Estudos

6 dicas incríveis de leitura dinâmica para usar no vestibular

clique na imagem para se inscrever

Clique na imagem para se inscrever!!

Chegou o grande momento! Finalmente é a hora de enfrentar a sua batalha final para dar adeus ao ensino médio e olá à vida de estudante universitário. No entanto, temido por muitos, o vestibular não precisa ser encarado como um bicho de sete cabeças.

Nós sabemos muito bem que estar cara a cara com dezenas de questões, muitas vezes com textos enormes, sem contar com a redação cobrada por algumas instituições, podem realmente assustar. Porém, ao adotar as táticas certas, é possível compreender tudo o que está disposto na prova sem perder muito tempo.

Uma forma muito eficaz de absorver com clareza as questões é por meio da leitura dinâmica. Já ouviu falar nessa técnica? Pois é sobre isso que falaremos neste post! Nele, vamos explicar melhor o que é a leitura dinâmica, como ela pode ser útil durante as provas de vestibular e algumas táticas para colocá-la em prática durante as avaliações! Confira agora as nossas dicas e comece a colocá-las em prática o quanto antes!

O que é a leitura dinâmica?

Para que a sua leitura seja bem-sucedida, é preciso que ela passe por três etapas: ver, pronunciar e compreender, de modo que você absorva por completo o que está sendo dito.

Durante uma leitura por hobby, não importa o tempo que se leva para finalizar um livro ou um texto em um blog. Cada palavra pode ser “saboreada” sem pressa e, sempre que preciso, pode-se voltar a um trecho, com calma, para tirar dúvidas.

No entanto, em algumas situações nos é exigido ter maior agilidade na hora de ler os conteúdos, como acontece durante as provas de vestibular. São nesses momentos que se coloca em prática a leitura dinâmica.

Consideramos como leitura dinâmica a adoção de métodos que têm como intuito tornar a leitura mais rápida e efetiva, de modo a compreender e absorver as informações que foram dadas.

Como a leitura dinâmica pode ser útil durante as provas de vestibular?

OK, agora você já sabe o que é a leitura dinâmica e quer saber o porquê de afirmarmos que ela vai ser útil durante as provas de vestibular, certo?

Primeiramente, você deve se lembrar de que as provas de vestibular têm um tempo para serem realizadas, portanto, não vai ser possível ler e reler com calma todas as questões. É preciso ter objetividade na hora de encarar cada questão.

Além disso, normalmente as questões costumam ter longos textos antes de cobrarem alguma resposta do candidato. As respostas, mesmo sendo de múltipla escolha, podem ter textos com pegadinhas, em que a atenção deve ser redobrada, para não deixar passar nada. Ou seja, é preciso ter cuidado para não marcar a opção errada, pois deixou escapar alguma palavra, como um “não”, por exemplo, que pode mudar todo o sentido da frase.

Como a função da leitura dinâmica é tornar possível um escaneamento do texto de forma mais veloz e eficaz, utilizá-la durante uma avaliação de vestibular vai facilitar bastante a execução das tarefas.

Como colocar em prática a leitura dinâmica no vestibular?

Para usar a leitura dinâmica com sabedoria e discernimento, é preciso conhecer quais são as técnicas que podem ser adotadas. Abaixo, listamos as principais que você pode colocar na prática. Veja:

1. Aquecer suavemente os globos oculares

Chegou ao local da prova com tranquilidade e antecedência? Então, agora, ao chegar ao seu lugar e antes de iniciar a prova, esfregue as mãos de modo a aquecê-las. Em seguida, coloque-as suavemente sobre os olhos por alguns segundos. Repita isso algumas vezes durante cerca de dois minutos.

Passado esse tempo, movimente os seus olhos para cima, para baixo, e para os lados esquerdo e direito. Essa tática também vai contribuir para aquecer e preparar os olhos para o trabalho que terá a seguir.

2. Ler mais de uma palavra por vez

É importante que você desenvolva a capacidade de ler blocos de palavras de uma vez, seja frases ou, até mesmo, linhas completas. Uma forma de facilitar essa técnica é usando a visão periférica.

À medida que você for aprimorando esse método, sentirá menos necessidade de voltar no texto e reler algum trecho, pois é isso que pode prejudicar o seu desempenho.

3. Ter uma postura adequada

A leitura mais rápida não depende apenas dos seus olhos: é imprescindível ter uma postura adequada e confortável para conseguir render mais e melhor. Portanto, mantenha a coluna ereta e os pés pressionados no chão.

4. Usar os dedos para guiar os movimentos dos olhos

Nesse tópico também vamos reforçar a ideia de que os olhos não são os únicos responsáveis por garantir velocidade durante a leitura. Visando uma leitura efetiva e frutífera, os dedos podem ser utilizados para guiar os movimentos dos olhos. Desse modo, quanto mais rápido for o movimento feito pelo dedo, maior será a velocidade de leitura.

Essa técnica ainda contribui para fixação e assimilação do conteúdo, pois torna maior a concentração. E para que ela seja correta, destros devem utilizar a mão direita e canhotos a esquerda.

5. Não pronunciar as palavras

Você é do tipo de pessoa que pronuncia as palavras enquanto as lê? Pois elimine este hábito o quanto antes, pois ele é bastante prejudicial para a leitura dinâmica, já que vai ler cada palavra contida no texto, atrasando, assim, o seu rendimento.

Ainda não se convenceu? Pois além do rendimento, pronunciar as palavras dificulta a compreensão do material. Desse modo, teria que reler o conteúdo mais de uma vez para ter certeza de que o entendeu. E não é isso que você quer, não é mesmo?

6. Utilizar as técnicas skimming ou o scanning

Aqui vamos compartilhar duas técnicas muito úteis para a leitura dinâmica. Skimming é o ato de escanear as principais informações do texto, como título, tópicos, autor, data de publicação e assunto-chave.

Caso você tenha que ler um conteúdo para fazer a redação ou uma questão aberta, esse método pode ser o mais indicado para encontrar informações que serão relevantes.

Ele também pode ser utilizado em um primeiro momento, antes da leitura principal, para que você já a inicie ciente do que vai ser tratado.

Já scanning é quando a busca está focada em encontrar palavras-chaves. Essa técnica vai ser muito relevante caso você precise procurar por algo específico no texto.

Esperamos que ao colocar em prática as dicas que compartilhamos você se sinta muito mais preparado para enfrentar com confiança e convicção as provas de vestibular! Temos certeza de que a leitura dinâmica vai auxiliá-lo a ler com mais facilidade e clareza as questões, o que vai se refletir em uma melhor análise do que está sendo pedido!

O que achou das dicas que compartilhamos hoje sobre leitura dinâmica? Quer ter acesso a todas as novidades e informações que publicamos em nosso blog? Então, siga a Faro nas redes sociais! Estamos no YouTube e Facebook!

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Share This