Estudos

7 dicas para economizar durante a faculdade para a festa de formatura

A festa de formatura da faculdade é muito importante para os estudantes, pois marca o término de mais uma fase e, principalmente, uma conquista. Porém, arcar com os custos dessa comemoração é uma preocupação comum entre os alunos.

O curso já traz gastos para o aluno, como mensalidades, transporte e materiais, por isso, o pagamento dessa comemoração não costuma ser algo fácil.

Mas tenha calma! Para ajudar, preparamos este post com 7 dicas imperdíveis para você economizar durante a faculdade e conseguir o dinheiro para comemorar a sua formatura em grande estilo. Confira!

1. Defina um valor mensal para gastar

O primeiro passo é ter um limite de gastos. Durante a faculdade, além dos custos referentes ao curso, também é comum ter várias festas e oportunidades de aproveitar essa fase com os amigos, mas tudo isso gera muitas despesas.

O ideal para lidar com essa situação, sem gastar demais, é determinar quanto você vai investir por mês com essas atividades e, se for necessário, defina também os dias em que você poderá sair.

Caso o dinheiro reservado para esse tipo de lazer acabe antes do final do mês, você vai ter que se contentar com programas alternativos para não ter mais gastos. Por outro lado, se sobrar algum valor, você poderá incluí-lo na “caixinha” da festa de formatura e estará mais perto de realizar esse sonho.

2. Tenha o hábito de poupar um pouco por mês

Outra dica é definir um valor mensal que você deve guardar, levando essa economia como uma obrigação. Você pode determinar uma porcentagem dos seus ganhos ou um custo fixo, mas é importante considerar isso como uma conta que deve ser paga todos os meses.

Sempre que sobra um dinheiro no fim do mês, a tentação de gastar para comprar alguma coisa ou investir em uma nova saída com os amigos é comum. Levando essa economia como uma obrigação, será mais fácil se acostumar com essa limitação e transformar em um hábito.

Para saber quanto você precisa guardar por mês, descubra em média quanto será necessário para a festa formatura e divida pelos meses restantes até a data em que você precisará quitar. Depois, para complementar o valor e conseguir cumprir essa meta, você pode adotar as dicas seguintes para economizar e ter mais rendimentos no mês.

3. Evite fazer refeições fora de casa

Um hábito muito comum, mas que traz grandes custos mensais, é comer fora com frequência. Durante a faculdade isso é ainda mais recorrente; pelo tempo que se passa fora de casa e as tarefas que devem ser cumpridas, ir a restaurantes é uma opção bem mais prática.

Porém, o custo é bem mais alto do que comprar os itens no supermercado e preparar as próprias refeições. Para garantir mais praticidade, você pode montar marmitas uma vez por semana, congelando os alimentos divididos em pequenos potes. Depois, basta aquecer na hora de comer.

Você pode encontrar diversas receitas com bastante variedade de alimentos — assim, você não enjoa das suas opções e consegue manter esse hábito tranquilamente.

Além disso, tenha sempre um lanche na sua bolsa, como biscoitos e barras de cereais. Dessa forma, caso você fique com fome e ainda vá demorar para chegar em casa, pode evitar ter que comprar comida na rua.

4. Busque estágios remunerados ou monitorias na faculdade

Durante a faculdade você pode encontrar oportunidades de estágios remunerados, que garantem uma renda extra e muito aprendizado, e verificar se a faculdade tem bolsas de monitoria.

Nas monitorias você trabalha algumas horas semanais em laboratórios ou bibliotecas da faculdade, e recebe uma bolsa ou um desconto na mensalidade.

Todas essas alternativas vão fazer diferença no seu orçamento e permitem que você guarde mais um pouco todos os meses, investindo esse dinheiro na sua festa de formatura.

5. Economize nos materiais

Os materiais da faculdade geram bastante gastos, principalmente os livros. Uma ótima forma de economizar é recorrer à biblioteca da faculdade para estudar ou, se isso não for possível, conversar com os seus veteranos e ver se eles podem emprestar ou vender os materiais por um preço mais baixo.

Outra opção é buscar na internet: você pode encontrar sebos virtuais que vendem livros usados por um preço acessível, ou algumas promoções em livrarias oferecendo grandes descontos. Pesquisar é fundamental para encontrar a melhor oferta.

6. Venda itens na faculdade ou na internet

Uma ótima forma de arrecadar um dinheiro extra para a festa de formatura é vender itens na faculdade. Os livros que você comprou e não precisa mais podem ser revendidos para outros colegas. Aquela pilha de roupas e objetos que fica no canto do seu armário sem uso pode ser vendida em um bazar ou pela internet.

O segredo é fazer uma limpa nos seus pertences com certa frequência, separando o que não tem mais uso e pode ser revendido. Fazendo isso, além de conseguir dinheiro para investir na formatura, você também vai deixar a sua casa mais organizada.

Você também pode usar seus talentos para ganhar uma grana extra: fazer doces (brigadeiros, bolo de pote, bombons etc.) para vender na faculdade ou oferecer aulas particulares de alguma matéria que você domina são ótimas opções.

7. Mantenha um planejamento financeiro

Seguindo as dicas anteriores, você vai conseguir guardar algum dinheiro, mas isso não é suficiente. Também é preciso ter um bom planejamento financeiro para controlar todos os seus ganhos e despesas.

Esse cuidado é importante para que você entenda quais estão sendo os seus gastos e possa identificar itens em que é possível economizar — às vezes, atitudes pequenas como comprar um doce na padaria causam um grande impacto no orçamento.

Para auxiliar, você pode usar planilhas ou aplicativos de finanças que vão calcular todos os valores cadastrados. Assim, no fim de cada mês você pode verificar quanto foi possível guardar para a sua festa de formatura.

Além disso, essa é uma dica de ouro para toda a sua vida. Um bom planejamento financeiro é importante para que você evite gastos desnecessários, mantenha uma boa reserva financeira e consiga realizar os seus planos da melhor forma.

Pronto! Agora você já sabe o que fazer para economizar durante a faculdade e juntar o valor necessário para investir na sua festa de formatura, tornando a conclusão do curso superior um momento único e inesquecível para comemorar com as pessoas mais importantes da sua vida.

Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhar nas suas redes sociais para que seus amigos também possam colocar em prática essas dicas de como economizar durante a faculdade!

 

Deixar comentário.

Share This
0