Carreiras

6 dicas para conseguir estágio de primeira na faculdade

clique na imagem para se inscrever

Clique na imagem para se inscrever!!

Quando você entra na universidade, começa uma nova jornada. Crescem os compromissos e responsabilidades, a rotina fica mais movimentada e novas pessoas passam a fazer parte da sua vida. Enfim, são muitas novidades e atividades para assimilar. E, junto de todas essas mudanças, surge uma preocupação: conseguir estágio e iniciar a vida profissional.

Porém, como fazer para ocupar uma vaga de estagiário? E de que forma essa experiência vai contribuir para a sua carreira? Neste post você vai encontrar respostas para essas e outras perguntas. Então, continue acompanhando e veja 6 dicas de ouro para conseguir um estágio durante a faculdade e dar um passo inicial na sua profissão!

A importância de adquirir experiência profissional antes de concluir o curso

Iniciar as atividades profissionais antes mesmo da conclusão da graduação faz toda diferença no currículo e na carreira do estudante. São essas oportunidades que vão permitir que você relacione os conhecimentos teóricos aos práticos.

Muitos universitários já trabalham em alguma outra função quando iniciam seus estudos. Outros começam a buscar a primeira colocação profissional somente depois de entrar na faculdade. Cada um tem seus próprios objetivos e necessidades financeiras para avaliar, e isso pode levar à dúvida sobre o que é melhor: um estágio ou um emprego efetivo.

Entretanto, o ideal seria que todos os estudantes tivessem a oportunidade de vivenciar a rotina e as experiências da carreira escolhida. Nesse sentido, o estágio é o melhor caminho. É no dia a dia de trabalho que você tem um contato real com as atividades da profissão, além de receber ensinamentos práticos de profissionais experientes e de se manter atualizado quanto às exigências do mercado de trabalho.

Outra vantagem de conseguir um estágio é facilitar a decisão sobre a área específica que você pretende atuar no futuro. Isso se dá porque o curso superior fornece um embasamento amplo e habilita o aluno para trabalhar em diferentes ramos. Por exemplo, um estudante de Direito pode seguir carreira em diversos campos, e o estágio em Direito Civil pode fazê-lo se interessar mais por essa área.

Importante destacar que alguns cursos exigem estágio obrigatório como parte da grade curricular. Nesses casos, é comum que a própria faculdade disponibilize espaços para o desempenho das atividades, como os Núcleos de Práticas. Ainda assim, conseguir um estágio não obrigatório é uma oportunidade para expandir seus conhecimentos e aperfeiçoar habilidades profissionais.

Por fim, um dos principais motivos para conseguir um estágio durante a graduação é o enriquecimento do currículo. A experiência na área é um ponto forte para o profissional recém-formado e o coloca em posição de destaque, em comparação aos candidatos que não tiveram contato com a prática da profissão ao longo do curso.

Os segredos para conseguir estágio durante a graduação

Para conseguir uma colocação profissional não basta enviar currículos; você precisa criar oportunidades e aumentar suas chances. Portanto, se você quer conhecer mais de perto a profissão que escolheu seguir, aprimorar suas competências e conquistar experiência, fique de olho nas dicas que preparamos para facilitar sua jornada:

1. Fique atento aos anúncios de vaga da faculdade

Acompanhe a atualização dos murais e quadros de avisos da faculdade e observe se há anúncios de vagas de estágio. Também procure saber se a instituição de ensino em que você estuda trabalha com núcleos de empregabilidade, ou se mantém algum tipo de parceria com as empresas da região.

2. Fale com seus professores e colegas

Pergunte aos seus professores se eles sabem de alguma oportunidade de estágio, ou até se eles conhecem algum colega de profissão que precise de estagiários. Geralmente os profissionais mais experientes, como os professores acadêmicos, têm uma boa rede de contatos e podem conhecer a pessoa certa para te indicar.

Fale também com seus colegas, pois eles podem saber de alguma vaga. Para aumentar suas chances de indicação, é importante que você seja empenhado em sala de aula, que demonstre esforço e interesse. Seu comportamento acadêmico pode ser avaliado como um indicativo do seu perfil profissional.

3. Elabore um currículo objetivo

Capriche no currículo: ele é a sua primeira apresentação para os empregadores. Destaque seus conhecimentos, competências, experiências e cursos complementares. Faça um documento objetivo, bem estruturado e com informações claras. Currículos mal elaborados são descartados pelos recrutadores logo na triagem.

Outro ponto fundamental é a definição do objetivo profissional. Deixá-lo à disposição da empresa, destinado a funções aleatórias, também limita suas chances de conseguir uma boa colocação, por duas razões: ou os selecionadores vão ignorar o seu currículo por falta de objetividade, ou vão direcioná-lo para qualquer vaga, que não atenda ao seu propósito.

4. Marque presença nos eventos acadêmicos

As oportunidades podem aparecer em qualquer momento, e há boas chances disso acontecer em eventos organizados pela universidade, como feiras e palestras. Nessas ocasiões, é comum a participação de profissionais experientes, com os quais você pode tentar contato.

Também é uma forma de demonstrar interesse e disposição para aprender cada vez mais sobre a sua profissão. Esse empenho é observado por pessoas que podem fazer diferença na sua trajetória profissional, como professores e colegas de sala.

5. Desenvolva habilidades requisitadas pelo mercado profissional

Você já deve ter passado por alguma dinâmica de grupo e deve ter se questionado sobre o objetivo disso. As dinâmicas são processos determinantes para a avaliação de certas competências comportamentais valorizadas no mercado, como: trabalho em equipe; flexibilidade; criatividade; comunicação; proatividade, entre outras. Por isso, treine suas habilidades e esteja preparado para um bom desempenho profissional.

6. Enriqueça o currículo com outros cursos

Não limite sua aprendizagem à graduação. Quanto mais conhecimento você puder adquirir e colocar no currículo, melhor. Invista em cursos de língua estrangeira, participe de projetos de pesquisa e extensão, faça atividades extracurriculares. E não se esqueça de falar sobre esses conhecimentos complementares durante suas entrevistas.

Colocando em prática as dicas que você acabou de ver, fica bem mais fácil conseguir estágio durante a faculdade. Então, não se esqueça: fique de olho nos anúncios de vagas; converse com seus professores e colegas; faça um currículo bem organizado e objetivo; participe dos eventos acadêmicos; treine suas habilidades comportamentais e invista em cursos extras. Essas ações vão determinar o início da sua trajetória profissional.

E quais são as suas dicas para conseguir estágio? Você já atua na área ou está em busca de uma oportunidade? Contribua com suas informações, deixe um comentário aqui no nosso post!

 

Você não tem nenhum conteúdo salvo.

Você gostou deste artigo? Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter. Desse jeito você vai receber as nossas atualizações na sua caixa de entrada!

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Faculdade de Rondônia

Share This
0