Carreiras

8 dicas práticas para te ajudar a procurar um bom estágio

clique na imagem para se inscrever

Clique na imagem para se inscrever!!

Você entrou na faculdade e muitos são os conhecimentos que está adquirindo. Com tanto aprendizado, certamente não deve ver a hora de colocar tudo em prática e, finalmente, começar a exercer de alguma forma a profissão dos seus sonhos, não é mesmo?

É nesse momento que a maioria dos jovens costuma procurar estágio, pois é a oportunidade ideal de se capacitar ainda mais para o mercado de trabalho. Mas como encontrar uma boa vaga? Essa, por sinal, é uma das maiores dificuldades dos estudantes.

Para que você não passe por esse mesmo tipo de problema, preparamos, neste post, algumas dicas para você! Nele, vamos falar sobre o melhor momento para ir em busca de um estágio e como fazer essa procura de maneira eficiente! Continue acompanhando e tire as suas dúvidas sobre o assunto!

Quando procurar um estágio?

Antes de falarmos de como procurar estágio, é interessante, primeiro, ter ciência sobre o momento ideal de ir em busca de um.

Nós sabemos muito bem que a ansiedade é grande e, provavelmente, você quer se candidatar a um o quanto antes — seja por questões financeiras ou por ter vontade de atuar na área de sua graduação.

Porém, também não é recomendado deixar para conseguir uma vaga quando estiver terminando o curso, pois é quando as oportunidades costumam ser menores para o estudante.

Nossa dica é que aproveite os dois primeiros semestres da graduação para se ambientar ao curso e absorver todas as orientações que professores e colegas podem proporcionar a você. Depois desses períodos, pode começar a planejar o seu currículo e enviá-lo para empresas com vagas em aberto.

Como procurar estágio de maneira eficiente?

Chegado o momento de ir em busca de um estágio, pode bater aquela dúvida: onde encontrá-lo? Muitos são os meios que podem ser usados para pesquisar por um estágio. Abaixo, listamos os principais. Confira:

1. Verifique nas redes sociais

Muitas empresas compartilham em suas páginas nas redes sociais quando estão com vagas em aberto. Portanto, para não perder uma oportunidade sequer, fique sempre de olho nos perfis de empresas de seu interesse ou, também, ative as notificações dessas páginas, pois, assim, receberá um lembrete sempre que algo for postado.

2. Faça buscas online

Outra forma que pode render bons frutos para encontrar um estágio é fazer buscas na internet. Pesquise nos principais buscadores por vagas de estágio na sua área. Muitos serão os resultados encontrados e, após uma boa seleção e garimpada, você terá uma gama interessante de opções.

3. Olhe os murais da faculdade

Os murais da faculdade podem ser fontes valiosas de informação. Desse modo, sempre que possível, vá até eles e veja se não colocaram alguma notificação interessante para você.

As instituições costumam ter, também, um setor responsável pelas burocracias de um estágio. Vá até esse local na sua faculdade e veja se eles podem ajudá-lo de alguma forma.

Além disso, o Diretório Acadêmico (DA) do seu curso também pode ser de grande valia na busca por um estágio. Converse com os responsáveis pela atual gestão e veja se eles não sabem de alguma oportunidade bacana.

4. Veja vagas na própria faculdade

Uma forma interessante de iniciar a sua jornada no mercado de trabalho é dentro da própria universidade. São diversas as vagas de monitoria, tanto com o intuito de reforçar o aprendizado de outros alunos como para atuar nos laboratórios.

Veja, de acordo com o seu curso, quais são as vagas disponíveis e se candidate para aquelas que mais o agradar.

5. Assine newsletters de blogs sobre o tema

Muitos blogs costumam se especializar em ajudar o estudante de graduação. Além de posts com dicas e orientações para essa fase da vida, enviam, também, newsletters com as vagas de determinado curso.

Portanto, faça uma boa pesquisa por blogs que abordem temas relacionados à sua área e que disponibilizem esse tipo de informação. Dessa forma, você receberá em sua caixa de e-mail, de maneira prática e eficaz.

6. Acesse constantemente sites especializados

Além de blogs, muitos sites são especializados em seleção e recrutamento de estudantes para vagas. Para ter acesso às vagas e não perder uma oportunidade, basta se cadastrar e ficar atento às etapas do processo seletivo.

Entre os principais, podemos citar:

Nube;

Saee;

Ciee;

WallJobs;

Vagas.

7. Faça networking

Nós já publicamos um post sobre a importância de fazer networking, e, aqui, vamos reforçar como ele pode ser uma maneira bastante estratégica de conseguir um estágio. Quando cria uma relação com as pessoas, trocando informações e conhecimentos, a chance dela pensar em você, quando ficar sabendo de uma vaga, é muito grande.

Nesse momento de faculdade, as pessoas mais interessantes para fazer esse tipo de contato são professores e os próprios colegas. O educador porque já está no mercado e, frequentemente, empresas que o conhecem pedem indicação de pessoas para as vagas que estão em aberto.

Já o networking com os colegas é indicado, pois eles também estão passando pela mesma situação que você. Caso já estejam estagiando e surja uma oportunidade na empresa, ele pode indicá-lo para concorrer ao cargo ou, pelo menos, sugerir que envie o seu currículo para participar do processo seletivo.

8. Cadastre-se no banco de talentos das empresas

Não é porque a empresa não está com vagas em aberto que você deve ficar esperando o “momento certo chegar”. Saiba que a maioria das instituições possuem em seus sites a área “trabalhe conosco”. Nela, costuma ter a possibilidade de cadastrar o seu currículo para futuras vagas.

Desse modo, você já estará no banco de dados da empresa no momento que eles forem procurar por um estagiário. Ou, caso gostem do seu perfil e currículo, entrarão em contato para agendar uma conversa.

Gostou deste post? Faça uma leitura atenta dessas dicas e procure segui-las quando for o momento certo de procurar estágio. Temos certeza de que com dedicação, determinação e responsabilidade, você encontrará o estágio ideal!

Agora que você já sabe como procurar estágio, continue por dentro das informações que dividimos em nossas redes sociais! Estamos no YouTube e Facebook!

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Share This