Carreiras

7 lições de Stranger Things que universitários podem aprender

clique na imagem para se inscrever

Clique na imagem para se inscrever!!

O período da universidade é repleto de descobertas a todo momento: são novas disciplinas, novos colegas, uma nova rotina… Enfim, são tantos desafios que às vezes parece que o nosso mundo está invertido, não é mesmo?

Mas não precisa se preocupar! Afinal, a realidade não é nenhum demogorgon de duas cabeças e com estas 7 lições de Stranger Things, que vamos apresentar agora, você vai tirar esse período de letra para chegar à sua vida profissional com sucesso. Confira!

1. Tenha uma estratégia

Um dos grandes passatempos das crianças que protagonizam a série são as partidas de Dungeons & Dragons, um jogo de RPG (do inglês role-playing game) em que eles assumem personagens, escolhem seus poderes e enfrentam desafios dentro de uma narrativa.

E para conseguir jogar e completar a sua missão com sucesso, não basta contar apenas com a sorte nos dados, é preciso planejar cuidadosamente cada movimento, analisar as situações e obstáculos apresentados pelo narrador e, só então, partir para a ação.

Will, Mike, Dustin e Lucas levam a brincadeira muito a sério, e é graças a características como o raciocínio, a astúcia e a elaboração de táticas adquiridas no jogo, que eles conseguem desvendar os mistérios que assombram a cidade de Hawkings.

Em sua vida universitária, estabelecer uma estratégia organizada também é essencial para atingir o seu objetivo ou, neste caso, conquistar o tão sonhado diploma e abrir as portas para o universo profissional.

Uma boa dica é manter, desde os primeiros semestres, um planejamento estruturado com um cronograma de estudos organizado, além de estabelecer prioridades de estudo e organizar as matérias por ordem de dificuldade.

2. Não desista

Persistência é uma palavra-chave na trajetória de muitos dos personagens e está presente em vários momentos da série. Entre eles podemos citar:

  • a mãe de Will, que continua a procurá-lo, mesmo quando todos na cidade acreditam que ele está morto;

  • Mike, que não desiste de encontrar Eleven e tenta contatá-la pelo walkie-talkie;

  • Nancy e Jonathan, que se arriscam para conseguir denunciar as atividades suspeitas do Laboratório Nacional de Hawkins.

Esses são apenas alguns exemplos de personagens que nunca desistem de seus objetivos e não param frente aos obstáculos. Mas como essas informações podem estar relacionadas à vida acadêmica?

Bom, quem nunca pensou em trancar aquela disciplina mais difícil ou desanimou na hora de fazer aquele exercício aparentemente sem solução? Nesse contexto, a persistência é justamente aquele combustível que nos dá força para continuar e vencer as adversidades que aparecem pelo caminho.

3. Aprenda a trabalhar em grupo

Seja na hora de derrotar o demogorgon e salvar o Will ou para combater o devorador de mentes e fechar o portal para o mundo invertido, a cooperação entre os personagens e união das habilidades de cada um é essencial para que os planos deem certo.

Aqui, podemos traçar um paralelo com os trabalhos em equipe realizados no período de faculdade, com destaque para a importância de reconhecer os talentos de cada componente do grupo e de trabalhar de forma integrada para conquistar eficiência e resultados mais positivos.

4. Saiba respeitar as diferenças

Falando em trabalhos em grupo e em reconhecer as habilidades de cada integrante, é fundamental destacar também a importância de lidar com as diferenças.

Quando a menina Max chegou à cidade, na segunda temporada, os meninos tiveram dificuldades em aceitá-la como parte da turma. No entanto, ela vai aos poucos conquistando o seu espaço e acaba se tornando uma integrante importante e cheia de coragem.

Na prática, aprender a lidar com as diferenças dos outros de forma saudável é uma competência essencial para estabelecer uma boa convivência e conseguir extrair o melhor de cada componente do grupo para chegar a um resultado positivo.

5. Aprofunde os seus conhecimentos

Não há nada mais assustador do que enfrentar algo que desconhecemos, não é mesmo? E para driblar esse desafio, o primeiro passo é reunir o máximo de informações sobre o assunto em questão.

Assim como os protagonistas da série, que estão sempre em busca de novos aprendizados e, impulsionados pela curiosidade, estudam, pesquisam, investigam e vão a fundo nos mistérios para conseguir desvendá-los!

E na faculdade, para encarar as provas, fazer bons trabalhos e conquistar a aprovação nas disciplinas, o segredo é o mesmo: investir nos estudos e colocar o aprendizado em primeiro lugar para chegar ao mercado de trabalho e aplicar na prática tudo o que você aprendeu.

6. Enfrente os seus medos

No tópico acima, falamos sobre a importância de adquirir conhecimentos para conseguir encarar o desconhecido com sucesso. No entanto, precisamos destacar também a necessidade de criar coragem para lidar com nossos medos.

Nesse aspecto, todos os personagens tiveram momentos de grande apreensão em alguma ocasião momento ao longo da série, das crianças ao xerife Hooper, e precisaram lutar com esse sentimento para seguir em frente e conseguir salvar a cidade.

Na vida real, também existem diversas situações do mundo acadêmico com as quais precisamos lidar com frequência e que, à primeira vista, parecem apavorantes, como:

  • dúvidas na escolha da carreira;

  • nervosismo ao falar em público;

  • medo de ser reprovado nas disciplinas;

  • receio de não se enturmar.

E, aqui, não existe fórmula mágica. É preciso respirar fundo e fazer como os personagens de Stranger Things: olhar para a frente e superar o medo com força e determinação!

7. Conheça os seus “poderes”

Ao longo dos episódios da série, podemos acompanhar a evolução dos poderes da Eleven, a forma como ela descobre suas próprias habilidades e como aprende a controlar suas emoções e a canalizá-las de forma correta para resgatar seus amigos, combater monstros e fechar a fenda para o mundo invertido.

Essa é uma lição extremamente importante tanto para a sua trajetória acadêmica e profissional quanto para a sua vida pessoal. Afinal, trabalhar o autoconhecimento faz com que você tenha uma maior consciência de seus talentos e aprenda a melhor forma de empregá-los no seu dia a dia.

E aí? Gostou dessas lições de Stranger Things para a sua vida universitária? Então, enquanto a terceira temporada da série não chega, aproveite para compartilhar este artigo com os seus amigos nas suas redes sociais! Mas não vale dar spoilers, combinado?

 

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Share This