Direito

6 benefícios que advogados com carteira da OAB podem ter

clique na imagem para se inscrever

Clique na imagem para se inscrever!!

São diversas as parcerias e os convênios a que o advogado portador da carteira da OAB (Ordem dos Advogados da Brasil) tem acesso. Leve em consideração que os descontos podem variar e, por isso, é importante entrar em contato com o núcleo do seu estado.

Depois que já têm o diploma em mãos, muitos profissionais do Direito ficam em dúvida se devem ou não tirar a carteira da OAB, mesmo sabendo que ela é obrigatória para aqueles que querem advogar. Afinal, alguns processos e diligências só podem ser assinadas se o advogado tiver um número de inscrição na ordem.

Além do mais, os advogados com carteira da OAB possuem benefícios nos preços de cinemas, teatros, shows, livrarias, academias, hotéis e nos mais variados produtos e serviços. Neste post, vamos falar sobre os principais deles. Continue a leitura!

Quais os benefícios de ter a carteira da OAB?

Com a carteira da OAB em mãos, o profissional é protegido pelo órgão, que valoriza seu trabalho e até mesmo providencia um espaço nos escritórios da OAB para a atuação do advogadoAssim, é possível atender seus clientes e fazer suas tarefas diárias ali.

E tem festa também! Nas subseções da OAB, são promovidos churrascos e eventos com preços de custo ou gratuitos para os advogados inscritos no órgão. Os principais descontos e convênios da Ordem são:

1. Convênio de saúde

O advogado que possui a carteira da OAB tem acesso a pacotes especiais de planos de saúde e odontológicos, além de descontos em exames de laboratório e diárias de internação hospitalar. Outros profissionais ligados à saúde, como psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas, também oferecem preços promocionais em seus serviços.

2. Desconto em farmácias

Em farmácias, chega-se a oferecer descontos de mais de 20% em mais de 10 mil medicamentos. Elas precisam estar credenciadas, ou seja, ter parcerias firmadas com a seccional da OAB em sua cidade. Por isso, é sempre bom verificar quais são as empresas conveniadas.

3. Desconto em livros

Nas livrarias, os descontos podem chegar a 25%, tanto para livros específicos da área de Direito quanto para as obras de literatura. Mais uma vez, é importante conferir quais livrarias são conveniadas — assim, fica mais fácil escolher onde comprar, não é?

4. Desconto em shows e cinema

A diversão também não pode faltar! Assim como existem descontos para estudantes, os advogados inscritos na OAB garantem preços promocionais em shows e nos cinemas para assistir a filmes de diferentes estilos, para todos os gostos.

5. Desconto na gasolina

Os preços da gasolina no Brasil são altos e, portanto, um desconto nunca é demais! Apresentando a carteira da OAB em alguns postos, você consegue um valor menor, o que é muito útil especialmente para os advogados viajantes.

E não é só na gasolina, na qual os descontos podem chegar a dez centavos em cada litro. Você também pode pagar menos em outros serviços dos postos.

6. Desconto em passagens aéreas

As empresas aéreas brasileiras contam com diversas parcerias com as seccionais da OAB, fazendo com que os preços fiquem tão acessíveis quanto for possível. Esse convênio é excelente para os advogados que viajam com frequência a trabalho, por exemplo.

Para facilitar ainda mais, há descontos também para reserva de hotéis, aluguel de carros e outros serviços de viagens.

Como obter a carteira da OAB?

Depois de aprovado na prova, com o nome da lista já é possível iniciar o pedido da carteira da OAB. O primeiro passo é providenciar o Certificado de Aprovação no Exame da Ordem, obtido na seccional do seu estado ou na subseção da sua região.

Para isso, as documentações necessárias são:

  • RG;
  • CPF;
  • título de eleitor;
  • diploma ou certificado de colação de grau.

Todos devem ser autenticados ou, então, você pode apresentar cópias acompanhadas dos originais. O certificado demora de 20 a 30 dias dias para ficar pronto. Mesmo assim, é interessante confirmar a previsão e a forma de entrega (pessoalmente ou via correios) na seccional.

Com o certificado em mãos e os principais documentos pessoais do requerente, que são solicitados pela seccional de cada estado, é hora de pedir a carteira da OAB.

Cada seccional pode oferecer o formulário de uma maneira — via papel ou eletronicamente. De qualquer forma, ele deve ser preenchido para que o boleto seja gerado. O valor é definido pela seccional, mas fica em torno de 250 reais, podendo haver algumas cobranças extras, como a taxa da carteira e do cartão.

Depois do boleto pago, ele deve ser encaminhado para a subseção da sua cidade, que é quando se inicia o processo de checagem de informações para posteriormente deferir a inscrição. Isso deve durar cerca de 3 meses e, quando deferido, uma sessão solene é marcada para a entrega das carteiras.

O que cai na prova da OAB?

Para conseguir a carteira da OAB, é imprescindível fazer a prova, que é muito temida diante dos altos índices de reprovação. Por isso, é essencial saber como ela funciona, detalhes da aplicação e as matérias que mais caem, entre outras especificidades.

Ler o edital também é necessário para conhecer bem o exame e criar uma estratégia de estudos que seja eficiente. É no edital que as matérias que precisam ser estudadas serão divulgadas. Assim, você consegue concentrar mais seus estudos.

Você também deve conferir quantas questões e quais matérias mais caem na prova, o tempo que você tem para fazê-la e as etapas, que são duas. As datas de cada fase são diferentes e elas possuem características peculiares. Na primeira, você deve acertar pelo menos 50% das 80 questões. Já na segunda, é preciso atingir 6 dos 10 pontos.

Estando bem preparado para a prova, a pontuação mínima é garantida e os descontos aqui citados podem ser aproveitados assim que a sua carteira da OAB chegar às suas mãos. É sempre bom reforçar que o portador do documento deve verificar se sua seção ou subseção possui esses convênios e parcerias disponíveis, pois elas podem variar (e muito) em cada estado brasileiro.

Gostou de saber as vantagens de ter a carteira da OAB? Compartilhe este post com seus amigos e seguidores em suas redes sociais e deixe eles por dentro desses descontos!

Você não tem nenhum conteúdo salvo.

Você gostou deste artigo? Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter. Desse jeito você vai receber as nossas atualizações na sua caixa de entrada!

Sobre o autor

Faculdade de Rondônia

Faculdade de Rondônia

Share This
0