Estudos

6 dicas para você escolher a faculdade ideal

clique na imagem para se inscrever

Clique na imagem para se inscrever!!

Você, que terminou ou está cursando o último ano do Ensino Médio, já está de olho no seu futuro profissional? Você sabe qual carreira quer seguir e em qual instituição de ensino pretende estudar? Se ainda está em processo de escolhas, observe alguns pontos que devem ser considerados na hora de encontrar a faculdade ideal.

Escolher a profissão certa, que mais se alinha ao seu perfil e objetivos, é a preocupação de todos os estudantes. Tão importante quanto isso, é a escolha da instituição de ensino. Afinal, trata-se da estrada que vai conduzir você ao seu futuro, e todo aproveitamento que você conseguir extrair dessa experiência, vai repercutir na sua vida profissional.

Pensando nisso, preparamos este post com dicas indispensáveis para que você faça uma boa pesquisa, saiba avaliar os pontos mais importantes e consiga escolher a faculdade ideal para alcançar a profissão que almeja. Confira nossas dicas!

1. Pesquise sobre a nota do MEC e a avaliação dos cursos oferecidos

O primeiro passo para encontrar a faculdade certa é verificar se a instituição de ensino é reconhecida pelo Ministério da Educação e qual a avaliação dos cursos que ela oferece. O reconhecimento pelo MEC é o que garante a validade do seu diploma e permite que você possa desempenhar legalmente a profissão.

As avaliações realizadas pelo MEC são essenciais para que a faculdade reavalie e atualize suas práticas pedagógicas e, assim, garanta melhor qualificação para acompanhar as constantes evoluções do cenário educacional e profissional.

A escala de avaliação dos cursos é de até 5 pontos. As instituições que recebem nota 4, como a FARO, são muito bem-conceituadas pelo MEC e consideradas referência em ensino superior de alto padrão.

Para manter a qualidade do ensino e promover uma aprendizagem rica aos seus alunos, a FARO desenvolve, no início de cada semestre, programas de capacitação para os docentes, visando à excelência das práticas pedagógicas, metodológicas e motivacionais.

2. Conheça a infraestrutura da instituição de ensino

Outra dica fundamental para encontrar a sua faculdade ideal é visitar o campus da instituição de ensino. A infraestrutura de uma universidade faz muita diferença no conforto e no aproveitamento dos estudantes, e o impacto disso também pode ser percebido na qualidade da aprendizagem. Portanto, é importante que você conheça os espaços que vão fazer parte da sua rotina de universitário.

Avalie as instalações físicas, verifique localização, facilidade de acesso e trajetos possíveis, ande pelos corredores, visite as salas e laboratórios. Também é válido conversar com professores, coordenadores e alunos, tirar suas dúvidas, buscar informações sobre a rotina de estudos e até sobre a colocação no mercado de trabalho.

Em relação à infraestrutura, observe tudo o que puder durante sua visita: condições das salas de aula e de informática; equipamentos dos laboratórios; sistemas de ventilação e iluminação; espaço e acervo da biblioteca; cantinas e refeitórios; distância entre os prédios e acessibilidade; banheiros e manutenção da limpeza; recursos de vigilância e segurança; espaços externos, entre outros.

Muitas universidades permitem que os futuros alunos conheçam as instalações da instituição antes de efetivar matrícula. É o caso da FARO, que trabalha com o projeto Aluno por 1 dia, em que possibilita a visita ao campus universitário com apresentação de toda a estrutura da faculdade.

3. Informe-se sobre a qualificação do corpo docente

É claro que a qualificação dos professores é um dos pontos principais a serem avaliados para escolher a universidade certa. Afinal, o corpo docente carrega o compromisso de transmitir o conhecimento aos alunos, e isso é feito com muito mais efetividade quando há boa didática aliada à sólida experiência.

Para conhecer um pouco mais sobre os profissionais que vão ministrar o curso que você pretende fazer, veja seus currículos, observe a formação, titulação e experiência de cada um deles. Também é uma boa ideia perguntar a outros estudantes sobre a didática utilizada pelos professores em sala de aula, porque não basta ter profundo conhecimento, é necessário saber como transmiti-lo.

