Carreiras

6 dicas para conseguir trabalho temporário nas férias

clique na imagem para se inscrever

Clique na imagem para se inscrever!!

Conquistar bagagem profissional, ter uma boa oportunidade de networking e ganhar uma grana extra são fatores que devem ser levados em consideração ao optar por um trabalho temporário. Se você está querendo construir uma carreira de sucesso, vale a pena pensar com carinho nessa modalidade de emprego.

Um dos motivos é que as companhias valorizam bastante os candidatos com capacidade de se adaptar a diversas situações profissionais. Além disso, você pode ser efetivado em uma empresa, caso apresente bons resultados e mostre estar totalmente integrado à cultura da organização.

Neste post, vamos mostrar 6 dicas valiosas para você obter mais experiência profissional durante as férias. Confira:

1. Pense nos seus interesses com o trabalho temporário

Será que vale a pena distribuir o currículo para empresas de segmentos totalmente diferentes em busca de um emprego durante poucos meses? A resposta é: depende. Caso priorize a carreira em que está se especializando, é perda de tempo adotar essa medida.

Por outro lado, se o principal objetivo for acumular dinheiro para investir na sua carreira no futuro, a iniciativa faz bastante sentido. Com planejamento, você tem mais chances de crescer nos aspectos pessoal e profissional.

Estar aberto para enfrentar desafios é uma forma de buscar o autoconhecimento, fator bastante importante para identificar qualidades e os pontos a serem aperfeiçoados. Essa é uma vantagem que o trabalho temporário pode proporcionar a você.

2. Procure estar aberto a novas possibilidades

É muito interessante conseguir um estágio na atividade em que gostaria de atuar profissionalmente. Porém, o ideal é não fechar nenhuma porta se você pretende melhorar o currículo e obter um dinheiro extra.

Imagine que você queira cursar Direito e está sem oportunidades de estagiar na área. Nesse caso, a recomendação é pensar, com carinho, em aproveitar a chance de trabalhar em uma loja.

Essa atitude vai contribuir para que você desenvolva habilidades importantes para o mercado de trabalho, como:

  • comunicação;

  • relacionamento interpessoal;

  • paciência;

  • capacidade de ouvir as pessoas;

  • empatia (colocar-se no lugar do outro).

À medida que adquire mais experiência, você estará mais habilitado para mostrar o seu potencial para os recrutadores. Um bom desempenho em uma entrevista de emprego eleva bastante as possibilidades de ser contratado.

3. Fique atento aos períodos com mais oportunidades

As oportunidades de trabalho temporário surgem durante todo o ano. Contudo, os meses de férias são os que, normalmente, abrem mais vagas. Caso esteja interessado em aproveitar o mês de julho para melhorar o currículo, a dica é aproveitar as chances oferecidas em colônias de férias, por exemplo.

Também vale a pena verificar se é possível aumentar a renda trabalhando em bares e restaurantes de cidades turísticas. Em julho, muitos pais não podem tirar férias para ficar com os filhos. Por isso, as empresas de recreação são mais uma alternativa para você adquirir experiência profissional.

Para os que têm uma maior afinidade com o comércio, o final do ano é um período ótimo para conseguir um trabalho temporário. Por causa do Natal, as pessoas têm uma maior disposição para o consumo. Isso faz com que muitas lojas tenham a necessidade de contratar mais colaboradores para suprir a demanda.

O período de férias também abre oportunidades para trabalhar em hotéis, pousadas, parque de diversões e em empresas de cruzeiro marítimo. Estar atento a essas chances pode ajudá-lo a evoluir profissionalmente.

4. Verifique como encaminhar o currículo

Hoje resolvemos diversas demandas pelo computador ou smartphone. É possível se candidatar a diversas vagas de emprego em poucos segundos com a ajuda da internet. Porém, isso não significa que o currículo em papel possa ser totalmente descartado.

Para os que desejam trabalhar em um shopping, muitas lojas informam na vitrine que estão procurando vendedores. Caso você esteja com o currículo na mão, é uma boa chance de conseguir uma vaga.

É muito importante que você esteja com ele em uma pasta. Esse documento deve estar em um bom estado de conservação. Do contrário, vai provocar uma má impressão e eliminar as chances de ser contratado.

Outro ponto imprescindível é o cuidado com a língua portuguesa no currículo. Mesmo que haja apenas erros de digitação, os recrutadores não vão ficar satisfeitos com isso. Ao falhar na apresentação de suas qualificações, você abrirá espaço para os concorrentes.

Ou seja, o currículo físico e o digital devem valorizar a simplicidade, o capricho e o uso adequado do nosso idioma.

5. Pesquise vagas em diversos sites e nas redes sociais

A internet é um recurso bastante útil para os que procuram um trabalho temporário. Há diversos sites com vagas de emprego em que o cadastro pode ser feito gratuitamente. Além disso, muitas empresas usam a página na rede mundial de computadores para divulgar oportunidades de emprego.

Você também pode aproveitar o potencial das redes sociais. No Facebook, é possível se inscrever em grupos que informam sobre a abertura de vagas. Para os que procuram boas chances de trabalho e fortalecer a rede de contatos profissionais, uma excelente alternativa é o LinkedIn.

Ignorar a facilidade de acessar informações sobre a carreira pela internet é um erro grave. Afinal, esse recurso propicia coletar dados atualizados de maneira simples e rápida. Estar bem informado é crucial para competir em condições de igualdade.

6. Esteja bem preparado para a entrevista

Você encaminhou o seu currículo para diversas empresas e, finalmente, foi chamado para a entrevista. O que fazer? Nesse caso, é necessário estar bem preparado emocionalmente para causar uma boa impressão nos recrutadores.

Você ainda precisa estar bem informado sobre os produtos e serviços oferecidos pela companhia. Outro cuidado está relacionado à aparência. Estar com uma roupa adequada para a ocasião conta pontos importantes.

É imprescindível você mostrar calma e clareza nas respostas. Uma boa comunicação mostra que tem segurança no que faz, o que é muito bem visto pelas empresas atualmente.

Ao aproveitar as nossas dicas, será bem maior a probabilidade de você conquistar um emprego temporário durante as férias. Não desperdice boas chances de melhorar o seu currículo e de ter prestígio no mercado de trabalho.

Se você deseja ajudar os que estão à procura de um trabalho temporário, compartilhe este post nas redes sociais agora mesmo!

 

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Share This