilidades necessárias em cada uma, facilitando a sua escolha.

7. Considere a possibilidade de tornar o hobby uma profissão

Você tem algum hobby? Muitas vezes, eles podem se tornar uma profissão ou, ao menos, ajudar a encontrar uma boa carreira. Por exemplo, se você gosta de leitura, escrita e interpretação, o curso de Direito oferece diversas áreas de atuação. Por outro lado, se você gosta de cálculos ou de desenvolver projetos e desenhos, a engenharia pode ser uma boa alternativa.

Porém, se seus hobbies são mais específicos, como pintar, fazer artesanato ou cozinhar, também vale a pena investir. Você pode começar a fazer itens para vender e escolher um curso que ajude na profissionalização do seu negócio. O curso de administração, por exemplo, pode ajudar a montar uma empresa de sucesso e monetizar o seu hobby, para que tenha ótimos rendimentos e inicie uma carreira de sucesso.

8. Tenha atitude para mudar de ideia

Pense que seus pais sejam médicos exemplares no segmento em que atuam. Por isso, você optou, inicialmente, por seguir a trajetória deles no âmbito profissional, mas, com os anos de estudo no colégio, percebeu que tinha mais afinidade com carreiras da área de ciências humanas (advocacia, publicidade, jornalismo etc.).

Isso é muito comum, mas algumas pessoas ficam com medo ou vergonha de mudar de ideia e reavaliar a sua vocação profissional. Com certeza, é necessário coragem para isso, principalmente porque alguns familiares e as pessoas mais próximas podem não compreender essa mudança.

Por isso, se você quer encontrar sua verdadeira vocação, é fundamental que analise o que realmente quer, e, se mudar de ideia, mostre as razões que influenciaram a sua decisão. Explique-as com calma e clareza para transmitir confiança e provar que está no rumo certo.

9. Esteja sempre estudando

O mercado de trabalho passa por constantes transformações, principalmente nos últimos anos, por causa do avanço tecnológico e da nova mentalidade das empresas, que agora priorizam a inovação e o consumo consciente, reduzindo despesas desnecessárias.

Entender a dinâmica das profissões e definir a ideal para você exige bastante estudo. A construção da carreira é um processo constante, por isso, a vocação profissional é tão importante. Afinal, escolher uma profissão da qual realmente goste facilita esse processo de buscar sempre novos conhecimentos e acompanhar a evolução do mercado.

Isso é importante para planejar a sua trajetória no mercado de trabalho da melhor maneira possível e manter expectativas alinhadas às possibilidades reais da sua carreira.

10. Permita-se mudar

Um erro muito comum ao escolher uma carreira é acreditar que essa deve ser uma decisão para a vida toda. É certo que várias pessoas conseguem escolher uma profissão ao sair do ensino médio e trabalham felizes com essa decisão até a aposentadoria.

Porém, tenha em mente que é possível mudar de ideia e descobrir outra vocação profissional no futuro. Isso é normal e não significa que você errou na primeira decisão: muitas vezes, a sua própria evolução na carreira indica novos caminhos para seguir.

O importante é estar pronto para traçar novas metas e buscar as qualificações necessárias para ingressar na nova profissão. Uma segunda graduação ou uma especialização podem ajudar a atingir esses objetivos.

Como vimos, escolher uma profissão não é uma tarefa fácil, mas existem diversas formas de tornar essa missão bem mais simples, como seguir essas dicas sobre como descobrir a sua vocação profissional. Basta ter foco, dedicação, planejamento e vontade de aprender para colocar todas em prática.

Se você gostou deste texto e deseja acompanhar outros conteúdos sobre o assunto, assine agora mesmo a nossa newsletter. Você vai receber nossas atualizações por e-mail e, com certeza, encontrará textos incríveis que vão ajudá-lo a escolher a carreira perfeita para concretizar os seus sonhos!

Deixar comentário.

Share This
0