Um bom professor universitário deve ter domínio de conhecimento, vivência na profissão, criatividade, potencial inovador e facilidade de expressão. O alto nível de pertencimento e comprometimento do profissional com a universidade também é um fator positivo. É por isso que na FARO a maior parte do corpo docente é constituída por ex-alunos.

Na FARO, os professores passam continuamente por programas de extensão e capacitação docente, além das oportunidades de pós-graduação promovidas pela própria faculdade ou por instituições conveniadas. Dessa forma, o nível de formação e aperfeiçoamento dos profissionais permanece sempre alto e alinhado à qualidade da educação oferecida aos estudantes.

4. Confira o conteúdo programático

Quando realizar a visita ao campus universitário, se possível, aproveite e converse com o coordenador do curso que você pretende fazer. Faça as perguntas que julgar necessárias para entrar na faculdade com mais segurança. Nesse caso, pesquise com antecedência e não se esqueça de tirar suas dúvidas sobre a grade curricular do curso.

É essencial se preparar e conhecer previamente o caminho que você vai percorrer até o final da graduação, como: quais disciplinas serão estudadas; se há disciplinas optativas; que tipo de atividades complementares podem ser realizadas; como funcionam os estágios obrigatórios, e assim por diante.

Também é importante avaliar se, além de promover conhecimentos teóricos aprofundados, as matérias ministradas estão alinhadas às práticas e exigências atuais do mercado de trabalho. Esse contato antecipado com a estrutura do curso vai fornecer mais respaldo à escolha da faculdade ideal.

5. Verifique os diferentes serviços oferecidos aos alunos

Além de todos os pontos que já citamos, se você realmente deseja obter uma aprendizagem diferenciada, deve ir além do básico e do obrigatório. Para isso, escolha uma faculdade que ofereça atividades extracurriculares, serviços e possibilidades diversas para o conhecimento e para a capacitação do aluno.

Projetos de iniciação científica e incentivo à pesquisa são fortes exemplos de atividades que garantem muito mais destaque à instituição e ao aluno. Convênios com empresas e outras instituições, assim como oportunidade de realizar projetos acadêmicos e sociais em Núcleos de Prática específicos, também são de alta relevância para a formação do estudante.

6. Avalie a capacitação e o incentivo profissional

Por último, mas tão importante quanto as orientações anteriores, analise o suporte que a instituição de ensino oferece aos seus alunos em relação ao mercado profissional. Pesquise sobre as colocações que os egressos já conquistaram no mercado de trabalho.

Para ilustrar esse ponto, vamos tomar como exemplo o curso de Direito da FARO, que é referência em tradição e qualidade no Estado de Rondônia e reconhecido pela alta taxa de aprovação nos exames da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Universidades como a FARO se preocupam tanto com a capacitação quanto com a iniciação profissional de seus alunos. Prova disso é que os formados têm a possibilidade de participar de processos seletivos para atuar na própria instituição, como advogados orientadores do Núcleo de Práticas Jurídicas.

Então, se você está em busca da faculdade ideal, pesquise bem e avalie: reconhecimento do MEC; infraestrutura; corpo docente; conteúdo programático; serviços oferecidos ao aluno; e incentivo para o mercado de trabalho. Para encontrar tudo isso e obter um ensino superior de padrão elevado, aposte em uma universidade que ofereça educação diferenciada, inovadora e que realmente faça diferença na sua trajetória pessoal e profissional.

Aproveite que agora você sabe quais pontos deve avaliar para encontrar a sua faculdade ideal e passe esse conhecimento adiante. Compartilhe nossas dicas nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a trilharem seus caminhos.

 

Você não tem nenhum conteúdo salvo.

Você gostou deste artigo? Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter. Desse jeito você vai receber as nossas atualizações na sua caixa de entrada!

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Faculdade de Rondônia

Share This
0