Estudos

5 dicas para você saber como fazer amigos na faculdade

 

Um estudante deve fazer muito esforço para conseguir uma vaga em uma boa universidade, não é mesmo? Mas esse é apenas o começo de uma longa caminhada rumo ao sucesso profissional. Também é necessário criar uma boa rede de contatos, o que torna muito importante priorizar o fato de como fazer amigos na faculdade.

Por mais capacitado que um profissional seja tecnicamente, o networking é imprescindível para ficar bem informado sobre oportunidades de estágio e de trabalho e disputá-las, de acordo com a conveniência.

Ficar acompanhando a movimentação do mercado pelos meios de comunicação é positivo, porém não gera uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes.

Neste post, daremos 5 dicas valiosas para você fazer boas amizades durante a graduação e criar uma rede de contatos que ajude a ter bons relacionamentos pessoais e profissionais. Confira!

1. Esteja presente nas redes sociais

Uma boa sugestão sobre como fazer amigos na faculdade envolve o uso inteligente das redes sociais. Diversas instituições de ensino superior, por exemplo, apresentam perfis no Facebook e no Twitter.

Você pode participar de grupos específicos no Facebook que podem abranger temas, como oportunidades de estágio e tendências da engenharia. Neles, você pode conhecer colegas de curso e interagir mais com eles.

Também é recomendado participar de grupos no LinkedIn e no WhatsApp, que podem ter um foco ainda mais direcionado para a sua área de atuação na universidade. Essa iniciativa é uma maneira de você manter contato com a turma, mesmo que esteja distante por motivos pessoais ou profissionais.

Procure apresentar conteúdos relevantes e manter uma conduta de respeito com a opinião dos colegas. Evitar confusões nos grupos é uma maneira de construir um bom relacionamento e de aumentar as chances de ser lembrado em uma oportunidade de emprego.

Uma boa conduta nas redes sociais também é fundamental para chamar a atenção dos recrutadores. Um vídeo ou uma foto com conteúdo de cunho racista, por exemplo, pode prejudicar a sua reputação e te prejudicar na disputa por um estágio ou trabalho fixo.

2. Participe de grupos de estudo

Estar nas redes sociais é uma medida interessante, não é mesmo? Mas a conversa face a face é essencial para fortalecer os laços de amizade. Pensando nisso, você deve se esforçar bastante para participar de grupos de estudo.

Porém, é necessário ter bom senso para selecionar os grupos dos quais pretende fazer parte. Um dos motivos é que o tema a ser debatido deve ter uma relevância para o seu crescimento acadêmico e profissional. Outra razão é que é preciso estar com pessoas que desejam aproveitar o momento para aprender e não apenas jogar conversa fora.

Se você conciliar aprendizado com pessoas que estão interessadas em ter uma boa convivência, o grupo será bastante enriquecedor e te ajudará a superar a difícil missão de como fazer amigos na faculdade.

3. Procure prestigiar eventos na universidade

Uma ação bastante válida para conhecer novas pessoas é prestigiar os eventos realizados na instituição de ensino superior. A sua faculdade, por exemplo, pode promover um seminário sobre as novas tendências do Direito Penal e Processual Penal.

Nessa atividade, deverão comparecer alunos de outros períodos do curso e que estarão dispostos a conversar sobre o tema do evento. Se você estiver tranquilo e bem preparado para o diálogo, as chances de se aproximar de outros estudantes será bem maior.

À medida que aumenta a rede de contatos, maiores são as possibilidades de ser lembrado para participar de um processo seletivo para uma empresa. Também é interessante prestigiar eventos culturais promovidos na universidade.

Da famosa recepção aos calouros a um festival de música, é positivo você estar animado e descontraído para conhecer novos colegas e fortalecer os laços com quem já apresenta uma boa afinidade.

Independentemente do ramo de atuação, você nunca pode se esquecer de um velho ditado popular: “quem não se comunica se trumbica”.

4. Faça parte de grupos esportivos

Está achando que a vida de universitário se baseia apenas no estudo e estágio? Se a resposta for sim, é melhor você rever os seus conceitos. Integrar grupos esportivos é uma forma bem divertida de fazer amigos na faculdade, sabia?

Mesmo que você não tenha uma grande habilidade para o vôlei, o futebol e o basquete, não custa nada se esforçar para estar perto dos colegas de universidade. Dependendo do contexto, você pode fazer parte de grupos que gostam de correr ou caminhar.

Ter um interesse comum com outras pessoas é uma alternativa para ter mais chances de conversar e de ter um contato mais próximo. Unir diversão à oportunidade de adquirir mais conhecimento é uma forma de você cuidar do corpo e da mente ao mesmo tempo.

Com mais disposição física, você tem mais força de vontade para manter o foco nos seus objetivos e não perder a concentração em momentos importantes. Nunca se esqueça de que o esporte ajuda também a trabalhar em equipe, algo muito valorizado pelo mundo corporativo.

5. Trabalhe na universidade

Nem sempre aquele estágio dos sonhos aparece com facilidade. Para ter mais experiência profissional, é indicado buscar trabalhos na faculdade. No caso dos alunos de Direito, é possível participar do Núcleo de Prática Jurídica, onde é possível ajudar pessoas que não têm condições financeiras de pagar por um advogado.

Se você pretende fazer Administração ou Engenharia, procure fazer parte de uma empresa júnior. Nela, você e colegas de curso poderão participar de trabalhos juntos e ter uma noção maior de como é a prática no dia a dia.

Essa iniciativa vai te dar mais maturidade para conviver com as dificuldades no mercado de trabalho. Além disso, contribuirá para compreender como é fundamental colaborar com os colegas na busca de bons resultados.

Você já percebeu que vale a pena se esforçar e buscar soluções sobre como fazer amigos na faculdade. O networking deve ser adotado desde o primeiro dia de aula, pois é vital exercê-lo para ter sucesso na sua carreira.

Se você gostou das nossas dicas e tem dúvidas sobre como criar uma rede de contatos na universidade, deixe o seu comentário neste post agora mesmo. A sua contribuição pode ajudar outros estudantes!

 

Deixar comentário.

Share This
0